A marca de autopeças Lucas orienta sobre cuidados com baterias automotivas. A empresa explica que o componente é responsável não só pela partida, mas também proporciona energia para a iluminação externa e interna e mantêm os sistemas elétricos e eletrônicos operando. Por isso, é preciso ficar sempre atento aos sinais de mau funcionamento da bateria. “Este componente tem uma vida útil de dois a três anos, mas sua duração depende muito das condições de uso e da correta manutenção do veículo”, explica o consultor técnico da Lucas, Jeferson Scarelli.
A marca ainda ressalta que caso o motorista tenha dificuldade para ligar o carro, falha em algum sistema elétrico, como luz fraca e oscilante, problemas com o sistema de injeção do combustível ou com o ar-condicionado, significa que é hora de procurar um mecânico.
Scarelli explica que o ideal é não usar o veículo com a bateria em mau funcionamento. Além disso, a conhecida “chupeta” pode prejudicar a bateria dos dois carros – o que está sem carga e o que está prestando auxílio. Outro cuidado é sobre o mito de ligar o motor por alguns minutos para recarregar a bateria, que está sendo usada para manter o rádio ligado. Porém, isso não é verdade. “Repor toda a energia gasta pela bateria demora muito mais do que se imagina. Normalmente, é preciso por volta de 45 a 50 minutos com o carro ligado. Isso acontece porque a carga para fazer o motor funcionar é muito alta, e demora um certo tempo para ser reposta”, alerta.
Além disso, o técnico explica que alguns carros mais modernos exigem equipamentos diferenciados para a troca da bateria, que acaba não sendo tão simples. “Quanto mais tecnologia, mais complexo fica. Por exemplo, os veículos com start/stop precisam de auxílio de equipamentos modernos para a reposição da bateria. De qualquer forma, independente do modelo, há diversos outros detalhes que apenas um profissional especialista tem conhecimento”, finaliza Scarelli.
Fabricante Lucas alerta sobre cuidados com baterias automotivas Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário