sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

NGK alerta para sinais de desgaste nas velas de ignição

vela iridium NGK

Empresa lista os cinco principais sinais que evidenciam que está na hora de trocar as velas de ignição

 

As velas de ignição têm papel fundamental no funcionamento do motor, sendo responsáveis por gerar a centelha que irá inflamar a mistura ar/combustível. Contudo, por ser um componente que trabalha em condições severas, estando suscetível a desgaste natural, nem sempre o motorista consegue perceber os sinais de que está na hora da sua substituição.

Para ajudar, a NGK lista os principais sintomas que indicam quando as velas precisam ser revisadas. O primeiro é a dificuldade na partida. Outro aspecto que merece atenção é o aumento no consumo, o que é causado porque parte da mistura ar/combustível não é queimada de maneira adequada. Por fim, está a dificuldade nas retomadas de velocidade, perda de potência e aumento dos níveis de emissões de gases poluentes.

A empresa recomenda que o motorista realize uma revisão periódica das velas de ignição a cada 10.000 km ou no prazo de um ano (ou de acordo com orientação da montadora). É importante destacar que falhas no componente podem prejudicar outras peças do motor, além de ser fundamental verificar também as condições dos cabos de velas e das bobinas de ignição, assegurando assim o bom funcionamento de todo o sistema.

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Audi investirá R$ 10 milhões em pontos de recarga de carros elétricos

carregador Audi

Projeto inclui 200 estações e 14 concessionárias para atender seu primeiro carro 100% elétrico no mercado brasileiro, o e-tron

 

A Audi anuncia investimentos de R$ 10 milhões a serem aplicados em infraestrutura de recarga para veículos elétricos no Brasil. O valor será destinado a 200 estações, instaladas em parceria com a empresa ENGIE, até 2022.

Os 200 carregadores serão do tipo AC, com 22kW. Segundo a empresa, será a infraestrutura de recarga mais potente já instalada por uma montadora no Brasil. Todos os pontos serão equipados com o plug do tipo 2 (padrão europeu) e qualquer veículo com esse mesmo tipo poderá usufruir do equipamento. Eles deverão ser instalados em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes.

A Audi também confirmou a chegada de seu primeiro modelo 100% elétrico, o e-tron, com lançamento previsto para a primeira quinzena de abril. “Em diversas pesquisas que realizamos sobre veículos elétricos, a infraestrutura de recarga sempre aparece como um dos pontos de maior preocupação dos potenciais consumidores. Este investimento está em linha com o objetivo de aumentar as opções de carregamento para a chegada do Audi e-tron, primeiro SUV 100% elétrico da marca, que terá as primeiras entregas aos clientes na primeira quinzena de abril”, afirma o executivo.

Para atender a esse clientes, haverá 14 concessionárias com a bandeira e-tron no País, com representantes especializados e equipe treinada para fazer a manutenção necessária. Todas as concessionárias também terão pontos de carga rápida DC de 24 kW e pelo menos um veículo e-tron para test-drive.

Os 14 Audi Centers habilitados estão localizados em Belo Horizonte, MG, Brasília, DF, Campo Grande, MS, Curitiba (Alto da XV) e Londrina, PR, Florianópolis, SC, Porto Alegre, RS, Recife, PE, Rio de Janeiro (Botafogo), RJ, Vitória, ES, e quatro em São Paulo (Jardins, Tatuapé, Lapa e Alphaville).

Produzido em Bruxelas, na Bélgica, o e-tron será ofertado no mercado brasileiro em duas versões: Performance e Performance Black, com preços a partir de R$ 459.990 na modalidade Venda Direta. No período de pré-venda, os clientes que reservarem seu modelo terão acesso a um bônus de valorização do usado de até R$ 20.000, com garantia de quatro anos de fábrica para o veículo, oito anos para a bateria e quatro anos de revisão inclusos. O cliente também receberá um carregador adicional para utilização residencial.

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Fernando Calmon | Emissões CO²: Brasil está bem na foto

emissão CO2

Um projeto de lei (PL) tramitava de forma lenta desde 2017 no Senado Federal, de autoria de Ciro Nogueira (PP-PI), mas passou pela Comissão de Constituição e Justiça. Prevê, a partir de 2030, a proibição de fabricar veículos com motores térmicos a gasolina e diesel, embora ressalve os movidos a etanol. E vai mais longe ao decretar que em 2040 nenhum automóvel possa circular com combustíveis de origem fóssil.

Independentemente da ideia estapafúrdia, rejeitável em qualquer outra comissão do Senado, reflete a evidente desinformação sobre o tema. Deve-se considerar, entretanto, que alguns países europeus embarcaram nessa lenga-lenga falso-ambientalista. Mesmo lá, poucas nações de população muito baixa e altíssima renda ainda podem se dar ao luxo de impor restrições e prazos pois dispõem de muito dinheiro para tal. Os demais se arriscam a uma marcha à ré próxima das datas autoimpostas de 2035 ou 2040.

Necessário saber que outras regiões do planeta preferiram não estabelecer nenhum prazo para substituir motores térmicos por elétricos. Nem mesmo a China, maior emissor de gás carbônico (CO2) do mundo, e muito menos EUA e Japão. Todos com gigantescas frotas de veículos. Na realidade, sem fortes subsídios diretos na comercialização poucos comprariam carros elétricos, em grande escala, por razões bem conhecidas.

De novo, o exemplo da China. O principal fabricante mundial de veículos e também de elétricos decidiu cortar parte dos subsídios, mas teve de voltar atrás porque as vendas caíram de imediato. Nessa balada ciclotímica será difícil estabelecer regras e prazos até para cumprir o Acordo do Clima referendado em Paris pelo gigante asiático.

Boa parte do mundo parece desprezar os riscos de aumento e não de diminuição de emissão dos gases de efeito estufa, principal deles o CO2. Tudo em razão da matriz energética global de geração de eletricidade para recarregar baterias ainda ser em torno de 65% dependente de fonte fóssil: carvão, óleo combustível, óleo diesel e gás natural. Alternativas renováveis – entre elas, sol e vento – avançam ainda com alguma dificuldade e o potencial hidroelétrico é limitado.

Porém, no caso específico do Brasil, a conta fica ainda mais difícil de fechar. O País pouco prejudica o planeta em termos de emissões de gás carbônico. Segundo o consultor Plínio Nastari, em 2018, a China é o maior emissor mundial de CO2 em termos absolutos. Mas ao se calcular o valor per capita, o Canadá aparece em primeiro com 15,5 toneladas por habitante/ano. EUA estão em segundo com 14,9 t e o Japão em terceiro com 8,7 t. Nosso país está lá atrás, no bom sentido, com apenas 2 t graças às usinas hidrelétricas, principalmente.

O Brasil ainda deve contabilizar o etanol – em uso isolado ou em mistura de 27% à gasolina – que ao ser produzido reduz em até 80% a emissão de CO2. Isso ocorre em razão do ciclo de vida desde a sua produção (fotossíntese na plantação absorve CO2 e devolve oxigênio à atmosfera) até o que sai pelo escapamento, incluído consumo de diesel tanto no campo quanto no transporte por caminhões.

Em conclusão, o tal PL tem utilidade perto de zero para ajudar a “salvar” a Terra.

ALTA RODA

ALTA de cotação do dólar se refletirá em reajustes nos veículos fabricados no Brasil, ainda este ano. Entretanto, o percentual de repasse deve variar conforme o modelo. Produtos recentes, com vários componentes novos de segurança e de entretenimento a bordo, quase todos importados, serão mais afetados. Estes perderão competitividade frente aos outros.

EMBORA o Etios tenha sido descontinuado na Índia, a Toyota não pretende tomar a mesma iniciativa aqui. Aquele mercado, onde Maruti Suzuki dá as cartas e GM acabou de abandonar, é bem diferente do brasileiro. Embora haja certa superposição dos sedãs Etios e Yaris (mesmo entre-eixos, por exemplo), há diferença razoável de preços para justificar a coexistência.

HB20 hatch tem um ou outro pormenor de estilo discutível, mas traz um conjunto bastante harmônico. Em especial motor turbo, 1-litro flex, de respostas rápidas e boa integração ao câmbio automático de seis marchas com seleção manual no volante. Na versão de topo, frenagem autônoma emergencial é o maior destaque. Espaço interno e porta-malas, na média dos concorrentes.

AUDI e a empresa de energia Engie investirão R$ 10 milhões para montar até 2022 uma rede de 200 estações de recarga rápida de baterias para veículos elétricos e híbridos. Potência de cada uma é de 22 kW, a maior disponível no mercado brasileiro atualmente, em locais públicos, com enfoque maior em zonas urbanas. Leva cerca de três horas para recarregar de zero a 100%.

JAPONESA Mazda acaba de entrar no restrito clube de marcas centenárias ativas. Fundada como Toyo Cork Kogyo, já foi comandada pela Ford, mas hoje sem ligações. Fabrica 1,5 milhão de unidades/ano e se mantém independente, não se sabe por quanto tempo. Existem 25 marcas com 100 anos ou mais no mundo. Inglesa Vauxhall, mais antiga, tem 163 anos.

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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

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Entrar com Recurso de Multa: 5 Razões para Fazer Isso o Quanto Antes!

Recorrer de qualquer tipo de multa de trânsito é um direito de todo o condutor. Os motivos para você utilizar o recurso vão para além de questões financeiras (o alto custo das multas), pois, muitas vezes, a autoridade de trânsito não está totalmente capacitada para realizar autuações. Em outras situações, algumas irregularidades presentes por parte do órgão responsável também são constatadas. Portanto, é preciso que você fique muito atento a esses detalhes e saiba que eles podem levar ao cancelamento da sua multa!

Receber multa de trânsito é, sem dúvida, uma situação muito desagradável, mas imagine ter o seu direito de dirigir suspenso e não poder trabalhar com o seu veículo?

Certamente, quem depende do veículo para trabalhar, por exemplo, nem consegue considerar a possibilidade de ficar sem dirigir, não é mesmo?

Ainda mais quando a renda é destinada ao sustento da família.

Desse modo, o que você precisa fazer para evitar esse grande problema?

Descubra lendo este artigo!

Ao longo deste texto, explicarei a você como proceder para se livrar das multas de trânsito e, assim, impedir que a penalidade se torne um problema ainda mais sério para a sua habilitação.

Para isso, vou enumerar, neste artigo, 5 razões para você entrar com recurso de multa de trânsito o quanto antes e livrar-se dessa dor de cabeça de forma eficaz e definitiva!

Seguindo a leitura deste artigo, portanto, você vai descobrir que é perfeitamente possível recorrer de qualquer tipo de multa de trânsito e que o Doutor Multas pode ajudar você a elaborar o recurso da forma mais adequada para o seu caso.

Isso porque minha equipe e eu temos larga experiência em formular a melhor defesa, pois usamos a lei sempre a favor do nosso cliente.

Assim, para que o seu recurso obtenha sucesso, minha equipe de especialistas em recursos de trânsito irá se empenhar para elaborar a defesa mais adequada no seu caso.

Basta, para isso, utilizar os melhores argumentos, de forma a convencer a banca julgadora de que, no seu caso, não cabe aplicar a penalidade.

Portanto, se você depende do seu veículo para trabalhar e recebeu multa, não espere mais tempo!

Conte com a ajuda especializada do Doutor Multas e siga trabalhando com o seu veículo tranquilamente.

Deixe os procedimentos burocráticos por conta da equipe Doutor Multas, que já está mais do que habituada a lidar com esses processos.

Confira, a seguir, 5 razões para entrar com recurso de multa hoje mesmo.

Boa leitura!

 

1º – O Auto de Infração Pode Apresentar Irregularidades

Caso o auto de infração apresente erros, não espere mais e recorra, pois as chances de sucesso no recurso são muito altas

A primeira razão para você não perder mais tempo e recorrer de multa de trânsito é a possibilidade de a notificação que você recebeu em seu endereço apresentar erros.

Esse tipo de situação acontece com muito mais frequência do que você imagina.

Por exemplo, imagine que, ao emitir o auto de infração (o qual serve para dar início ao processo administrativo), o órgão autuador troque a data do cometimento da infração.

Esse já seria um motivo mais que suficiente para contestar a validade do documento.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê, em seu art. 281, o arquivamento do auto de infração que for julgado como inconsistente ou irregular.

Todo o auto de infração deve ser corretamente preenchido, com as informações estabelecidas no art. 280 do CTB.

Conforme o referido artigo, no auto, devem constar as seguintes informações:

  • tipo de infração;
  • local, data e hora do cometimento da infração;
  • caracteres da placa de identificação do veículo, bem como sua marca e espécie;
  • prontuário do condutor (se possível);
  • identificação do agente autuador e do órgão ou entidade ao qual pertence;
  • assinatura do condutor infrator (casos de abordagem).

Portanto, o documento não deve apresentar informações incorretas nem campos obrigatórios não preenchidos (em branco).

Se você recebeu uma notificação de autuação que esteja irregular ou inconsistente, não espere mais e recorra o mais rápido que puder.

Contudo, se não houver erros formais na notificação, há ainda outras razões para você dar início ao processo administrativo de recurso de multa.

Siga a leitura e confira.

 

2º – Notificação de Autuação Enviada Fora do Prazo

É essencial que você confira a data em que a notificação foi expedida

A segunda razão para você recorrer o quanto antes é quando a notificação que você recebeu foi expedida pelo órgão autuador depois do prazo de 30 dias previsto pelo CTB.

No art. 281, II, do Código, é estabelecido que todo o auto de infração não expedido no prazo máximo de 30 dias deverá ser julgado insubsistente.

Portanto, se a notificação foi expedida após 30 dias a partir do cometimento da infração, o auto de infração não deverá mais ser considerado válido e, portanto, ser arquivado.

Por isso, é fundamental que você confira a data em que a notificação de autuação foi expedida, tão logo o documento chegue pelos Correios, já que, se esse tempo for superior ao prazo estipulado, o auto de infração deverá ser consequentemente considerado nulo.

Portanto, essa é outra razão muito forte para você entrar com recurso de multa de trânsito o quanto antes e obter sucesso.

Siga a leitura e confira a 3ª razão pela qual você deve recorrer da multa de trânsito.

 

3º A Falta de Regulamentação Dos Aparelhos Utilizados no Registro da Infração

Você já parou para pensar se realmente confia no que foi registrado em um radar de velocidade ou em um bafômetro, por exemplo?

Para que você tenha certeza de que os valores apresentados são confiáveis, todos os equipamentos utilizados para registrar qualquer tipo de infração precisam passar pela regulamentação do CONTRAN.

O CONTRAN, por sua vez, determina que esses equipamentos sejam aferidos pelo INMETRO com determinada periodicidade.

A Resolução nº 396/11 do CONTRAN, por exemplo, estipula, em seu art. 3º, inciso II, que o medidor de velocidade de veículos deve ser verificado pelo INMENTRO com periodicidade máxima de 12 meses (ou conforme determina a legislação metrológica vigente).

Já a Resolução nº 432/13, em seu art. 4º inciso II, menciona que o bafômetro precisa igualmente ser aprovado na verificação metrológica a cada 12 meses, realizada pelo INMETRO – ou por órgão da Rede Brasileira de Meteorologia Legal e Qualidade – RBMLQ.

Como você pode ver, anualmente, os equipamentos utilizados para registrar algum tipo de delito dos condutores (como excesso de velocidade e embriaguez ao volante), precisam passar por inspeção do INMETRO.

Não raro, muitos motoristas acabam autuados por aparelhos descalibrados e sequer têm consciência de que podem (e devem) recorrer por essa razão.

Por isso, é muito importante que condutor procure saber se o método utilizado para sua autuação está em acordo com todas as estipulações legais. Do contrário, sua multa pode ser cancelada.

Lembre-se: não são somente os condutores que precisam seguir a lei; os órgãos e agentes de trânsito, também.

 

4º – O Agente ou a Autoridade de Trânsito Pode Não ter Competência Para Atuar

A atribuição das competências existe para deixar claro o que cada pessoa ou órgão pode ou não fazer

É importante esclarecer aqui que a competência a que me refiro não é aquela que define a capacidade intelectual da pessoa, mas, sim, a atribuição legal que é dada à pessoa para que ela possa atuar em determinada área.

Para que você entenda melhor, o CTB confere competências específicas aos órgãos e, consequentemente, aos agentes, tais como fiscalizar e autuar, por exemplo. Veja alguns exemplos dados pelo próprio CTB:

  • 20 – a lei confere, à Polícia Rodoviária Federal, a fiscalização no âmbito das rodovias e estradas federais;
  • 21 – é atribuído aos órgãos e entidades executivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios a fiscalização no âmbito de sua circunscrição;
  • 22 – também no âmbito de sua circunscrição, é conferida a autoridade de autuação aos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.

Como você viu acima, o CTB atribuiu uma competência bem específica para cada órgão de trânsito.

E essa distinção não é por acaso.

A atribuição das competências existe justamente para deixar claro o que cada pessoa ou órgão pode ou não fazer.

Por isso, caso você seja autuado por infração de trânsito, deve se certificar se o órgão autuador que enviou a notificação para você está apto para tal, ou seja, se tem competência para realizar a autuação.

Caso não tenha, você deve tomar as devidas providências rapidamente, ou seja, recorrer.

Você deve estar se questionando os motivos da indicação para que você recorra das multas recebidas, e esse questionamento é comum a muitas pessoas.

Para que você compreenda o motivo, confira o tópico seguinte.

 

5º – O Acúmulo de Pontos Pode Gerar a Suspensão da CNH

A somatória de 20 pontos na CNH, em um período de 12 meses, faz com que o seu direito de dirigir seja suspenso

A razão de você entrar com recurso o quanto antes para evitar o acúmulo de pontos na sua carteira de habilitação talvez seja a mais importante de todas.

Isso porque, uma vez atingida a somatória de 20 pontos, dentro de um período de 12 meses, o condutor terá o seu direito de dirigir suspenso.

A suspensão, nesse caso, pode durar de 6 meses a 1 ano. Se o motorista voltar a atingir o limite de pontos dentro de 12 meses (ou seja, tornar-se reincidente), o prazo aumenta para de 8 meses a 2 anos.

Essa situação não pode acontecer de forma alguma com quem depende do veículo para trabalhar e sustentar a sua família, não é mesmo?

De acordo com a explicação do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) para essa penalidade, o condutor infrator que é autuado tem direito à ampla defesa por meio do processo administrativo.

Por isso, para não correr o risco de ter o documento de habilitação suspenso por acúmulo de pontos, certamente o melhor a fazer é entrar com recurso o quanto antes.

E, nesse ponto, eu posso ajudá-lo.

O Doutor Multas Pode Ajudar Você

Minha equipe de especialistas em recursos de multas de trânsito e eu costumamos usar a lei sempre em favor do cliente.

Até aqui, você viu 5 razões para recorrer de multa de trânsito o quanto antes e, assim, evitar que a penalidade se transforme em um problema mais sério para a sua habilitação.

Mas você sabe como obter sucesso no seu recurso?

A dica que eu sempre dou aos meus clientes é que a defesa deve ser elaborada de forma adequada para cada caso.

É preciso elencar os melhores argumentos de forma clara e objetiva.

O ideal é que você peça ajuda profissional.

Nesse sentido, o Doutor Multas pode ajudar você a elaborar o recurso ideal para o seu caso.

Minha equipe de especialistas em recursos de multas de trânsito e eu buscamos usar argumentos sempre embasados na legislação.

Nossa larga experiência em elaborar recursos de sucesso e nossa ótima reputação no site do Reclame Aqui, por exemplo, nos dão credibilidade para continuarmos prestando o melhor serviço em recursos de multas de trânsito do país.

Portanto, se o seu veículo é a sua fonte de renda principal, não espere que uma multa de trânsito se torne um problema maior.

Recorra o quanto antes!

Ao contar com os serviços do Doutor Multas, fique certo de que o seu recurso estará nas mãos de uma equipe especializada em recursos de trânsito no país.

Para você entender como ocorre o processo para recorrer de qualquer multa de trânsito, siga a leitura do próximo tópico.

 

Entenda o Processo Que Envolve o Recurso de Multa

Como você viu ao longo do texto, motivos não faltam para investir em um recurso de multa.

Além de ser um direito de todo cidadão, assegurado pela Constituição Federal, nem sempre a autoridade de trânsito ou os equipamentos utilizados para o registro da infração estão de acordo com as determinações da lei.

O processo de todo o recurso de multa envolve três etapas: defesa prévia, recurso em primeira instância e recurso em segunda instância. Porém, você só precisa passar para a etapa seguinte em caso de indeferimento.

Muitos condutores conseguem cancelar a multa na defesa prévia, mas outros ainda precisam da primeira e até da segunda instância.

Nesse caso, é importante seguir até o final, uma vez que as chances de deferimento não acabam na primeira recusa.

Defesa Prévia

Assim que o condutor recebe a notificação de autuação, ele pode começar a sua defesa. Nesta primeira etapa, é importante analisar com muita atenção o documento recebido, uma vez que qualquer erro nas informações contidas pode ser o gatilho para cancelar a multa.

O art. 280 do CTB determina quais são os dados que você precisa conferir (e, portanto, que precisam estar descritos na notificação). São eles:

  • tipificação da infração;
  • hora, data e local em que a infração foi flagrada;
  • elementos que identifiquem o veículo, como marca, espécie e caracteres da placa;
  • prontuário do condutor, quando possível;
  • identificação do órgão, agente ou aparelho responsável por comprovar a infração;
  • assinatura do infrator, quando possível.

 

Caso a sua defesa prévia não seja deferida, não se preocupe: ainda há chances com as demais etapas.

Recurso em 1ª instância

A segunda etapa de recurso de multa, destinado à JARI, é, geralmente, a que mais sucesso apresenta.

Aqui, é fundamental utilizar uma boa argumentação técnica, embasada na legislação vigente (Resoluções do CONTRAN, Código de Trânsito etc.) para formular a sua defesa.

Por isso, o auxílio de um especialista no assunto pode fazer toda a diferença, não é mesmo? Muitas vezes, existem detalhes importantes que o condutor desconhece e que podem ser utilizados no recurso.

Esses detalhes podem ser responsáveis pelo deferimento, ou não, da defesa. Portanto, quanto mais experiência no assunto, maiores serão as chances de sucesso, as quais não devem ser desperdiçadas.

Recurso em 2ª instância

Se a primeira instância for negada, você ainda tem uma terceira e última chance: o recurso em segunda instância.

Se não houver nada de diferente a acrescentar (ou mudar) no seu recurso, não tem problema, pois aqui outro órgão será responsável por julgar sua defesa.

Nesta etapa, caso o órgão autuador seja estadual ou municipal, a defesa deverá ser encaminhada ao CETRAN; caso o órgão seja do Distrito Federal, para o CONTRANDIFE.

Como você pode ver, todo o condutor tem três oportunidades para realizar o cancelamento de multa. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ganhar um recurso é possível.

Para isso, claro, você precisa contar com a ajuda de profissionais no assunto. Não esqueça que estou a sua disposição, tanto para tirar suas dúvidas, quanto para ajudá-lo na sua defesa.

 

Conclusão

É melhor recorrer e se livrar das penalidades o quanto antes!

Com a leitura deste artigo, você pôde acompanhar 5 motivos pelos quais é importante investir em um bom recurso de multa. Foram eles:

  • a possibilidade de irregularidades no auto de infração;
  • a notificação de autuação enviada fora do prazo;
  • a falta de regulamentação dos aparelhos utilizados no registro da infração;
  • agente ou autoridade de trânsito sem competência para autuar;
  • a possibilidade de o acúmulo de pontos gerar a suspensão da CNH.

A partir daí, você pôde perceber que nem sempre a determinação de algum agente de trânsito é isenta de irregularidade, e é por isso que é muito importante que você utilize o seu direito de recorrer.

Conforme expliquei no artigo, o processo de recurso envolve três etapas. Portanto, são três chances que você tem para cancelar a sua multa.

Finalmente, vale ressaltar que é sempre importante contar com a ajuda de profissionais capacitados para ajudá-lo com a sua defesa.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida sobre o tema abordado, deixe um comentário abaixo, para que eu o ajude a solucioná-la.

Também é importante que você compartilhe este conteúdo com seus amigos. Quanto mais pessoas estiverem bem informadas sobre o trânsito, mais motoristas conscientes teremos em nossas cidades.

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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Descubra como será o Enem digital e quem poderá fazer

Saiba agora como será o Enem digital e quem poderá participar do novo modelo do exame!

O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado há mais de uma década no país e se tornou a principal porta de entrada dos estudantes brasileiros ao ensino superior.

Além de avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio, o exame é utilizado como principal critério de seleção para ingressar em uma universidade pública pelo Sisu, conseguir uma bolsa de estudo por meio do ProUni ou financiar o curso pelo FIES.

Tradicionalmente aplicado de forma presencial, a partir de 2020 o Enem resolveu inovar no modelo de aplicação: agora alguns alunos poderão realizar a prova no formato digital, ainda em fase de testes.

Veja agora como será o Enem digital e descubra se você poderá participar!

Como será o Enem digital? 

O Enem digital é um novo modelo de aplicação de prova, considerado mais barato e seguro. No Enem digital, o aluno poderá realizar o exame de forma online, diretamente pelo computador.

No entanto, o acesso à prova não será feito de casa: assim como o modelo tradicional, o candidato fará a prova digital nas instituições selecionadas pelo Inep.

Por enquanto, o Enem digital será aplicado apenas em algumas regiões do país. O MEC estima que a partir de 2026 todo o exame será feito nesse modelo.

Em relação à prova, a estrutura permanecerá a mesma:

  • Realização em 2 domingos.
  • 4 provas objetivas, com 45 questões cada uma.
  • 1 prova de redação, que deverá ser digitada em computador.

Durante a fase de testes, é provável que o valor da taxa de inscrição permaneça o mesmo. No entanto, espera-se que esse custo venha a diminuir no Enem Digital nos próximos anos.

Como fazer o Enem digital? 

Assim como o Enem tradicional, as inscrições para o Enem digital acontecem durante o mês de maio e estarão disponíveis apenas para 50 mil alunos.

Para se inscrever no Enem digital, basta acessar o site oficial do exame na data indicada e preencher todas as informações solicitadas, optando pela versão informatizada da prova.

Quem pode participar do Enem digital?

Como adiantamos, 50 mil candidatos poderão optar por realizar o Enem digital na primeira aplicação do exame. Essa opção estará disponível para participantes das seguintes capitais:

  • Belém (PA)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Brasília (DF)
  • Campo Grande (MS)
  • Cuiabá (MT)
  • Curitiba (PR)
  • Florianópolis (SC)
  • Goiânia (GO)
  • João Pessoa (PB)
  • Manaus (AM)
  • Porto Alegre (RS)
  • Recife (PE)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Salvador (BA)
  • São Paulo (SP)

Novas cidades receberão o Enem Digital gradualmente, a partir de 2021.

Diferença entre o Enem digital e o tradicional

Embora a estrutura das provas seja a mesma, o Enem digital será em outubro, antes do Enem tradicional, que acontece em novembro.

As questões serão feitas de forma online, nos laboratórios de informática das instituições participantes, e deverão trazer maior interatividade, com apoio de infográficos e vídeos.

O tempo de prova também permanece o mesmo: no primeiro domingo, o candidato terá cinco horas e trinta minutos para a realização do exame. Já no segundo domingo serão cinco horas de prova.

Onde estudar com a nota do Enem digital?

Assim como o Enem tradicional, a nota do Enem digital poderá ser utilizada para ingresso em curso superior, através de programas governamentais como o Sisu, ProUni e FIES.

A pontuação também será aceita por faculdades particulares que trabalham com o sistema de ingresso direto, em que o aluno pode se matricular em uma graduação sem precisar prestar um novo vestibular.

Para se inscrever nos programas governamentais, é necessário aguardar o período de inscrições de cada um e conferir se sua nota é suficiente para ingressar no curso escolhido. Como a concorrência é grande, as notas de corte costumam ser bem altas.

Já se você deseja começar uma faculdade imediatamente, de forma prática e sem burocracia, pode utilizar a sua nota do Enem e se inscrever em curso superior presencial ou a distância por meio do ingresso direto. 

Selecionamos algumas boas faculdades, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que participam de programas como o ProUni e ainda trabalham com o ingresso direto. Conheça:

As instituições listadas acima ainda oferecem diversos benefícios financeiros como descontos, bolsas de estudos e financiamentos próprios sem burocracia.

Veja também:

Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Descubra como funciona a isenção da taxa do Enem

Pretende participar do Enem digital? Conta para a gente nos comentários qual curso você gostaria de fazer!

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Descubra quanto ganha um cientista

A carreira de cientista é muito importante para o desenvolvimento de nosso país. Conheça suas particularidades e a remuneração.

A profissão de cientista não é regularizada em nosso país, no entanto, existem milhares deles por aí!  Mesmo que você não tenha percebido, já deve ter cruzado com vários pelas ruas da sua cidade.

Aquela imagem caricaturada de uma pessoa reclusa, que faz experimentos em um laboratório, ainda é bastante difundida, mas o fato é que os cientistas pesquisam sobre os mais diversos assuntos e em muitas áreas do conhecimento.

Existem, para citar alguns exemplos, cientistas nas áreas de saúde, cientistas políticos, cientistas da educação.

Aquela vacina que você toma hoje foi descoberta por um deles, o método de ensino da escola de seus filhos, a orientação do fluxo de pessoas que circulam em uma avenida, entre tantos outros procedimentos e produtos que fazem parte do nosso cotidiano.

Todos podemos ser cientistas, basta começar uma formação acadêmica em nível superior e contribuir com o desenvolvimento tecnológico e a pesquisa no curso que escolhermos. Confira agora todas as etapas dessa formação e quanto ganha um cientista!

O que é ser um cientista?

Para ser um cientista é preciso estudar muito. Fazer ciência é propor novas soluções para problemas já instaurados na sociedade, além de detectar aqueles que talvez passassem despercebidos até então.

A carreira de cientista, ou pesquisador, como é comumente chamada, passa por algumas etapas, que começam na graduação com a iniciação científica, orientada por um professor responsável, com título de mestre ou doutor em sua área de atuação.

Na faculdade, o aluno aprende a pesquisar, e os frutos desse trabalho podem ser um projeto para a comunidade ou algum artigo publicado em anais de eventos e revistas indexadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

A publicação de artigos em algumas revistas exige o aval do orientador, por isso a importância dessa figura no começo e nas demais etapas da formação do cientista, já que ele é a pessoa que convalida tudo o que o estudante apresenta academicamente. 

Terminada a graduação, a carreira acadêmica pode ser seguida por meio de um mestrado e, posteriormente, de um doutorado, e até um pós-doutorado. 

Engana-se quem pensa que essas formações são apenas para dar aulas em faculdades. O processo de mestrado e de doutorado exigem o aprofundamento em ensino, pesquisa e extensão. Ao final de cada um deles, é preciso apresentar o resultado de uma pesquisa. 

Mas como os pesquisadores recebem por esse trabalho? Veremos no próximo tópico.

Qual o salário de um cientista?

Como não existe um salário determinado para a carreira de cientista, podemos falar de seus pagamentos durante algumas etapas. 

Na iniciação científica, no mestrado, no doutorado e pós-doutorado, o que eles recebem são bolsas de estudo subsidiadas pela CAPES, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dentre outras oferecidas pelos governos estaduais. 

Vamos especificar os valores dessas, que são as principais instituições que fomentam a pesquisa em nosso país.

CAPES e CNPq

  • Iniciação científica: R$ 400,00 
  • Mestrado: R$ 1.500,00
  • Doutorado: R$ 2.200,00
  • Pós-Doutorado: R$ 4.100,00

Para os professores concursados nas universidades públicas, além do salário, que pode chegar a até R$ 18.000,00, existem outros auxílios à pesquisa, que variam de acordo com o trabalho que será desenvolvido. 

Em todos os casos, quem recebe a bolsa deve ter dedicação exclusiva à pesquisa, ou seja, não pode trabalhar em outros locais. 

Esse montante, além de ser usado para que o pesquisador mantenha seus gastos básicos, como alimentação, transporte e moradia, é destinado para a participação em eventos acadêmicos, como simpósios e congressos. 

Infelizmente, o valor das bolsas acaba desestimulando muitas pessoas de seguirem a profissão, principalmente as que moram em grandes centros, nos quais o custo de vida é mais alto.

Como se tornar um cientista?

Se você tem interesse em pesquisar e já está em uma faculdade, converse com os professores e descubra quais deles orientam projetos na instituição. 

Existe um mito de que apenas as faculdades públicas fazem pesquisa, mas muitas faculdades particulares investem e têm professores qualificados para orientar e despertar esse desejo do trabalho científico em seus alunos.

Após saber qual docente irá orientá-lo, é hora de montar um projeto de pesquisa com todos os seus questionamentos e hipóteses para possíveis soluções que serão buscadas durante um período determinado.

Quem ainda não está na faculdade e quer ser cientista já pode começar a escolher a área e o curso para estudar. Com as novas opções de cursos tecnológicos, em apenas dois anos já é possível ter um diploma de nível superior e concorrer a uma vaga em um mestrado logo em seguida.

Onde estudar para ser um cientista?

Todas as faculdades estão aptas a formar cientistas, já que o corpo docente precisa ter uma porcentagem mínima de mestres e doutores obrigatoriamente, porém, nem todas têm uma cultura de pesquisa, e esse é um trabalho que exige dedicação, principalmente do estudante.

Vai encarar? Quer saber onde estudar para ser cientista? Temos algumas sugestões de faculdades reconhecidas pelo MEC, que oferecem excelentes graduações e pós-graduações, presenciais e a distância:

Você já pode começar com uma bolsa na graduação com a sua nota do Enem. Com uma nota mínima de 300 pontos e redação acima de zero, dá para entrar direto em qualquer uma delas.

Sem vestibulares ou outras provas, ainda pode escolher entre vários cursos com diplomas válidos em todo o território nacional. 

Caso tenha alguns pontinhos a mais e se destaque entre os concorrentes, também consegue uma bolsa de até 100%. Isso mesmo: já começa sua carreira de cientista sem pagar nada!

Investir em uma boa formação é o caminho para uma carreira de sucesso, seja dentro ou fora da ciência. 

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E aí, futuro cientista? Comente conosco qual faculdade você quer cursar para desenvolver sua vida acadêmica!

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Descubra quanto ganha um cientista Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Descubra quanto ganha um auxiliar de enfermagem

Veja quanto ganham os auxiliares de Enfermagem no Brasil, onde estudar e como se qualificar para avançar na carreira.

As equipes de atendimento em saúde são formadas por profissionais de diferentes níveis de formação. Uma das funções que está na linha de frente e que mais tem contato com os pacientes é a de auxiliar de Enfermagem.

Veja as principais funções do auxiliar de Enfermagem:

  • Preparar pacientes para exames, consultas e tratamentos.
  • Cuidar da higiene e da alimentação dos pacientes em hospitais e clínicas.
  • Zelar pela segurança e pela limpeza de equipamentos em instituições de saúde.
  • Preparar e aplicar medicamentos e vacinas.
  • Fazer curativos de baixa complexidade.
  • Auxiliar na execução de tratamentos.
  • Colher materiais para exames de laboratório.
  • Atuar em atendimentos pré e pós-operatórios pouco complexos.

Quer descobrir o salário do auxiliar de Enfermagem e saber mais sobre como se tornar um profissional da área? Confira abaixo.

Quanto ganha um auxiliar de Enfermagem?

O salário dos auxiliares de Enfermagem varia entre R$ 1.040 e R$ 3.550, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mantido pelo governo federal.

A média salarial no país é de R$ 1.620, considerando-se uma jornada de 36 horas de trabalho por semana.

Os valores variam conforme a região do país. A maior média salarial é registrada no Rio Grande do Sul: R$ 2.127. Já a menor está no Amapá: R$ 1.058.

Outros dois fatores importantes de variação são o porte da organização empregadora e o tempo de experiência do profissional.

Auxiliares de Enfermagem com mais de 4 anos na função costumam ter salários acima de R$ 2.500 em empresas grandes (com mais de 500 empregados).

Como se tornar um auxiliar de Enfermagem?

Para exercer essa função, é preciso concluir o curso de auxiliar de Enfermagem, com  tempo total de formação de 15 meses.

O curso está disponível em escolas técnicas e profissionalizantes. Para se matricular, é preciso ter pelo menos 17 anos de idade e ensino fundamental completo – mas é importante concluir o ensino médio, já que a maior parte das vagas de emprego exige esse nível de escolaridade.

Depois de formado, o auxiliar de enfermagem precisa se registrar no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) de seu estado para poder exercer a profissão. Para isso, basta apresentar a documentação solicitada e o diploma.

Qual a diferença entre enfermeiro, técnico e auxiliar?

Veja, a seguir, as diferenças entre as principais categorias de profissionais da Enfermagem:

Auxiliar de Enfermagem: trabalha em atividades e setores de atendimento de menor complexidade. O curso dura cerca de 15 meses.

Técnico de Enfermagem: profissional habilitado para lidar com procedimentos de média e alta complexidade, cumprindo rotinas planejadas pelos enfermeiros. O curso técnico dura cerca de 2 anos e exige ensino médio completo.

Enfermeiro: é o profissional mais qualificado da área. Pode realizar procedimentos de todos os níveis de complexidade, além de planejar as rotinas de atendimento. Costuma ser responsável pela supervisão das equipes de Enfermagem. É necessário ter curso superior (faculdade), com duração de 5 anos.

Salários dos diferentes profissionais de Enfermagem

Quanto maior o grau de formação e o nível de complexidade das funções exercidas, maior é o salário do profissional de Enfermagem.

Enquanto a média salarial do auxiliar de Enfermagem é de R$ 1.620, a do profissional de nível técnico é de R$ 1.750, de acordo com dados do CAGED.

Já o salário médio dos enfermeiros – profissionais de nível superior – é de R$ 3.440. Em grandes hospitais, os enfermeiros com mais de 6 anos de experiência costumam receber mais de R$ 5.000 mensais.

Os salários da área de Enfermagem exemplificam uma tendência detectada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): no país, profissionais com diploma de ensino superior recebem, em média, mais do que o dobro daqueles que têm apenas o ensino médio.

Onde estudar?

Se você está pesquisando onde estudar para se tornar um profissional da Enfermagem, verifique se a instituição de ensino de seu interesse tem todos os registros válidos para emitir certificados e diplomas. Isso vale para todos os níveis: auxiliar, técnico e nível superior.

Apenas quem se formou em uma escola ou faculdade com as credenciais em dia está devidamente habilitado para obter o registro profissional e entrar no mercado de trabalho.

Que tal conhecer algumas boas opções? Listamos, abaixo, universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação) que oferecem o curso superior em Enfermagem e trabalham com programas de bolsas de estudos:

Clique nos links da lista acima, navegue pelos sites das faculdades e saiba mais sobre cursos, modalidades de ensino, bolsas e descontos. Conseguir um diploma de ensino superior pode estar mais perto (e custar bem menos) do que você imagina!

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Você pretende se tornar auxiliar de Enfermagem? Está planejando fazer uma faculdade também? Conte para a gente nos comentários!

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