quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Raio X Mitsubishi Pajero Sport: menos é mais

Mitsubishi Pajero Sport

Carrega até sete pessoas, bem equipada e mecânica simples. Mitsubishi
Pajero Sport é apta para encarar qualquer desafio

Em sua nova geração, importada da Tailândia, o Mitsubishi Pajero Sport tem motor 2.4 turbodiesel de 190 cavalos e câmbio automático com 8 marchas. Conhecido por muitos pela fama de robustez, ser um dos principais modelos de viatura utilizada pela Polícia Federal em sua geração anterior o Pajero Dakar e por sua grande capacidade fora de estrada, muito utiliza do nos campeonatos de rali, o SUV da marca que pode carregar até 7 pessoas com total espaço e conforto, não deixa de lado a tecnologia mais atual que tem. Equipado com diversos sistemas de segurança, um dos principais é o piloto automático inteligente (ACC) e sistema de frenagem autônoma (FCM) que auxiliam o motorista. Vendido em versão única por R$ 265.990, foi o modelo escolhido por nós para o Raio X desta edição.

Texto e fotos Leonardo Barboza

Raio X Mitsubishi Pajero Sport

Raio X Mitsubishi Pajero SportPara ter uma avaliação completa, levamos o SUV na oficina Five’s Garage, localizada no bairro do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo. Com a parceria dos mecânicos Douglas, Henrique e Adauto que trabalharam durante muitos anos em concessionárias de marcas japonesas e alemãs e decidiram abrirem por conta própria a sua oficina, a equipe já fez a manutenção em inúmeros modelos concorrentes e semelhantes ao Pajero Sport.


VISUAL DUVIDOSO

A frente do veículo é sensacional porém a traseira já divide opiniões. “Essa traseira ficou muito estranha com essas lanternas caídas e a tampa do porta malas com para-choque praticamente chapados, será alvo de em qualquer batidinha, amassar a tampa”, relata a equipe.

Raio X Mitsubishi Pajero Sport

Raio X Mitsubishi Pajero Sport

MANUTENÇÃO DE ROTINA

Com um amplo espaço no cofre do motor e praticamente todos filtros na “cara do gol” as manutenções de rotina, que ocorrem a cada 10.000 km rodados, são bem tranquilas e rápidas. para o modelo.

O filtro de combustível fica localizado próximo ao painel corta fogo no lado do motorista. “Após a substituição do filtro, é necessário fazer a retirada de todo ar na linha de combustível. Para esse procedimento, existe na parte superior uma espécie de bomba manual que suga o óleo diesel e retira todo o sistema. Somente após feita totalmente a sangria do ar que é recomendável dar a partida no motor”, alerta o mecânico.

Raio X Mitsubishi Pajero SportJá os filtros de ar do motor e o filtro de óleo, estão bem localizados no motor. “Não existe segredo nenhum para a substituição dos elementos filtrantes e a disponibilidade também é muito similar com com o do concorrente Toyota SW4, cujo já substitui bastante durante esses anos”, comenta Henrique.

Outro ponto destacado pelo mecânico é a ótima localização da turbina. “Mesmo não sendo item de manutenção de rotina, a turbina é uma peça que exige manutenção depois de uma determinada quilometragem. A localização dela é muito bem privilegiada e para remove-la, não leva mais que 20 minutos”, explica Henrique.


SUSPENSÃO/FREIOS

Raio X Mitsubishi Pajero Sport

A suspensão do Pajero Sport é independente do tipo braços sobrepostos no eixo dianteiro e eixo rígido na traseira. Preparado para encarar o fora de estrada severamente, esse tipo de suspensão é o mais utilizado por esses modelos de veículos, devido a sua grande robustez e durabilidade. “Como podemos observar, a torre do amortecedor na suspensão dianteira é fixa no chassis, eliminado aquele movimento da haste do amortecedor, isso proporciona uma grande durabilidade para a peça que fica com a função de apenas absorver impactos”, elogia Douglas. Outro item apontado pelos mecâncicos é a regulagem de cambagem existente no veículo. “Diferente de muitos veículos, o Pajero Sport permite fazer cambagem na geometria da suspensão. Existe até uma arruela graduada para fazer a correta regulagem da cambagem”, aponta Douglas.

Raio X Mitsubishi Pajero Sport

No sistema de freios, mesmo com uma imensidão de eletrônica embarcada, ainda é possível observar bem a parte mecânica. “ Como podemos ver, a roda fônica do sensor do ABS em cada roda, é na ponta da homocinética e de fácil acesso para limpeza, pensando se que esse veículo possa a vir passar por áreas de lama e submersas de água”, explica Adauto. Aproveitando o assunto abordado de fora de estrada, um ponto negativo observado por Adauto, foi o longo flexível de freio localizado na parte esquerda da suspensão traseira que fica muito exposto. “ Em alguma trilha, esse flexivel exposto pode ser vitima de algum galho de árvore que possa enroscar nele e cortar. Caso isso acontecer, o sistema de freio fica inoperante na hora”, alerta Adauto.


TRANSMISSÃO

Com uma transmissão automática de 8 velocidades V8AWG, e sistema de tração 4×4 acionada eletronicamente, em caso de necessidade de manutenção, não existe nenhuma surpresa para os mecânicos.

“Aparentemente o conjunto e a manutenção é muito semelhante aos de seus concorrentes. Tiramos de letra”, comenta o trio de mecânicos. O modulo e atuador de acionamento da tração fica bem exposto e fácil acesso para manutenção. “Vale ressaltar que esse módulo e atuadores precisam ser muito bem isolados contra pueira e infiltração de lama e água quando fora de estrada, a fim de evitar danificação no módulo e a inoperância do sistema de tração justo na hora que mais precisa”, argumenta Henrique.


ELETRÔNICA

Com uma imensa eletrônica embarcada, é indispensável o uso de um scanner para se ter um diagnóstico correto. Porém mesmo com tanta evolução onde quase é impossível realizar um serviço sem o auxilio do scanner, a bateria do veículo de 80Ah chamou a atenção dos mecânicos. “ Esse tipo de bateria, ainda é igual a das utilizadas nos tempos antigos. Composta de tampinhas que dão acesso as placas de chumbo da bateria, é possível controlar o nível da solução de bateria, assim aumentando mais a sua vida útil”, elogia Henrique.

Mesmo adotado de boas medidas em sua eletrônica, a surpresa veio no fim do raio-x. Após descer o carro do elevador de serviços, demos a partida e manobramos ele do lugar. Fizemos um “pente fino” para ver se não tinha esquecido nenhum equipamento dentro do veículo e resumindo quando reparamos, a chave presencial do veículo estava em cima do balcão a mais de 1,5m de distância. Espantados os mecânicos comentaram, “Já mexemos em diversos veículos com chave presencial, mas nenhum que ligasse o motor a essa distânia. Isso pode ser um perigo”, finalizaram a equipe da Five’s Garage.

Raio X Mitsubishi Pajero Sport


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