quinta-feira, 14 de maio de 2020

Continental destaca diferenças entre o tacógrafo digital e o analógico

Tacógrafos Continental

Enquanto as informações digitais podem ser hospedadas em uma nuvem sem necessidade de investimento, as fitas precisam de um local físico para conservação

 

A Continental esclarece quais são as diferenças entre tacógrafos digitais e analógicos. Com a função de monitorar informações essenciais, como velocidade, distância percorrida e tempo ao volante, o item é obrigatório no Brasil para veículos de carga com PBT (Peso Bruto Total) a partir de 4.536 kg, de transporte escolar e de passageiros acima de 10 lugares.

Lançado no Brasil em 2012, o tacógrafo digital BVDR, da Continental, possui armazenamento digital dos dados criptografados em sua memória interna, com precisão segundo a segundo. As informações tacográficas são descarregadas através do VDO On Board, plataforma de gestão de frotas a partir da qual é possível optar pelo envio das informações via pen drive ou automaticamente por meio de um módulo de telemetria, também fabricado pela Continental.

Já com o tacógrafo analógico é necessário a impressão diária da fita diagrama com as informações das últimas 24 horas. Esse processo requer um complexo esquema logístico para armazenamento, já que há a necessidade de armazenar as informações por longos períodos.

Para os frotistas, principalmente, o custo operacional pode ser reduzido com o uso do tacógrafo digital, pois dispensa espaço físico para conservação e registro dos dados. As informações são armazenadas em nuvem sem a necessidade de investimento, além do dispositivo digital dispensar gastos menores com manutenção periódica. Os analógicos requerem revisões periódicas em intervalos menores devido à maior quantidade de componentes em sua estrutura, quando comparado com o tacógrafo digital.

Outro diferencial do aparelho digital BVDR são os métodos de identificação de motoristas, processo que pode ser realizado por meio do menu ou da solução de chave de motorista. Além disso, o tacógrafo digital tem a capacidade de apresentar mais detalhamento dos dados registrados. Enquanto nos dados analógicos, a análise é visual e efetuada em disco diagrama de papel, nos digitais há a possibilidade de emitir relatórios detalhados por meio de plataformas de gestão de frota, que podem contemplar desde a análise da condução do veículo segundo a segundo até um ranking de motoristas.

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