Especialistas da marca alemã destacam mitos e “meias verdades” que cercam modelos eletrificados
A BMW esclarece alguns mitos a respeito de veículos elétricos. O primeiro envolve a autonomia e alcance desses modelos que, segundo a montadora, há muitas “meias verdades” circulando sobre o assunto. Em geral, ouve-se que quando a temperatura cai, não se vai muito longe no modo elétrico. Embora esse possa ter sido o caso dos carros elétricos antigos, isso não se aplica mais.
Segundo Gerente de Produtos Embarcados do Portfólio da BMW Charging, Karin Krüger, as baterias atuais estão muito avançadas e o pré-condicionamento do veículo via aplicativo agora é padrão, bem como os sistemas inteligentes de gerenciamento de calor. Isso possibilita otimizar de forma significativa a autonomia do dia a dia – mesmo ao usar sistemas que consomem muita energia (como o ar-condicionado e os aquecedores de bancos).
Uma dúvida comum também é sobre o carregamento dos veículos elétricos. O Head da linha de veículos elétricos da BMW do Brasil, Henrique Miranda, explica que o veículo eletrificado deve ser carregado em momentos oportunos: à noite ou quando o motorista vai ao shopping, cinema etc. Mesmo quando conectado a uma tomada doméstica, na qual a recarga possa levar uma noite inteira, o proprietário do veículo elétrico sempre terá a sensação de “tanque cheio”. Com as estações de carregamento “BMW wallboxes”, que acompanham todos os veículos elétricos e híbridos BMW vendidos no Brasil, o tempo de carregamento completo pode ser reduzido para minutos ou poucas horas, dependendo do nível de carga do início do processo.
Outra crítica muitas vezes comum sobre os carros elétricos é que a bateria seria seu “calcanhar de Aquiles”. Na verdade, nos modelos elétricos, as baterias atuam como o coração do conjunto, explica Henrique Miranda. “É a bateria que permite a mobilidade sem emissões ou ruídos, a recarga em casa, a simplificação dos sistemas motores e a redução nos custos de propriedade”, afirma.
Em comparação aos veículos a combustão, os elétricos são muito melhores para o meio ambiente, de acordo com a marca alemã, especialmente em países com alto índice de fontes renováveis na geração de energia, como é o caso do Brasil. Mas, mesmo que a eletricidade produzida convencionalmente seja levada em consideração para o cálculo e o ônus da produção seja incluído, os carros elétricos ainda estarão à frente. O lema da BMW é que cada veículo elétrico do grupo deve ter um impacto menor em relação a um carro a combustão semelhante.
Carro elétrico dá choque?
Uma questão que assombra muitos mecânicos é a história que carros elétricos dão choque. A montadora salienta que, cada vez que uma nova tecnologia é desenvolvida, as pessoas a enxergam com ceticismo. “Posso confiar nisso?”. As baterias dos veículos BMWi são testadas para inundações uma a uma antes de equiparem os veículos. No caso de um acidente, por exemplo, o fluxo de corrente da bateria é imediatamente desligado, para que não haja risco de choque elétrico aos ocupantes ou prestadores de serviços de emergência.
Um dos mitos mais persistentes é que as redes de energia atuais não são capazes de fornecer eletricidade a todos os veículos elétricos da frota. Na realidade, a demanda de energia é diferente ao longo do dia, atingindo o pico entre 18h e 20h. Henrique explica que, em países como o Brasil, que faz uso abundante da energia renovável, há uma grande oportunidade de balancear a curva de demanda. Com os carros elétricos, a energia pode ser transferida de volta para a rede para atender o horário de pico. Além de melhor utilizar a geração atual, cria-se uma oportunidade de receita para o proprietário do carro elétrico.
Sobre o valor dos veículos eletrificados, a BMW diz que o custo do carro elétrico para o cliente já é menor, se considerados todos os custos envolvidos na mobilidade, como manutenção, custo da energia, impostos e seguros. Quanto mais utilizado, mais rápido haverá retorno do investimento.
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