quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Como fidelizar clientes com a ajuda do Marketing Digital

Toda empresa, independentemente do porte ou segmento, deve criar estratégias para fidelizar clientes. É uma questão pura e simplesmente de matemática.

 

 

Segundo pesquisas, custa 5 vezes mais para conquistar um novo cliente do que para vender para um que já compra com você. O lucro também é maior: 80% do faturamento de uma companhia, no longo prazo, vem de 20% dos clientes fiéis.

Ou seja: ter uma base de clientes fiéis ajuda a diminuir custos e aumentar o faturamento, fazendo com que o lucro seja maior. É matemática.

No entanto, o segredo é saber como fidelizar clientes. Uma boa maneira de fazer isso é com uma estratégia de Marketing Digital para empresas. Quer saber como? Então veja 4 estratégias de fidelização de clientes a seguir!

 

1. Invista em um bom suporte para fidelizar clientes

Um dos elementos mais importantes para fidelizar clientes é fazer com que eles se sintam bem atendidos e com suas necessidades satisfeitas.

A lógica é bem simples: todo consumidor tem dores. É essa dor ou problema que o move a ir ao mercado buscar uma solução. Se a dor é solucionada, ele fica com a empresa que resolver o problema.

Se não é solucionada, ele troca de marca. Simples.

Por isso, é importante ter um excelente suporte ao cliente para atendê-lo bem e satisfazer todas as suas dúvidas e dores em relação ao seu produto, especialmente para quem trabalha com a área de tecnologia.

Uma maneira excelente de agilizar e melhorar o atendimento ao público é com um chatbot para Facebook. Eles ajudam os clientes a ter mais autonomia no atendimento e mais privacidade, além de cuidarem das principais demandas, que costumam ser bem simples.

Dessa forma, sua empresa dá um passo em direção a fidelização de clientes.

 

2. Crie marcos de sucesso e incentivos para os clientes

O conceito de gamificação diz que há maior engajamento e eficiência na utilização ou aprendizado de alguma coisa quando transformamos a questão em um ambiente de jogo e progresso.

Pense, por exemplo, nos sites de idioma que criam “fases” e “tarefas” para quem quer aprender uma nova língua. É isso.

Para fidelizar clientes, a sua estratégia de marketing digital deve estabelecer um caminho de marcos de sucesso e incentivos para que os clientes avancem e se tornem cada vez mais fiéis à empresa.

O caminho exato dependerá do seu segmento, mas imagine uma empresa que trabalhe com softwares para produtoras de vídeo. A companhia vende um software mediano e um avançado.

O caminho de sucesso e fidelização pode incluir, por exemplo, dominar tutoriais ou fazer o upgrade do software médio para o mais avançado. Com base nesse caminho, a empresa passa a criar estratégias para incentivar a transição.

 

3. Faça uma análise para identificar clientes em risco

Toda empresa sofre um baque financeiro quando perde um cliente recorrente. Por isso, é bom usar dados e análise de informações para identificar quando isso está prestes a ocorrer.

Todo cliente dá sinais de que está ficando insatisfeito com o produto recorrente. Imagine, por exemplo, o mesmo software de vídeo que citamos há pouco. 

Se o cliente passar duas ou três semanas sem abrir o programa, é sinal de que não vê mais utilidade nele. Logo, ele está prestes a abandoná-lo.

Nesse caso, vale a pena criar ações de marketing para identificar qual o problema e solucioná-lo para o cliente, de modo a evitar que ele abandone o produto.

 

4. Produza conteúdo rico e segmentado para os clientes

O Marketing de Conteúdo não deve ser feito apenas para a fase de atração e aquisição de consumidores. Ele é muito útil no pós-venda e para a fidelizar clientes também.

Por isso, invista na produção de conteúdo rico e segmentado para os seus atuais clientes. O ideal é criar Webinars, vídeos, tutoriais e dicas que ajudem o consumidor a usar o produto que você vende.

Voltemos ao exemplo do software de vídeo. Pode ser muito útil enviar semanalmente ou mensalmente tutoriais para facilitar a vida do cliente.

O conteúdo, no entanto, deve ser segmentado. O cliente que já é um editor de vídeos profissional, por exemplo, não terá interesse em dicas básicas, mas pode gostar de receber um tutorial de aplicação de um workflow que aumente sua produtividade.

Ao mesmo tempo, um cliente que começou a usar um editor de vídeo agora e é um iniciante pode preferir vídeos com dicas básicas para ter sucesso na carreira.

Como deu para ver, existem muitas maneiras de fidelizar clientes com o Marketing Digital. No entanto, todas elas giram ao redor de um princípio básico: resolver as dores do cliente.

Por isso, além de investir em produtos de qualidade, produza campanhas e estratégias que facilitem ao máximo a vida do cliente. Assim, ele ficará satisfeito e será um promotor fiel da sua marca.

Gostou das nossas estratégias? Então aproveite e compartilhe com a gente quais os seus planos para fidelizar clientes. Deixe um comentário abaixo com as suas estratégias!

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