quarta-feira, 27 de maio de 2020

Conheça tudo sobre a profissão Representante Comercial

Um representante comercial possui um dia a dia de trabalho muito importante dentro de uma empresa. É nome fundamental na hora dos negócios entre a companhia que representa e seus clientes e parceiros.

Ele carrega o nome da empresa e dos produtos e serviços oferecidos por ela, o que traz uma relevância muito grande para esse cargo. Por isso, é uma carreira que tem um espaço amplo no mercado de trabalho e atrai muitos profissionais.

Aqui neste texto, você vai entender o que faz um representante comercial, suas áreas de atuação, o mercado de trabalho, a média salarial da carreira e ainda conferir dicas para se tornar um representante. Conheça tudo sobre essa profissão!

Qual a função de um representante comercial?

O papel que um representante comercial desempenha é essencial para muitas empresas que trabalham com o comércio. Isso porque é ele quem desenvolve os negócios comerciais da empresa diretamente com os clientes e potenciais compradores.

O profissional se envolve em todos os processos de negociações, a partir da apresentação e divulgação do produto oferecido, contatos diretos com o mercado e fechamento de vendas.

Veja algumas funções do dia a dia de trabalho:

  • Contatos com clientes e potenciais clientes;
  • Visita a campo para apresentação dos produtos e serviços;
  • Negociação de vendas;
  • Organização de logística para entrega de pedidos;
  • Gestão financeira;
  • Elaboração do Marketing do produto;
  • Buscar estratégias para atrair mais clientes.

Geralmente, as empresas atribuem metas de vendas e de obtenção de novos clientes para que esses profissionais possam alcançá-las e alavancar os negócios da empresa.

Assim, algumas das características que esse profissional deve ter para desempenhar bem sua profissão são boa comunicação, organização, habilidades de negociação e compreensão do produto ou serviço que está vendendo.

Mercado de trabalho e áreas de atuação

Devido ao seu papel essencial nos negócios comerciais de uma empresa, o mercado de trabalho para o representante comercial é bastante aquecido.

Ele pode trabalhar de forma autônoma, prestando seus serviços para as marcas sem ter vínculo com as mesmas. Já dentro das empresas, o campo de atuação é bastante amplo para que ele negocie com os clientes.

Veja algumas das áreas de atuação do representante comercial:

  • Agronegócio;
  • Cosméticos e Produtos de Beleza;
  • Indústria Alimentícia;
  • Indústria Farmacêutica;
  • Seguros;
  • Setor Educacional;
  • Produtos de grandes empresas;
  • Varejo.

Qual a média salarial de um representante comercial?

Segundo o guia de salários da Catho, um representante comercial recebe em média R$ 2.120,00 por mês no Brasil. Outra plataforma, o site Salario.com.br, mediu a remuneração do profissional autônomo, que tem o piso de R$ 1.500,00, média R$ 1.954,89 e o teto de R$ 4.783,57.

No Guia de Profissões do site Quero Bolsa, é possível verificar os salários médios por estado no Brasil. Veja alguns:

  • Amazonas: R$ 1.111,68
  • Bahia: R$ 1.782,23
  • Distrito Federal: R$ 1.657,34
  • Mato Grosso: R$ 2.087,49
  • Minas Gerais: R$ 1.614,11
  • Pará: R$ 1.559,13
  • Paraná: R$ 2.068,42
  • Rio de Janeiro: R$ 1.767,72
  • São Paulo: R$ 2.474,69

Os dados foram levantados com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2019.

O que é preciso para ser um representante comercial?

Existem cursos livres para certificar representantes comerciais em todo o país. No entanto, os cursos livres podem não ser o bastante para formar profissionais preparados para atender as necessidades do mercado de trabalho.

Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho, 66% dos representantes comerciais atuando no mercado possuem um diploma de ensino superior. Isso representa que a cada três representantes comerciais no Brasil, dois se formaram em alguma graduação.

Dessa forma, a melhor estratégia para começar a traçar uma carreira nessa área é buscar uma faculdade e entrar no ensino superior. Muitas vezes encontrados em salas de aula, conhecimentos técnicos, teóricos e práticos são fundamentais para o exercício dessa profissão.

Geralmente, cursos na área administrativa e de Gestão e Negócios são bons preparatórios para transformar estudantes em profissionais prontos para atuar em empresas. O que possui maior destaque para quem quer atuar na área é o curso tecnológico de Gestão Comercial.

Curso de Gestão Comercial

Por ser uma graduação tecnológica, o curso de Gestão Comercial tem uma duração média de dois anos. Essa curta duração atrai muitos estudantes que buscam se preparar logo para conseguir um emprego. Outro atrativo é possuir disciplinas focadas na prática, já pensando na atuação do dia a dia da profissão.

Algumas das principais áreas de conhecimento vistas durante a formação são gestão e processos de comercialização, administração e relacionamento com clientes.

Veja algumas disciplinas da grade curricular do curso:

  • Administração de Vendas e Relacionamento;
  • Canais de Marketing e Distribuição;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Comunicação e Expressão;
  • Fundamentos de Administração, Contabilidade e Economia;
  • Gestão do Relacionamento com Clientes e Fornecedores;
  • Gestão de Marketing;
  • Gestão de Vendas;
  • Logística Empresarial;
  • Matemática Financeira;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Planejamento de Vendas;
  • Técnicas de Negociação e Vendas.

Onde estudar?

Se você se interessou pela profissão de representante comercial e pelo curso de Gestão Comercial para se preparar para o mercado, saiba que esse já é o começo do caminho. O próximo passo é tomar a iniciativa e decidir onde estudar.

Como são muitas as opções de faculdades pelo Brasil, selecionamos uma lista com cinco universidades que são certificadas pelo MEC e possuem unidades espalhadas por todo o Brasil.

Veja a lista de instituições:

O curso de Gestão Comercial é oferecido tanto na modalidade presencial como na modalidade de ensino a distância (EaD).

Veja também:

Gestão e Negócios

Gestão Comercial: conheça o curso e o mercado de trabalho

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