quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Veja como saber a nota do Enem 2019 e comece sua faculdade

Saiba quando sai a nota do Enem 2019 e fique por dentro de seu resultado. A nota pode garantir vaga em instituições públicas e bolsa na rede particular.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se tornou a principal porta de entrada para as universidades do país.

A data de divulgação das notas é a mais esperada pelos estudantes brasileiros, já que o resultado pode garantir uma vaga em instituições públicas ou uma bolsa de estudos em boas faculdades privadas.

Se você vai fazer o Enem 2019 e já está estressado por causa da prova, vamos ajudar você a se organizar. Explicaremos aqui os caminhos para descobrir seu resultado e como usá-lo para entrar para a faculdade. Bons estudos e boa sorte!

Como descobrir a nota do Enem

No Enem, não existe a divulgação de uma “lista de aprovados”.

Para saber sua nota, será preciso acessar o site oficial do Exame, dentro do portal do Inep (instituto responsável pela organização do Enem).

Lá, acesse a Página do Participante, informando CPF, número de inscrição e senha. Pronto: é ali que será informada sua nota, na data a ser definida pelo Inep. 

Quando sai a nota do Enem 2019

É comum que os estudantes confundam a data de publicação do gabarito oficial com a data de divulgação das notas individuais.

Atenção: o gabarito sai alguns dias após o segundo dia de provas do Enem e dá uma ideia  sobre o seu desempenho no exame. 

Já para conhecer seu resultado individual (aquele que será levado em conta nos processos seletivos), é preciso esperar até o mês de janeiro.

Para não se perder, acompanhe o cronograma do Enem 2019:

16 de outubro: divulgação do cartão de confirmação, com os locais de prova.

3 de novembro: aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.

10 de novembro: aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

13 de novembro: publicação dos gabaritos oficiais e dos cadernos de questões.

Janeiro de 2020, em data a confirmar: publicação dos resultados individuais.

Março de 2020, em data a confirmar: publicação dos resultados dos treineiros.

Março de 2020, em data a confirmar: divulgação da vista pedagógica da redação – cada candidato poderá ver sua redação corrigida e a nota comentada.

Para descobrir em que dia do mês de janeiro serão divulgados os resultados, acompanhe as notícias aqui no Guia da Carreira e as atualizações oficiais do Inep.

Para entender sua nota no Enem

Como dissemos, o gabarito do Enem dará uma ideia do seu desempenho no exame, mas não adianta somar todos os seus acertos para descobrir sua nota.

Isso porque o método de cálculo do resultado é mais complexo: cada questão tem um peso, dependendo do grau de dificuldade. 

Além disso, o sistema consegue analisar a coerência das respostas de cada participante e estimar a quantidade de “chutes” em cada prova.

A correção das redações também é complexa e demorada. O texto é corrigido manualmente por pelo menos dois avaliadores diferentes e, caso haja uma disparidade grande, segue para a análise de um terceiro avaliador.

Como usar a nota do Enem 2019 para entrar para a faculdade

Seu resultado no Enem pode ser usado para entrar em faculdades públicas e privadas. Conheça as principais opções:

Ingresso em universidades públicas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições são gratuitas, online e abrem nos meses de janeiro e junho. Quem deseja participar, precisa ter feito a edição mais recente do Enem. 

Nota do Enem como complemento do vestibular tradicional em universidades públicas e privadas. As regras e o cálculo dessa pontuação variam de uma instituição para outra. Para saber como funciona, consulte o edital de cada vestibular.

Ingresso direto (sem vestibular) em universidades privadas. Certos cursos e universidades podem exigir um desempenho mínimo para efetuar o ingresso direto via Enem. Em outros casos, basta não ter zerado em nenhuma das provas.

Ingresso direto em faculdades privadas, com bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou Fies (Programa de Financiamento Estudantil), mantidos pelo governo federal. Em ambos os casos, é preciso ter obtido pelo menos 450 pontos no Enem, com nota acima de zero na Redação, e cumprir alguns critérios socioeconômicos.

Ingresso direto em universidades privadas, com bolsa concedida pela própria instituição.

Onde fazer faculdade com bolsa

Existem ótimas universidades privadas que, além de trabalharem com o ProUni ou com o Fies, mantêm programas próprios de bolsas e descontos. São opções menos burocráticas e bem menos concorridas do que as oferecidas pelo governo.

Dependendo do curso e do seu desempenho no Enem, basta apresentar sua nota e já garantir uma bolsa parcial. Resultados muito bons podem render uma bolsa integral.

Listamos abaixo algumas universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que, além de aceitarem o resultado do Enem para ingresso direto, têm sistemas próprios de bolsas e incentivos.

Todas elas são credenciadas pelo Ministério e emitem diplomas válidos em todo o Brasil. Confira e clique para saber mais:

Entre em contato com a universidade de seu interesse para conhecer suas opções de cursos, modalidades (presencial ou EAD), formas de ingresso, bolsas e descontos.

Leia também:

Entenda tudo sobre o espelho da Redação do Enem 2019

Saiba como ver o gabarito extraoficial do Enem 2019

Você vai fazer o Enem? Está confiante? E como planeja usar sua nota? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar

Veja como saber a nota do Enem 2019 e comece sua faculdade Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário