terça-feira, 29 de setembro de 2020

Vantagens do e-commerce para a área da saúde

As lojas online estão se espalhando cada vez mais pela internet. Muitas pessoas veem nas plataformas digitais uma oportunidade de começar o tão sonhado negócio próprio.

A preocupação pela saúde e qualidade de vida, por usa vez, é uma tendência entre o cotidiano da população que chegou com força no e-commerce.

Continue lendo para saber o quanto essa área é rentável para o mercado e suas vantagens!

 

Por que apostar no e-commerce?

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa para 2020 é que as vendas online tenham um lucro de R$106 bilhões, o que representa um crescimento de 18% com relação ao no anterior.

O relatório Webshoppers, o mais amplo levantamento sobre e-commerce do Brasil, mostrou que as vendas online no setor de Saúde, Cosméticos e Perfumaria foi responsável por 15% do total de vendas feitas online no país, em 2018.

Em tempos de pandemia, a compra online de produtos de cuidado pessoal e perfumaria cresceram 54,3%; já o volume de vendas de produtos para cabelo apresentaram um crescimento de 4,8%, enquanto a venda de produtos para tratamento de pele aumentaram 11,5%. É o que aponta a pesquisa Nielsen Total Store Read.

Esse dados mostram que o consumo de produtos e serviços voltados para a saúde, além de pacotes de procedimentos estéticos, tem aumentado mesmo antes das medidas de isolamento. O que faz dessa área uma ótima oportunidade de negócio na internet.

A seguir, confira algumas vantagens do e-commerce para a área da saúde!

 

Baixo custo operacional

Uma das grandes vantagens de se montar uma loja virtual é o baixo custo operacional. Isso porque, o empreendedor não irá precisar direcionar o orçamento  com o aluguel de imovel, reformas, além de contar com uma equipe reduzida em comparação com a loja física.

Por esse motivo, o custo inicial para começar a funcionar é menor. Você precisará investir apenas em um site bem estruturado, suporte online, estoque de produtos,  taxas de envio e ações de Marketing Digital.

Então, se uma loja de materiais odontológicos, por exemplo, quiser focar no digital ela poderá oferecer produtos para uma variedade maior de procedimentos, como implante dental e lente de contato dental.

 

Funcionamento em tempo integral

No e-commerce você não precisa se preocupar com o horário de funcionamento, os seus produtos ou serviços ficam disponíveis para compra 24 horas por dia.

Isso significa que os clientes poderão acessar a sua plataforma para conferir os produtos/serviços e conferir detalhes de entrega a qualquer momento do dia ou da noite e de qualquer lugar.

 

Poder de alcance

Essa é uma vantagem básica não só do e-commerce, mas também da internet como um todo. Por meio das ferramentas digitais é possível que falemos com pessoas de outras cidades, estados e, até, de países distantes.

Essa premissa é potencializada no e-commerce. Se as lojas físicas se limitavam a atender pessoas de suas redondezas, no caso das lojas virtuais essa barreira não existe.

É possível fazer negócios com clientes de quase todos os lugares, já que tudo é feito pelas plataformas digitais. Isso aumenta as chances de melhorar os resultados da sua loja.

Além disso, é muito mais fácil abrir uma franquia em outro estado ou país utilizando a rede e distribuição desses lugares. Sendo assim, a loja do exemplo anterior pode começar a vender materiais para prótese sobre implante dentário a dentistas da Bahia, Rio Grande do Sul, Estados Unidos ou Alemanha.

É importante, no entanto, tomar cuidado com as legislações de cada lugar.

 

Informações sobre os produtos

Dentro do comércio eletrônico você pode dar ao cliente informações mais detalhadas sobre um produto, como marca, modelo, tamanho, peso, dimensões, vídeos, preço, frete, entre outros.

Assim, você não precisa perder tempo repetindo várias vezes a mesma coisa para cada cliente e pode mudar o status de disponibilidade dos produtos em tempo real.

 

Facilidade em criar anúncios

Atualmente, o Marketing Digital tem sido uma forma rápida, barata e com maior alcance de divulgar empresas e marcas, seja qual for o segmento.

Você pode criar anúncios para o seu e-commerce e lançá-los rapidamente na rede. Isso significa mais economia, já que você não precisa gastar dinheiro com impressões de materiais.  

É possível, por exemplo, mostrar para as pessoas que procuram pelo termo aparelho invisível preço, anúncios odontológicos enquanto elas navegam por sites e redes sociais, o que aumenta as chances de elas quererem fechar negócio.  

Outra vantagem aqui é que você pode analisar os resultados das suas campanhas em tempo real, podendo mudar as estratégias rapidamente. 

 

Análise de resultados

E por falar em análise de resultados, essa é uma das principais vantagens do e-commerce. Por meio de sistemas de análise de dados você poderá ter uma visão geral do desempenho do seu negócio e de cada processo.

Tráfego no site, taxa de retorno, faturamento mensal, volume de transações e ticket médio são apenas alguns exemplos de informações que podem ser consultadas pelo computador de forma rápida e eficiente.

Esses dados são cruciais para a tomada de decisões e a sobrevivência do negócio.

 

Atendimento personalizado

Outra vantagem do e-commerce que está relacionada ao levantamento de dados é a possibilidade de estudar o perfil do seu consumidor por meio de pesquisas direcionadas.

Quando você sabe exatamente a formação do seu público fica mais fácil personalizar o atendimento de forma a criar uma melhor experiência de compra para o cliente. Dessa forma, ele não só ficará satisfeito como voltará a comprar com você.

Além disso, o trabalho de marketing se torna mais assertivo e as taxas de conversão e fidelização aumentam.

 

Oportunidades de venda

E por fim, vem o mais importante: as vendas. O objetivo de todo o empreendedor, seja ele dono de um negócio físico ou digital, é vender mais, certo? Bom, com o e-commerce esse objetivo é alcançado e ultrapassado.

Atualmente, cada vez mais pessoas estão preferindo comprar pela internet ao invés de ir até a loja física. Sendo assim, quem não oferece essa opção perde dinheiro e clientes.

Outro fator que faz essa vantagem ainda maior é que com uma loja virtual você não tem limite de espaço o que te permite atender vários clientes ao mesmo tempo.

 

Comece o seu e-commerce

Viu como o e-commerce é promissor? Esse novo modelo de negócio não é mais o futuro do mercado, ele é o presente! Por isso, está se tornando cada vez mais difícil manter um negócio próspero sem contar com uma loja virtual.

Muitas empresas, inclusive, deixaram de atender presencialmente e outras várias que fazem muito sucesso no mercado nasceram da internet.

Quando se trata da saúde essa é uma oportunidade de levar inovações, bons produtos e serviços a pessoas que talvez não saberiam da sua existência de outra forma.

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.

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