No Brasil, poucos cursos são tão visados quanto Medicina. Com frequência, a graduação figura entre as mais concorridas em quase todos os processos seletivos.
Tamanha procura não é por menos: a profissão é uma das mais bem remuneradas do país e nunca falta trabalho para médicos.
Para você, que está se preparando para fazer o curso, a gente revela tudo sobre fazer uma faculdade de Medicina particular – inclusive como conseguir bolsas e financiamentos.
Confira a seguir!
Sobre a faculdade de Medicina particular
Tanto nas faculdades particulares quanto nas públicas, Medicina é um bacharelado com seis anos de duração. É a graduação mais longa do país.
O curso pode ser encontrado em 243 faculdades pelo Brasil, sendo 91 na rede pública e 152 na rede privada.
São quase 150 mil matriculados atualmente – e aqui, mais uma vez, as faculdades particulares dominam: têm 94 mil alunos.
A parte prática e a teórica são fortes ao longo de todo o curso. O aluno tem muita atividade em laboratório, estágios e vivências em unidades básicas de saúde, ambulatórios, prontos-socorros e hospitais.
Quem conclui o curso de Medicina pode atuar como clínico geral, um profissional com formação mais abrangente.
Se quiser se especializar – ser otorrino, dermatologista, cirurgião plástico, etc. – terá de passar pela residência médica.
Aí são mais dois ou três anos de estudos intensos. No Brasil temos mais de 50 especialidades, que vão de Cardiologia a Cirurgia de Mão, passando por Pediatria, Ginecologia, Geriatria, Infectologia, Medicina Esportiva, Ortopedia e por aí afora.
Medicina é uma das poucas graduações no Brasil que só podem ser feitas no modelo presencial.
O que se estuda na faculdade de Medicina particular
Estudante de Medicina tem tanta matéria ao longo desses 12 semestres, tanto estágio, tanta aula em laboratório que a faculdade vai se tornar praticamente uma segunda casa.
Para você ter ideia, conheça algumas disciplinas que são vistas ao longo do curso oferecido pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID):
- Introdução à Medicina
- Processos Metabólicos
- Atenção Primária à Saúde
- Funções Orgânicas
- Processo Degenerativo e Saúde do Idoso
- Manejo Ambiental e Intoxicações
- Multiplicação Celular e Carcinogênese
- Saúde da Mulher
- Manifestações Abdominais
- Manifestações da Infecção
- Hemorragias
- Saúde Mental e Comportamento
- Distúrbios Respiratórios
- Emergências
- Distúrbios Nutricionais e Metabólicos
- Medicina de Família e Comunidade
- Clínica Cirúrgica
- Ginecologia/Obstetrícia
- Urgência e Emergência
- Pediatria
- Saúde Coletiva/Saúde Mental
Como conseguir vaga na faculdade de Medicina particular
Conseguir vaga na faculdade de Medicina particular não é exatamente fácil, mas é bem mais tranquilo do que tentar entrar numa instituição pública.
Praticamente todas as faculdades privadas têm um vestibular diferenciado para os interessados em estudar Medicina.
Esse vestibular normalmente é mais extenso que o dos outros cursos e traz questões objetivas, dissertativas e uma redação.
A inscrição costuma ter um valor mais elevado, mas isso pode variar de faculdade para faculdade.
Quem fez o Enem mais recente pode tentar entrar na faculdade particular com a ajuda do ProUni, o programa de bolsas do Governo Federal – do qual falaremos mais adiante.
Bolsas e financiamentos para estudar na faculdade de Medicina particular
Talvez o que impeça um número maior de pessoas de entrar na faculdade de Medicina particular seja os valores das mensalidades, que podem ultrapassar os R$ 7 mil! Se contarmos os seis anos de estudos mais os dois ou três de especialização, é um investimento e tanto.
Por isso muita gente recorre aos programas de bolsas e financiamentos disponíveis para quem quer estudar Medicina na rede particular.
Algumas faculdades particulares oferecem programas próprios de financiamento. No entanto, as grandes oportunidades estão em dois programas do governo federal, que a gente mostra a seguir:
- ProUni – É o programa que concede bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades particulares de primeira linha. Conseguir vaga em Medicina vai exigir que o candidato supere uma concorrência acirrada. E como ele consegue isso? Com a nota do Enem mais recente: quanto mais alta, mais chances de entrar. O ProUni é destinado a estudantes de baixa renda que se encaixam nos padrões exigidos pelo MEC. A seleção ocorre duas vezes por ano. A definição do tipo de bolsa – integral ou parcial – depende do perfil socioeconômico do candidato.
- FIES – O programa permite que estudantes de todo Brasil consigam financiar um curso superior a juros baixos, com prazo bastante longo para pagamento da dívida. As parcelas só começam a ser cobradas depois da formatura. Para obter o financiamento é preciso antes passar por um processo seletivo que leva em conta a nota obtida em qualquer edição do Enem a partir de 2010. O MEC ainda estabelece alguns critérios de renda familiar.
Conheça algumas faculdades particulares de Medicina
Está à procura de boas faculdades particulares de Medicina? A gente tem algumas sugestões bem interessantes de instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.
Clique e conheça:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Educacional (presencial)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Veja também:
Como está o mercado de trabalho pra quem faz Medicina?
O que achou do curso de Medicina na faculdade particular? Vai tentar vaga? Conte para a gente nos comentários!
Saiba tudo sobre fazer uma faculdade de Medicina particular Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário