quinta-feira, 30 de abril de 2020

Daimler e Volvo se unem para produzir veículos pesados com células de combustível

Daimler e Volvo se unem para produzir veículos pesados com células de combustível

Parceria entre as duas empresas espera iniciar a produção de veículos pesados com células de combustível na segunda metade da década

 

O Grupo Daimler e o Grupo Volvo assinaram um acordo preliminar para criar uma nova joint venture visando desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para veículos pesados e outras aplicações. Com a união, os dois grupos serão parceiros com participação 50/50 nessa joint venture, que funcionará como entidade independente e autônoma.

O objetivo ao juntar forças é reduzir os custos de desenvolvimento e acelerar a introdução dos sistemas de células de combustível nos produtos usados para as aplicações de transporte pesado e de longa distância. A meta é que veículos pesados com células de combustível comecem a ser produzidos na segunda metade da década, incluindo ainda outros usos automotivos e não automotivos.

“Transporte verdadeiramente neutro quanto ao CO2 pode ser viabilizado com trens de força elétricos que utilizam energia proveniente de baterias ou por meio da conversão de hidrogênio em eletricidade. Para que os caminhões possam trabalhar com cargas pesadas em longas distâncias, as células de combustível são uma resposta importante e uma tecnologia na qual a Daimler já adquiriu know-how substancial nas últimas duas décadas, por meio da unidade Mercedes-Benz de células de combustível”, afirma Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG.

A joint venture incluirá as operações em Nabern, na Alemanha (atual sede da Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH), com produção na Alemanha e no Canadá.

Como funciona a célula de combustível?

Vale lembrar que uma célula de combustível de hidrogênio converte a energia química do combustível – neste caso, hidrogênio e oxigênio (do ar) – em eletricidade. Essa energia alimenta os motores elétricos que movem o veículo.

Há duas maneiras principais de produzir o hidrogênio necessário. O chamado hidrogênio verde pode ser fabricado localmente na estação de gás, usando a eletricidade para converter água em hidrogênio. Além disso, está previsto que o hidrogênio azul será produzido a partir de gás natural, usando tecnologia de captação de carbono para criar um combustível neutro quanto ao carbono.

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