Quer uma maneira rápida e objetiva de entrar no concorrido mundo da administração?
O curso de Gestão Comercial é uma das alternativas mais interessantes que encontramos nas faculdades brasileiras.
A formação é voltada para quem quer administrar ambientes comerciais no varejo e no atacado, desenvolver habilidades de liderança e aprender a se planejar para encarar as flutuações da nossa economia.
A seguir, conheça tudo sobre o curso de Gestão Comercial: o que se estuda, onde pode ser feito e quanto custa fazer uma graduação tão interessante!
O curso de Gestão Comercial
Em apenas dois anos, o curso de Gestão Comercial oferece ao aluno uma visão completa de todos os processos envolvidos na administração de estabelecimentos na área do comércio e prestação de serviços.
Isso envolve:
- Planejamento financeiro e tributário
- Relacionamento com clientes e fornecedores
- Padrão de qualidade
- Informações gerenciais e comerciais
- Tecnologias de gestão
- Promoção de vendas
O curso é oferecido em grau de tecnólogo, um tipo de formação superior mais curta e voltada às necessidades do mercado – o que explica a alta de empregos dos gestores comerciais em todos os setores da economia.
Com a formação no currículo, os profissionais vão poder assumir diferentes missões no mercado. Há sempre demanda para quem é bom em pesquisas de mercado, análise de viabilidade financeira e comercial, gestão de pessoas e acompanhamento na área de qualidade e produtividade.
Gestão Comercial está à sua espera em mais de 400 faculdades pelo país.
Muitas delas – mais de 120 – oferecem também a possibilidade de o aluno estudar a distância.
O formato, mais flexível, é ideal para quem precisa conciliar o curso com outras atividades. Os participantes acompanham boa parte das disciplinas pela internet, com ajuda de vídeos, gráficos, animações, livros e apostilas digitais.
O processo é acompanhado por professores e tutores, que estão sempre a postos para tirar dúvidas e dar mais detalhes sobre esse ou aquele conteúdo.
Mesmo a distância, os alunos precisam comparecer a alguns encontros presenciais por semestre. A frequência pode ser maior ou menor, dependendo do tipo de curso escolhido (totalmente EAD ou semipresencial). Esses momentos são usados para apresentar trabalhos, fazer provas finais ou atividades práticas – como desenvolver um planejamento estratégico, por exemplo.
Gestão Comercial EAD tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e o diploma é válido no mercado de trabalho, igual ao presencial.
O que se estuda no curso de Gestão Comercial
Gestão Comercial traz um bocado de disciplinas sobre operações, planejamento, promoção, vendas, inovação e tecnologias.
Pode ter certeza de que serão quatro semestres de muita troca de conhecimento.
Confira a seguir alguns exemplos de disciplinas que encontramos no curso oferecido pela Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais:
- Cenários econômicos e políticas de compras
- Comércio eletrônico
- Composto mercadológico
- Empreendedorismo
- Estratégia empresarial e negociação
- Formação e desenvolvimento de equipes de vendas
- Gestão de pessoas
- Gestão de projetos
- Gestão de serviços e varejo
- Legislação social e trabalhista
- Logística e gestão da qualidade
- Matemática financeira
- Métodos quantitativos
- Modelos de gestão
- Pesquisa mercadológica
- Planejamento e inteligência de marketing
- Planejamento estratégico
- Raciocínio lógico matemático
- Comunicação de marketing em meios digitais
- Gestão da qualidade
O valor do curso de Gestão Comercial
Estudar Gestão Comercial não é tão caro quanto você imagina.
No formato presencial, o curso custa entre R$ 500 e R$ 800 mensais, em média.
Em faculdades como o conhecidíssimo Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), por exemplo, sai por R$ 600 por mês, aproximadamente.
Se você pretende estudar a distância, melhor ainda. A economia é real.
Nesse caso, os valores vão de R$ 250 a R$ 350 por mês, em média – muitos deles em faculdades conceituadas.
Se o seu lance é estudar com bolsa, dá para conseguir uma integral pelo ProUni.
Para isso você precisa atender a uma série de requisitos, que vão desde a renda familiar mensal até o desempenho nas provas do Enem mais recente. São duas chances por ano. A seleção pode ser bastante concorrida.
Tem ainda o FIES, o programa de crédito estudantil que financia os estudos a juros baixos e prazo facilitado. A obtenção também envolve nota do Enem (qualquer edição a partir de 2010) e análise de renda familiar do candidato. Só vale para cursos presenciais.
Caso não tenha feito o Enem ou não se encaixe nos requisitos desses dois programas, tente entrar em contato com a faculdade de seu interesse. Muitas delas têm bolsas e descontos para alunos que se deram bem no vestibular, para quem paga em dia, para quem trabalha em empresa conveniada e muito mais. Algumas têm também planos de financiamento facilitado.
Onde encontrar o curso de Gestão Comercial
Com tamanha oferta entre as faculdades brasileiras (são mais de 400), pode ser um desafio encontrar um bom curso de Gestão Comercial para fazer.
Mas aqui a gente mostra o caminho das pedras, afinal uma boa faculdade é essencial se dar bem num mercado altamente competitivo como o de Gestão Comercial. Por isso, observe sempre se a instituição escolhida é reconhecida e bem avaliada pelo MEC.
Isso vale tanto para cursos presenciais quanto para os EAD.
Para facilitar sua busca, a gente escolheu algumas boas faculdades que oferecem diversas maneiras de fazer o curso de Gestão Comercial.
Clique e confira de perto:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Educacional (presencial)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Veja também:
Saiba tudo sobre o curso de Gestão Financeira
Gostou do curso de Gestão Comercial? Conte para a gente se você pretende fazer essa graduação!
Conheça tudo sobre o curso de Gestão Comercial Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário