Reunimos todas as informações importantes sobre o Enem 2019. Anote datas e horários, saiba o que levar nos dias de prova e veja onde estudar depois.
Se você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, preste atenção ao calendário das provas e acompanhe as informações divulgadas pelo Inep, instituto responsável pela aplicação do exame.
O Enem é considerado o maior vestibular do país e pode ser decisivo para garantir uma vaga no ensino superior.
Datas e horários das provas
As provas do Enem 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, conforme divulgado em fevereiro pelo Inep. Veja quais provas serão aplicadas em cada dia:
- 3 de novembro: provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas.
- 10 de novembro: provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Preste muita atenção aos horários das provas. Como os organizadores são bem rígidos nesse aspecto, o menor atraso pode colocar tudo a perder.
Os horários de fechamentos dos portões e de início da prova serão os mesmos nos dois dias. Apenas o horário de término do exame é diferente. Confira:
- 12h: abertura dos portões.
- 13h: fechamento dos portões.
- 13h às 13h30: procedimentos de segurança, realizados nas salas de prova.
- 13h30: início das provas.
- 19h no dia 03/11 e 18h30 no dia 10/11: término das provas.
Uma observação importante: todos esses horários estão de acordo com o horário de Brasília. Então, se você mora em uma região do Brasil com fuso diferente, verifique exatamente quais horários precisará seguir.
O tempo mínimo de permanência na sala de prova é de duas horas após o início do exame. Portanto, você poderá ir embora do local de exame só depois das 15h30. Quem insistir em sair definitivamente da sala antes disso será desclassificado.
Conteúdo das provas
Cada uma das quatro provas do Enem terá 45 questões de múltipla escolha. Portanto, em cada dia você responderá 90 questões – no primeiro, você deverá fazer também a redação.
Veja quais áreas do conhecimento serão cobradas em cada uma das quatro provas:
- Linguagens: Português, Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Comunicação.
- Ciências Humanas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
- Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia.
- Matemática: Álgebra, Geometria etc.
Cartão de Confirmação e locais das provas
A partir do mês de outubro (data a confirmar), os estudantes inscritos no Enem 2019 poderão acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição no portal do Inep. Esse cartão informará o local de exame para cada candidato.
O Inep recomenda que os estudantes imprimam e levem o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dois dias de provas.
O que levar nos dias de provas do Enem
Além do Cartão de Confirmação da Inscrição, quem vai fazer o Enem deverá apresentar um documento de identificação original, oficial e com foto nos dois dias de prova.
Entre os documentos aceitos, estão Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista, Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.
Atenção: o documento apresentado deve ser o original. Não serão aceitas cópias simples, cópias autenticadas, documentos digitais nem documentos sem foto.
Para ver a lista completa de documentos de identificação que podem ser apresentados, acesse o site oficial do Enem, dentro do portal do Inep.
Materiais obrigatórios e proibidos
O único material que você pode usar para fazer as provas do Enem é caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.
Aqui vai uma dica: para garantir, leve pelo menos duas canetas reservas com você. Qualquer outro material de papelaria (lapiseiras, réguas, borrachas etc.) é proibido.
Também não será permitido realizar a prova portando boné, relógio, óculos escuros, celulares e qualquer outro tipo de eletrônico (calculadora, tablet etc.).
Antes de entrar na sala, o participante receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. Mantenha o envelope embaixo da carteira, com todos os eletrônicos desligados.
Outras datas importantes do Enem 2019
Agora que você já sabe como serão os dias de prova, confira outras datas importantes do calendário do Enem 2019:
- 13 de novembro de 2019: divulgação do gabarito das provas.
- Janeiro de 2020: publicação do resultado individual.
- Março de 2020: publicação do resultado dos treineiros.
- Março de 2020: publicação da vista pedagógica da redação, mostrando como o participante se saiu nas competências avaliadas.
Usando a nota do Enem para entrar na faculdade
Seu resultado no Enem pode ser usado para conseguir uma vaga em universidades públicas ou privadas.
Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por exemplo, você poderá se cadastrar para concorrer a uma vaga em instituições federais de todo o país.
Já em universidades privadas, é possível usar a nota do Enem como forma de ingresso direto (sem fazer vestibular).
De acordo com seu resultado, você também pode participar de programas de bolsas e descontos das próprias instituições.
Onde estudar
Listamos abaixo algumas universidades particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam sua nota no Enem como forma de ingresso.
São instituições que emitem diplomas válidos em todo o território nacional, aceitos tanto pelo mercado de trabalho privado quanto por concursos públicos e programas de pós-graduação. Confira:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Faculdades Metropolitanas Unidas FMU (a distância)
- Universidade Anhembi Morumbi (a distância)
Acesse os sites das universidades, conheça as opções de graduação disponíveis e pergunte sobre programas de bolsas e descontos.
Leia também:
Entenda como é calculada sua pontuação no Enem
Conheça os possíveis temas de redação do Enem 2019
Você vai fazer o Enem 2019? Como está se preparando? Deixe um comentário e conte um pouco sobre sua rotina de estudos!
Tudo sobre o Enem 2019 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário