Os caminhões Mercedes-Benz Accelo – leves 815 e 1016 e médio 1316 – passam a ser equipados com os câmbios automatizados Eaton EAO-6106 e EAO-6206 de 6 velocidades. Segundo a fabricante de sistemas de transmissão, os novos câmbios podem ser aplicados em veículos de 7 a 13 toneladas e o acabamento dos dentes das engrenagens são feitos com novo tipo de usinagem, possibilitando menor ruído e maior durabilidade.
O gerente de desenvolvimento de mercado e planejamento de produto da Eaton, Henrique Uhl, explica que os novos câmbios garantem uma melhor atuação em perímetros urbanos. “Com um sistema de troca de marchas inteligente, que identifica quando o veículo está em uma subida ou descida, por exemplo, a nova transmissão funciona em um modo de condução adaptativo, de acordo com as condições de topografia e carga, sempre buscando o melhor compromisso entre performance e consumo. Além disso, um novo software identifica automaticamente se o veículo está sendo manobrado – o que permite uma sensibilidade mais adequada ao pedal do acelerador nas baixas velocidades usadas nas condições de manobra. Uma função totalmente transparente para o motorista”, comenta.
O sistema identifica automaticamente a sequência de trocas (1->R->1). Outro aspecto dos câmbios EAO-6106 e EAO-6206 é que todo componente do sistema de automação na periferia do câmbio (atuador de embreagem, acumulador de pressão, sensores etc.) podem ser trocados individualmente, sem necessidade de trocar todo o sistema.
A otimização do freio é outra característica das transmissões que equipam a linha Accelo. “Quando o motorista utilizar o pedal de freio ou ativar o freio motor do caminhão ou ainda a combinação dos dois, a transmissão entende automaticamente que precisa ajudar a frear o veículo, aumentando as rotações de troca de maneira a maximizar o freio motor do caminhão”, finaliza Henrique.
Eaton equipa caminhões Mercedes-Benz Accelo com novas transmissões automatizadas Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
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