Fique por dentro das diferenças e semelhanças entre os cursos de Biomedicina e Farmácia, assim como o mercado de trabalho de cada área!
Tanto o curso de Biomedicina quanto o de Farmácia são graduações que formam profissionais para trabalhar na área da saúde.
Apesar de algumas características em comum e até mesmo da relação entre as duas formações, existem diferenças fundamentais que devem ser levadas em consideração durante o momento de escolha profissional.
Diferenças entre os cursos Biomedicina e Farmácia
A principal diferença entre os cursos de Biomedicina e Farmácia está no enfoque de cada área.
A graduação de Biomedicina prepara profissionais para trabalhar, principalmente, com análises laboratoriais, assim como interpretação e laudo de exames. Já o curso de Farmácia tem como objetivo capacitar profissionais para atuar na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e até mesmo alimentos.
Por ter um enfoque diferente, a grade curricular dos cursos também possui disciplinas distintas.
Semelhanças entre os cursos Biomedicina e Farmácia
Como dito anteriormente, os dois tipos de formação pertencem à área da saúde, portanto, ambas oferecem aulas práticas em laboratórios.
Além disso, as duas graduações exigem a realização do estágio, a produção e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a retirada do diploma.
O curso de Biomedicina
Com duração de quatro anos, em média, o curso de Biomedicina pode ser encontrado no grau bacharelado e nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.
Por estar relacionado com a área da saúde, o conteúdo do curso é, em sua maioria, composto pelas ciências biológicas. Veja a seguir as principais matérias da grade curricular do curso:
- Práticas em Biomedicina
- Tecnologia genética
- Bioinformática
- Medicina nuclear e diagnóstico por imagem
- Análises clínicas
- Saúde coletiva
- Bioestatística
- Anatomia humana
- Bioquímica
- Biossegurança
- Fisiologia
- Genética
- Gestão laboratorial
- Hematologia
- Interpretação e produção de textos
- Química
- Toxicologia e análises toxicológicas
- Farmacologia
O curso de Farmácia
A graduação de Farmácia possui duração de aproximadamente cinco anos e também é oferecida no grau bacharelado e nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.
A área de conhecimento de ciências biológicas também faz parte da grade curricular do curso, mas com um enfoque maior para medicamentos. Confira as principais disciplinas:
- Química
- Práticas em farmácia
- Fundamentos de nutrição
- Terapêutica medicamentosa
- Bioquímica de alimentos
- Cosmetologia
- Controle de qualidade de produtos farmacêuticos
- Farmácia clínica e hospitalar
- Tecnologia farmacêutica
- Legislação farmacêutica
- Farmacoterapia
- Bioestatística
- Anatomia humana
- Microbiologia
- Primeiros socorros
Mercado de trabalho
Basicamente, o profissional de Biomedicina realiza o diagnóstico de doenças, enquanto o profissional de Farmácia trabalha com o tratamento de doenças, por meio dos medicamentos.
Para exercer as funções de um biomédico, além do diploma de graduação na área é necessário ter registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRB). Feito isso, o profissional pode trabalhar em hospitais, laboratórios, centros de pesquisa, na área de perícia criminal, em órgãos públicos ou em empresas privadas.
Já o farmacêutico, além de hospitais e laboratórios nos setores público e privado, também pode atuar em farmácias, indústrias de medicamentos e cosméticos, assim como indústrias alimentícias (em órgãos de vigilância). Também é necessário ter o diploma e o registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) para trabalhar na área.
As funções de cada profissional também são distintas. Saiba quais são as funções do biomédico:
- Coletar materiais biológicos
- Analisar exames
- Emitir laudos
- Desenvolver pesquisas
A seguir, confira quais são as funções do farmacêutico:
- Estudar a composição de medicamentos, alimentos e cosméticos
- Pesquisar e testar substâncias para desenvolver produtos químicos
- Distribuir medicamentos
- Preparar fórmulas de medicamento
- Fiscalizar produtos farmacêuticos, cosméticos ou alimentícios
Onde estudar?
O diploma de graduação pode aumentar as chances de conseguir um emprego, ser promovido ou até mesmo receber um aumento salarial, pois a remuneração de um profissional é proporcional ao seu nível de formação.
No entanto, a escolha de onde cursar uma graduação também pode fazer diferença na vida de um profissional pois, para que o diploma seja válido em todo o território nacional, o curso ofertado pela instituição de ensino deve ser autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma avaliação, o órgão garante que a faculdade, universidade ou centro universitário possuem a estrutura necessária para oferecer a graduação.
Por isso é fundamental conferir essas informações antes de realizar a matrícula em uma instituição de ensino. Para te ajudar no processo de escolha, a seguir você pode encontrar algumas opções de instituições que oferecem os cursos de Biomedicina e Farmácia nos formatos presencial, semipresencial ou de ensino a distância (EaD), de acordo com as diretrizes do MEC:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Leia também:
Saiba mais sobre o curso de Biomedicina
Farmácia: profissão, carreira e mercado de trabalho
Quanto ganha um farmacêutico?
Quanto ganha um biomédico?
Já sabe qual curso tem mais a ver com você? Compartilhe sua escolha com a gente, nos comentários abaixo!
Biomedicina ou Farmácia: Conheça as duas e decida seu curso! Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário