quarta-feira, 28 de novembro de 2018

ZF traz ao Brasil sistema de freio de estacionamento elétrico para eixos dianteiros


A ZF apresenta ao mercado brasileiro seu freio de estacionamento elétrico para eixo dianteiro, chamado Front EPB (Front Eletric Parking Break, ou freio de estacionamento elétrico frontal). Segundo a empresa, esse sistema está em sua sexta geração de desenvolvimento oferece maior capacidade de frenagem, mais segurança e conforto.

A ZF desenvolveu inicialmente o EPB para atuar no eixo traseiro. Agora, com atuação no eixo dianteiro do veículo, assegura ganho de conforto porque, segundo a empresa, o motorista não percebe mais o leve movimento quando o carro para ou sai de uma rampa. “Esse movimento sempre gera dúvida no usuário se realmente o carro vai permanecer parado na rampa. Essa dúvida é eliminada pelo sistema Front EPB e substituída por uma grande sensação de segurança” comenta o diretor de Vendas de Carros de Passeio da ZF América do Sul, Wilson Rocha.

Outro benefício do sistema EPB, comenta a ZF, é o aumento da capacidade de frenagem do veículo em caso de alguma falha do freio hidráulico. Diferente da atuação do convencional “freio de mão”, que não é eletronicamente controlado, e se acionado em uma emergência pode desencadear acidentes, o EPB, uma vez acionado nesta situação, faz com que o freio elétrico atue de maneira totalmente controlada, evitando o perigoso travamento das rodas. Com o Front EPB a capacidade de frenagem de emergência é dobrada, em comparação ao sistema traseiro.

Agora, o Front EPB pode ser aplicado em veículos com freios a tambor na roda traseira, possibilitando assim a instalação em modelos de entrada, diferentemente do EPB convencional que necessita de freio a disco nas rodas de trás, democratizando assim esta tecnologia de segurança para todos os segmentos.

O EPB possibilita ainda que outros equipamentos eletrônicos sejam adicionados ao sistema, como o “Hill Holder”, cuja função é manter o veículo parado em rampas com o acionamento do sistema hidráulico e migrando para o acionamento do EPB. Essa tecnologia é mandatória para as funções de direção automatizada ou autônoma.
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