Com o avanço das inovações no setor automotivo, itens como a bateria passaram a desempenhar outros papeis além de auxiliar na partida e sustentar sistemas como o de vidros elétricos e ar-condicionado. Podemos tirar como exemplo os carros com sistema Start-Stop que precisam de baterias especiais.
Atualmente, existem dois tipos de baterias que conseguem dar suporte para esse sistema: a EFB e AGM. Segundo o engenheiro de aplicação da Heliar, Marcos Randazzo, nesse sistema, a bateria sustenta toda a parte elétrica do carro quando é realizada a parada, por exemplo diante de semáforos. Função que, durante o funcionamento do veículo, fica a cargo do alternador. “Assim que a embreagem é acionada novamente, é dada a partida no carro. Tudo isso de forma automática, silenciosa e rápida”, explica. O objetivo desse sistema é promover economia de combustível e reduzir a emissão de poluentes.
As baterias do modelo EFB (Enhanced Flooded Battery, em português Baterias Convencionais Melhoradas) são as mais indicadas para os veículos com sistema simples de Start-Stop. A EFB é a evolução das baterias SLI (convencionais), por isso são utilizadas em automóveis que somente precisam de cargas rápidas para dar várias partidas ao longo do mesmo trajeto. Essa tecnologia é ideal para uso, também, em aplicações especiais, como para táxis ou aplicativos de mobilidade, como o Uber, por exemplo.
Já a bateria do modelo AGM (Absorbent Glass Mat, em português Manta de Vidro Absorvido) é mais utilizada por veículos com um sistema mais avançado. Tem esse nome, pois, diferentemente das outras baterias, as placas de chumbo não são mergulhadas numa solução ácida, já que possui um sistema de mantas de lã de vidro que absorve essa substância aquosa, conferindo uma maior eficiência energética nos ciclos mais profundos de descarga.
Heliar explica qual bateria usar em veículos com sistema Start-Stop Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
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