Descubra o que é Mecatrônica Industrial, qual a formação necessária para exercer a profissão e como é o mercado de trabalho na área.
A Mecatrônica Industrial é voltada para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e manutenção de sistemas eletromecânicos automatizados usados em processos industriais.
Indústrias de todos os segmentos recorrem cada vez mais à automatização de seus processos, visando a redução de custos e otimização da produção.
Sendo assim, os profissionais de Mecatrônica Industrial encontram um mercado de trabalho aquecido, em razão dessa alta demanda.
Continue lendo para entender melhor sobre a profissão, o mercado de trabalho e o que é preciso estudar para trabalhar com Mecatrônica Industrial.
A carreira em Mecatrônica Industrial
Os profissionais de Mecatrônica Industrial são responsáveis por desenvolver, otimizar e fazer a manutenção de sistemas automatizados empregados nos processos de indústrias de diversos segmentos.
Áreas de atuação
O profissional de Mecatrônica Industrial pode atuar como responsável por processos industriais nas seguintes áreas:
- Robótica Industrial
- Comando Numérico Computadorizado – CNC
- Controladores Lógicos Programáveis – CLP
- Sistemas Flexíveis de Manufatura
- Desenho Auxiliado por Computador – CAD
- Manufatura Auxiliada por Computador – CAM
- Planejamento de Processo Assistido por Manufatura – CAPP
Profissionais da área também podem especificar, instalar e interligar equipamentos de manufatura em sistemas automatizados industriais, assim como realizar perícias, emitir laudos e pareceres técnicos.
Mercado de trabalho
Entre os segmentos nos quais o graduado em Mecatrônica Industrial encontra oportunidades de trabalho, destacam-se:
- Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos e assistência técnica.
- Indústria metalmecânica.
- Indústria automobilística.
- Indústria aeronáutica.
- Indústria de alimentos.
- Indústria química.
- Indústria naval.
- Indústria de energia.
- Indústria petroquímica.
- Empresas que utilizem recursos de manufatura digital.
- Institutos e centros de pesquisa.
Formação do profissional de Mecatrônica Industrial
Para seguir carreira na área, há duas opções de formação: o curso técnico em Mecatrônica Industrial e o curso tecnológico de Mecatrônica Industrial.
O curso técnico é de nível médio e tem duração média entre um ano e meio e dois anos. Pode ser encontrado em escolas técnicas e centros de educação profissional.
Já o curso tecnológico é de nível superior e tem duração média de 2,5 a três anos. Por ser uma graduação tecnológica, visa a rápida inserção do estudante no mercado de trabalho, focando nos aspectos práticos da profissão.
Podemos dizer que o curso tecnológico é mais vantajoso que o técnico, pois ambos têm praticamente a mesma duração. Porém, o curso tecnológico proporciona um diploma universitário, mais valorizado no mercado de trabalho.
O diploma do curso tecnológico tem o mesmo valor que o de um bacharelado ou licenciatura, o que possibilita ao graduado disputar cargos de nível superior em concursos públicos e fazer pós-graduação.
Onde estudar
Uma instituição que oferece o curso tecnológico de Mecatrônica Industrial reconhecido pelo MEC é o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA).
Trata-se de uma ótima escolha para quem busca ensino de qualidade e mensalidades acessíveis, sem falar que a Anhanguera disponibiliza facilidades como bolsas de estudos, descontos especiais e ingresso direto com a nota do Enem.
Saiba mais:
Tudo o que precisa saber sobre tecnólogo em Automação Industrial
8 cursos para quem gosta de tecnologia
Depois de conhecer a profissão Mecatrônica Industrial, conte para a gente nos comentários: você quer seguir essa carreira?
Conheça a profissão Mecatrônica Industrial Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário