segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Dicas de como realizar a manutenção preventiva da direção hidráulica

Apesar de ser um sistema que não requer maiores cuidados no dia a dia, é preciso saber usar para evitar problemas

 

Lançada no mercado em 1951, a direção hidráulica se popularizou no Brasil só nos últimos 20 anos. Atualmente, seja carro de luxo ou popular, a maioria vem com o sistema de fábrica, por isso é importante saber quais os principais cuidados que se deve ter. Atenção com ruídos da bomba hidráulica e ao nível do reservatório de óleo são importantes para garantir o bom funcionamento do equipamento.

Também chamada de direção assistida, a direção hidráulica tem como principal característica minimizar o esforço do motorista durante as manobras. Maus hábitos ao dirigir, como esterçar as rodas repetidamente com o carro parado, forçando a direção ao limite, podem comprometer o bom funcionamento do sistema.

Também é preciso atenção à bomba hidráulica. Projetada para movimentar o fluido – óleo – por tubulações de alta e baixa pressão até a válvula rotativa, ela é responsável por produzir a energia que exerce a maior parte do esforço necessário para esterçar as rodas. Desta forma, é preciso ficar atento com eventuais vazamentos, que é um dos defeitos mais comuns.

Observar a cor do fluido também é importante. Ele é desenvolvido na cor vermelha para facilitar a percepção do motorista em caso de vazamento, porém, quando está vencido, geralmente apresenta uma coloração mais escura, o que indica a necessidade de troca.

Seja por problema de fabricação, por desgaste natural ou por mau uso por parte do proprietário, a direção hidráulica não está imune de falhas. Por isso, é preciso verificar sempre o nível do reservatório de óleo. Se estiver abaixo do recomendado, a direção deve ficar pesada e pode começar a fazer barulhos, portanto a reposição do fluido é necessária.

O post Dicas de como realizar a manutenção preventiva da direção hidráulica apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Dicas de como realizar a manutenção preventiva da direção hidráulica Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário