segunda-feira, 1 de julho de 2019

Especialista da Nakata aponta cuidados ao realizar a troca da caixa de direção hidráulica


Composto por bomba hidráulica, caixa, tubulação de baixa e alta pressão e reservatório de óleo, o sistema de direção hidráulica, responsável por reduzir o esforço do motorista para fazer manobras, deixou de ser um item luxuoso e passou a ser um elemento mais presente em grande parte dos veículos. A Nakata, fabricante de autopeças, explica que a caixa de direção hidráulica, apesar de ser um item de longa durabilidade em condições adequadas de uso, é preciso ter atenção caso necessite ser substituída.

O técnico da marca Eduardo Guimarães aponta que ao efetuar a troca da caixa de direção hidráulica, é necessário limpar o sistema, o reservatório, bem como substituir o óleo e verificar as condições das mangueiras. Guimarães ressalta também sobre a importância da sangria do sistema de caixa da direção hidráulica, fundamental para o correto funcionamento de todos os componentes.

“É preciso esterçar totalmente o volante de um lado para o outro algumas vezes para que as câmaras da caixa preencham de óleo, não permitindo, assim, que o ar fique no sistema”, alerta o especialista, enfatizando que isto provocaria cavitação e o sistema perderia eficiência.


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Valeo Service apresenta ferramenta de análise remota para oficinas mecânicas



A Valeo Service, divisão de aftermarket da empresa, mostra ao setor de manutenção automobilística sua nova ferramenta de Análise Remota, com base em realidade aumentada. A empresa explica que o especialista da marca acompanha remotamente o atendimento do caso na oficina por meio de um smartphone, tablet ou dispositivo com câmera e visualiza diretamente o caso na tela.

Segundo a Valeo, o recurso de suporte interativo e visual permite que os promotores da marca resolvam problemas técnicos de forma assertiva e rápida, uma vez que eles podem ver o que o usuário vê, ao invés de usarem apenas a comunicação por voz.

Através da Análise Remota Valeo, o cliente pode compartilhar imagens, vídeo e documentos, incluir páginas da internet para uma solução detalhada, ou extrair imagens para arquivamento e relatórios. Ainda conforme a Valeo, a Análise Remota aumenta a taxa de manutenção na primeira hora, reduz o tempo de reparo e, consequentemente, o tempo de inatividade do carro e os custos relacionados a isso, otimizando a satisfação do cliente.

A Valeo também fornece outros canais de treinamento e suporte à clientes, como site desenvolvido para otimizar o atendimento a parceiros e clientes, oferecendo conteúdos para mecânicos, distribuidores, motoristas e outros. Outro canal online do serviço de assistência técnica da marca é o chamado Tech Care. Mais informações podem ser obtidas em valeoservice.com.br


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Honda faz recall do airbag de 27 mil unidades dos modelos Accord, Civic, CR-V e Fit



A Honda Automóveis do Brasil convoca os proprietários dos modelos Accord, Civic, CR-V e Fit para a substituição gratuita do insuflador do airbag do passageiro. A campanha envolve 27.555 veículos e o início do atendimento nas concessionárias da marca começa na próxima segunda-feira, 8 de julho.

A fabricante de automóveis declara que este recall abrange veículos já envolvidos em reparos anteriores, que foram convocados naquela ocasião devido a falhas decorrentes do processo produtivo. Já o chamamento atual possui como causa a degradação do componente químico dos insufladores após longos períodos, quando expostos às variações de umidade e temperatura.

Se isso acontecer, em caso de colisão que possa acionar o airbag, poderá haver o rompimento da estrutura do insuflador e, eventualmente, ocasionar a projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo. Em situações extremas, o defeito pode causar, além de danos materiais, lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros.

Confira a listagem dos chassis dos automóveis envolvidos neste recall:

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Nem todos os automóveis compreendidos nos intervalos listados acima estão sujeitos ao reparo indicado na presente campanha, em razão dos chassis não serem sequenciais. Sendo assim, torna-se necessária a consulta dos clientes no site da marca para a confirmação de eventuais pendências de recall: www.honda.com.br/recall

O agendamento pode ser efetuado pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento no 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h e sábado, das 09h às 14h – horário de Brasília).

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Seguro DPVAT: Motociclistas Receberam 75% das Indenizações em 2018


sexta-feira, 28 de junho de 2019

Fernando Calmon | A APOSTA CERTA

Na próxima semana a Fiat vai relembrar os 40 anos da homologação do primeiro carro brasileiro 100% a etanol. Em julho de 1979 o compacto 147, apresentado à então Secretaria de Tecnologia Industrial. Começou, então, o período superior a 10 anos de participação ativa do combustível renovável no mercado brasileiro. Hoje, o mundo está às voltas com mudanças nos meios de propulsão veicular e o vilão da vez passa a ser o CO2, um dos gases de efeito estufa.

Passadas quatro décadas, o protagonismo do etanol volta graças ao conceito chamado em inglês “from well-to- wheel” que alguns leitores pedem para explicar melhor. Em tradução livre, “do poço-à-roda”. Significa medir emissões de CO2 desde a obtenção do combustível (em sua forma bruta), transporte e refino até a combustão nos motores e escapamento do veículo. É o chamado ciclo de vida fechado. O biocombustível da cana-de-açúcar consegue “capturar” de 70 a 80% do CO2 por meio da fotossíntese no processo de crescimento da planta. Alcançará até 100% de captura com etanol de segunda geração.

Esses aspectos e outros foram realçados na Ethanol Summit 2019, semana passada, a conferência bienal e internacional organizada em São Paulo pela Única (União da Indústria de Cana-de-açúcar). Este ano o mais importante foi assinatura, no evento, do programa Renovabio do Ministério de Minas e Energia. Estimulará novos investimentos no setor por meio de compra de créditos de carbono para autossustentar a produção de bioetanol, biodiesel e até biometano.



Várias propostas estão em pauta: nova especificação do etanol, preços mais competitivos e motores específicos. Em curto prazo, a mais promissora está nos veículos híbridos flex. Toyota sairá na frente, já em outubro próximo, quando lançará o Corolla nessa configuração, primeira do tipo no mundo.

Países europeus vêm forçando solução puramente elétrica em grande escala. Há razões estratégicas para isso ao depender menos do petróleo, mas esquecendo de conseguir lítio de poucas fontes para fabricar baterias. Deverão enfrentar, ainda, processos caros de geração de energia elétrica de fontes de baixa emissão de CO2.

Para ter ideia da encrenca, em 2030, um típico carro elétrico europeu poderá emitir 82 gramas de CO2/km, quando se avalia pelo critério correto “do poço-à-roda”. Exigirá grande esforço financeiro para recarregar baterias a partir de fontes “limpas” como vento, sol e termonuclear.

No mesmo ano, final da próxima década, com avanços do Rota 20030 um automóvel brasileiro híbrido a etanol que exigirá apenas uma bateria pequena, não necessariamente de íons de lítio, mais barata e fácil de reciclar, emitirá somente 14 g CO2/km. Um típico burocrata europeu, desses que querem impingir uma solução a qualquer custo, pode fingir que não entendeu. Ele acha que, um dia, não se sabe quando, toda a energia elétrica no continente não dependerá mais do petróleo. Não importa o custo dessa aposta e outros problemas por resolver.

O Brasil tem extensão territorial, terras férteis, água e sol em abundância como nenhum outro país. Portanto, cada um faça suas escolhas. O tempo demonstrará quem está certo.
 

ALTA RODA

EMBORA Renault nunca tenha confirmado oficialmente, o mercado considerava como certo a produção no Brasil do crossover-cupê Arkana em 2020. Houve estudo, de fato, mas a marca francesa desistiu. O planejamento concluiu que seria inviável, entre outros motivos pelo preço preço não competitivo. Arkana será produzido na Rússia e na Coreia do Sul.

INFORMAÇÕES mais recentes dão conta de que não foi só o governo francês a atrapalhar proposta de fusão da FCA com a Renault. No Japão a ideia também descontentou o governo, mesmo sem este ter nenhuma participação no grupo Nissan-Mitsubishi. FCA anteriormente havia conversado com a Ford, sem sucesso, como acaba de admitir o chefão Bill Ford.

PEUGEOT 2008 recebeu leve atualização frontal, ganhou 1 grau no ângulo de entrada (passou a 23°) e acabamento interno melhorado. Com motor 1,6 de aspiração natural e câmbio automático de seis marchas, tem desempenho e consumo apenas regulares. Ótimos o teto solar panorâmico e o volante ovalado de diâmetro reduzido que permite visualizar melhor os instrumentos.

ASSOCIAÇÃO Brasileira de Bebidas (Abrabe) se encarregou de lembrar que no último dia 19 a chamada Lei Seca completou 11 anos e ajudou a reduzir em 14% o número de mortes no trânsito. O percentual pode parecer baixo, mas segundo dados do Sindipeças a frota de veículos leves e pesados (sem incluir motos) cresceu no período quase 60%. Resultado muito bom.

SEGURADORA Zurich anunciou semana passada produtos específicos para veículos híbridos e elétricos, incluindo opção de cobertura de cabos de carregamento e oficinas especializadas. Esta semana Itaú Unibanco lançará financiamento a juros reduzidos para essa categoria. Operações do tipo começaram com Jaguar i-Pace e agora para todas as outras marcas nesses nichos.

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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2




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