A BorgWarner desenvolveu um sistema de vetorização de torque para veículos elétricos que permite o uso de apenas um motor elétrico em vez dos dois tradicionais, método normalmente encontrado nos veículos elétricos. Segundo a empresa, essa solução traz um design compacto, permitindo reduzir significativamente o espaço necessário no veículo e o peso do sistema. Sua produção terá início no primeiro semestre de 2022 para um veículo elétrico de uma grande OEM global.
A unidade de Dupla Embreagem com Vetor de Torque apresenta duas embreagens: uma interna e uma externa, que substituem o diferencial convencional em uma transmissão elétrica. A BorgWarner esclarece que essa nova tecnologia comanda o torque de forma independente, distribuindo o torque nas rodas esquerda e direita a partir de sua posição no eixo traseiro.
Conectada a um motor elétrico e com dois atuadores GenVI reversíveis (um por embreagem), a solução transfere dinamicamente o torque para melhorar a resposta da direção e a controlabilidade. Com isso, além de ajudar na eficiência geral do veículo, colabora na dirigibilidade e na manobrabilidade.
O sistema tem uma capacidade de até 2.600 Nm por embreagem e possui um recurso que desconecta o eixo traseiro quando não é necessária uma tração nas quatro rodas. O veículo, então, opera com tração dianteira, resultando em perdas reduzidas e maior autonomia para veículos elétricos.
“Nosso novo sistema de dupla embreagem com vetor de torque, que minimiza desperdício de torque, economiza energia e requer menos componentes, exemplifica como nossa experiência em motores de combustão interna e em sistemas de transmissão complementa nosso trabalho com veículos elétricos”, afirma Stefan Demmerle, presidente e gerente-geral da BorgWarner PowerDrive Systems.
BorgWarner desenvolve sistema de dupla embreagem para veículos elétricos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário