segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Inteligência Artificial tornará a energia renovável mais eficiente

O presente se acelera cada vez mais em direção ao futuro, tanto que caminhamos a passos largos em direção a um futuro mais próximo do que pensamos. Dois setores que já estão no nosso dia a dia são energias renováveis ​​e Inteligência Artificial, como podemos aplicar a Inteligência Artificial para tornar as energias renováveis ​​mais eficientes?

A energia renovável é, sem dúvida, o futuro energético, mas seu aproveitamento ainda pode ser muito melhorado no que diz respeito à confiabilidade. A energia renovável do futuro será muito mais eficiente com a aplicação de Inteligência Artificial (IA).

A inteligência artificial é uma das tecnologias mais disruptivas devido às suas implicações na otimização industrial de diversos setores. Entre eles o energético e renováveis. É por isso que muitas empresas de energia estão começando a aplicar Inteligência Artificial e ferramentas de controle de “machine learning” na demanda e produção de energias renováveis.

A geração de energias renováveis, como solar ou eólica, está intimamente ligada a fatores climáticos e isso condiciona a produtividade energética, que não é uma variável constante como o consumo. A IA permite antecipar a diminuição da produção de eletricidade com a demanda do consumidor para estabilizar a quantidade de energia disponível no sistema. Dessa forma, evitam-se cortes ou falta no fornecimento de energia elétrica em horários e locais específicos, onde não é possível atender a demanda apenas com energias renováveis.

A AI usa o Big Data e análise de dados para prever com até 36 horas de antecedência em que áreas geográficas a produção de energia renovável diminuirá e os picos de demanda adicionais ocorrerão, para que a concessionária possa aumentar a produção em outras áreas com melhores condições climáticas para compensar a perda. Os algoritmos da IA levam em consideração os padrões e tendências do tempo para prever em quais áreas geográficas a intensidade do vento ou do sol será reduzida e, portanto, em quais áreas haverá menos produção de energia renovável e a demanda de eletricidade aumentará.

Com esses dados, a inteligência artificial pode gerenciar o aumento da produção nas usinas de energia renovável que apresentam melhores condições climáticas naquele momento, com o objetivo de equilibrar a quantidade de energia elétrica que é mantida no sistema elétrico de distribuição.

Este sistema de gestão inteligente e variável permite compensar em tempo real as alterações ambientais, otimizando a produção de energia limpa e dispensando o reforço que até agora se baseava na utilização de combustíveis fósseis para gerar a eletricidade necessária com urgência para cobrir os picos de procura.

 As energias renováveis ​​do futuro serão mais eficientes graças à Inteligência Artificial.

O post Inteligência Artificial tornará a energia renovável mais eficiente apareceu primeiro em Indústria Hoje.


Inteligência Artificial tornará a energia renovável mais eficiente Publicado primeiro em https://www.industriahoje.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário