sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Entenda as diferenças entre pneu recapado, recauchutado e remoldado

pneu Continental

Processos são completamente diferentes e podem – ou não – ser aplicados em determinados tipos de pneus

 

A Continental ajuda a explicar as diferenças entre recapagem, recauchutagem e remoldagem, as três principais práticas de reforma em pneus que chegaram ao final da vida útil, sejam eles de carga, passeio ou motocicletas.

”Entende-se por pneu recapado aquele que tem sua banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo) substituída. O recauchutado, além da banda de rodagem, substitui os seus ombros (parte externa entre a banda de rodagem e seu flanco, parte lateral do pneu) e o remoldado, que além de substituir a banda de rodagem e seus ombros, substitui também toda a superfície de seus flancos”, afirma Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental. “Apesar de parecerem ser diferenças pequenas, tratam-se de processos totalmente diferentes que podem  – ou não – ser empregados em determinados tipos de pneus.”

No caso dos pneus de carga, aplica-se a recapagem, que pode ser realizada a frio ou a quente, em que apenas a banda de rodagem do pneu é substituída por uma nova. Já nos pneus de passeio, vans e camionetas, produzidos com lonas de corpo (carcaça) de tecidos têxteis (naturais ou sintéticos), não se recomenda a realização de nenhum dos três processos. Entre os motivos estão:

– Os requisitos normativos em vigor não demandam a identificação da carcaça de origem do pneu remoldado, deixando o consumidor susceptível a misturar carcaças diferentes – com comportamentos dinâmicos diferentes – em um mesmo eixo, gerando desequilíbrio no veículo;

– O processo de escareação aplicado à reforma de carcaças pode mascarar danos nas lonas de corpo, cintas estabilizadoras e capplies, que podem se propagar de forma abrupta sob as altas velocidades às quais os pneus de veículos leves podem ser submetidos;

– O processo de inspeção de carcaça, por mais minucioso que seja, ainda é realizado de forma visual e com o pneu desmontado. Assim, ele é incapaz de identificar de forma eficaz avarias causadas à carcaça por rodagem com baixas pressões de inflação e impactos, mascarando danos que podem reduzir a vida útil do pneu e colocar em risco a sua integridade estrutural.

recapagem pneu Continental

Para o consumidor, ele terá ainda a dificuldade de identificar quantas vezes o pneu passou pelo processo de remoldagem, a quanto tempo de uso essa carcaça já foi submetida, além da data de fabricação do pneu original, que pode ser superior ao tempo máximo de vida recomendado por toda a indústria: 10 anos.

“Os pneus são o único ponto de contato do veículo com o solo. Em uma situação crítica, são eles que determinam se o carro pode parar em tempo, se tem dirigibilidade em pista molhada ou se permanece na via ao fazer uma curva. Esses são aspectos extremamente importantes e que impactam diretamente não só o motorista e seus acompanhantes, mas também os demais veículos e pedestres”, alerta Astolfi.

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Cobreq destaca benefícios da linha Racing Extreme para motos

Além do menor desgaste em situações extremas, componentes também possuem tecnologia para sensibilidade à temperatura

 

A Cobreq destaca benefícios das pastilhas de freio da Linha Racing Extreme para motocicletas. Segundo a empresa, a Cobreq Racing Extreme possui excelente estabilidade a diferentes faixas de velocidades, tanto em uso diário em ambientes urbanos relacionados a baixas velocidades (40 km/h, por exemplo), quanto em condições severas de performance que exigem do sistema de freio uma maior estabilidade e resposta, como a 200 km/h.

Produzidas com tecnologia cerâmica, a marca explica que os itens são leves, reduzem ruídos e vibrações e apresentam uma grande resistência no sistema de freio, oferecendo ao motorista um melhor desempenho do veículo.  O componente ainda possui uma variação de coeficiente de atrito que se mantém constante, desde temperaturas normais de uso como 100°C até condições severas de 500°C.

A linha Racing Extreme foi desenvolvida seguindo rigorosos critérios relacionados à segurança para o condutor ou piloto, no qual possui uma resposta muito superior aos demais quando comparado ao resultado da distância de parada.

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Fernando Calmon | Porsche Taycan Turbo S: elétrico de tirar o fôlego

Porsche Taycan

Partir para um automóvel elétrico era uma questão de sobrevivência, em longo prazo, para uma fabricante que tem histórico de modelos de altíssimo desempenho e, ao mesmo tempo, participação importante de SUVs no portfólio, modelos mais pesados e, naturalmente, de maior consumo de combustível que afeta de forma direta as emissões de CO2. Não havia escolha para a Porsche, pois híbridos plugáveis são insuficientes para evitar as altas multas que a União Europeia impõe para a média dos veículos à venda de cada marca.

Inicialmente há três opções de preço: 4S, R$ 598.000; Turbo, R$ 809.000; Turbo S, R$ 979.000. Já inclui mudanças na estrutura elétrica em qualquer tipo de imóvel e endereço no Brasil. Haverá ainda versão de entrada, mas só quando a demanda mundial for atendida. A Porsche planejou 20.000 unidades/ano, porém a procura é pelo dobro. A fábrica dedicada precisou tomar “emprestados” 400 funcionários da Audi.

Trata-se de um sedã-cupê de quatro portas com inspiração de linhas no 911 e no Panamera. É bater um olho e ver um Porsche. Com apenas 1,38 m de altura o acesso ao interior não é o de um sedã comum. Contudo, ao sentar estão lá o volante em posição vertical e o tradicional botão de partida no lado esquerdo do painel. Na realidade é um botão de desligar, porque basta pisar no pedal de freio para o carro estar energizado. Além do quadro de instrumentos digital, há duas telas centrais e mais uma (sem tanta utilidade) para o passageiro, além da que controla o ar-condicionado quadrizona.

Em conectividade deixou de fora o Android Auto. O carro é um 4+1: passageiro central, atrás, só em curtas distâncias. Um vão no assoalho acomoda os pés dos outros dois passageiros, além do bom espaço para as pernas (2,90 m de entre-eixos). Dispõe de dois porta-malas: traseiro, de 366 litros e dianteiro, de 81 litros (se transportar o cabo de recarga, menos espaço).

Fernando CalmonÉ o primeiro elétrico com sistema de 800 V (normal, 400 V): recarrega a bateria de 5% a 80% em 22 minutos. Alcance declarado de até 412 km, no caso do Turbo S. Potência combinada dos motores dianteiro e traseiro atinge 625 cv (761 cv, com overboost). Torque descomunal: 107,1 kgfm. Para o motor traseiro existe uma caixa automática epicicloidal de duas marchas: uma melhora a arrancada e a outra aumenta o alcance em estrada.

Na avaliação que fiz no autódromo Velo Città não transpareceu o peso de 2.370 kg. Comportamento é exemplar, da tomada à saída de curvas, além da irrepreensível estabilidade direcional. Freios estão no melhor padrão: discos carbocerâmicos com pinças gigantes de 10 pistões na frente e 4 atrás. Há frenagem regenerativa por aletas no volante ou pela câmera dianteira que monitora o trânsito e aciona a regeneração. Silêncio a bordo é tal que mal se percebe o ruído de rodagem dos pneus (rodas de 21 pol. de diâmetro). No modo Sport Plus ouve-se leve rumor dos motores.

Impressionante é a aceleração do Taycan Turbo S com auxílio do controle de largada: 0 a 100 km/h em apenas 2,8 s. Só perde por 0,1 s para o 911 Turbo S que inspirou o nome do elétrico, mesmo sem este ter turbocompressor, obviamente.

 

ALTA RODA

 

Amarok, ano-modelo 2021, ganhou motor V-6 turbo diesel mais potente no mercado de picapes médias. São 258 cv, mas a função overboost durante 10 s aumenta a potência para 272 cv. Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 s equivale a um Jetta GLI. Hoje, 65% das Amarok têm motor V-6. Há três versões de R$ 243.290 a R$ 258.270. Continuam duas versões de quatro cilindros.

Leve reestilização de meia geração no Mini Countryman 2021. Quatro opções, duas com motores turbo de 136 cv e 306 cv, por R$ 199.990 e 299.990. As outras, híbridas plugáveis: R$ 234.990 e 264.990. Avaliei essa última com alcance de quase 50 km em uso urbano no modo elétrico. Quadro de instrumentos é acoplado à regulagem da coluna de direção. Em estrada, dirigibilidade e desempenho instigantes.

FCA e TIM confirmaram o acordo antecipado aqui com exclusividade. A partir do primeiro semestre de 2021, modelos Fiat, Jeep e Ram contarão com Wi-Fi a bordo com chip de celular integrado ao multimídia, esquema já oferecido por GM e Claro. Ainda não se anunciou preço dos serviços. Novos recursos de conectividade com atualização OTA e internet das coisas (IoT) estarão incluídos.

Desvalorização do real frente ao dólar traz oportunidades de exportação do SUV compacto Kicks, afirmou Marco Silva, presidente da Nissan. “Aguardo sinal verde da matriz para mercados sul-americanos hoje abastecidos por México e Tailândia.” Sua previsão para o mercado interno, a depender da evolução da pandemia e suprimento de peças, aproxima-se dos níveis de 2019.

Muito raro a Toyota distribuir nota pública sobre decisões do Congresso, como a extensão de incentivos fiscais para fábricas do Centro-Oeste. “Precisamos de cenários claros para investir com segurança. É um jogo de soma com resultado negativo, pois gera alguns empregos na região incentivada, mas elimina empregos e renda nas outras regiões.”

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quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Delphi explica como funcionam os sensores de oxigênio

Delphi sensor de oxigênio

Peça é importante para garantir a mistura correta de ar e combustível, resultando em melhor desempenho do motor, menor consumo e menores emissões

 

A Delphi explica como funcionam os sensores de oxigênio, componentes que têm a função de monitorar a quantidade de oxigênio que está contida no gás do tubo de exaustão do motor e repassar esta informação para a sua unidade eletrônica de gerenciamento.

Por isso, a peça é extremamente importante para garantir o bom funcionamento do veículo, possibilitando o equilíbrio da mistura de ar e combustível para a queima correta deste. Esse controle mais preciso do uso do combustível resulta em melhor rendimento do motor, redução do consumo de combustível e consequente redução na emissão de poluentes.

“Os sensores de oxigênio são comumente montados no coletor de escapamento ou antes do catalisador. Em alguns veículos, há mais de um sensor de oxigênio, e esta peça adicional está localizada após o conversor catalítico, tendo a função de monitorar a emissão de gases poluentes”, finaliza Marcelino.

O principal fator para o desgaste da peça é o uso de combustível de má qualidade e, se estiver em más condições, pode causar danos em outros componentes, como velas de ignição e catalisador.

“É importante ficar atendo a sinais como acendimento da luz do sistema de injeção no painel, queda de rendimento, dificuldades na partida e falhas no motor, que podem indicar problemas no sensor de oxigênio. Com isso, o ideal é fazer a revisão periódica do componente uma vez por ano ou conforme orientação da montadora”, afirma Fernando Marcelino, técnico de Suporte ao Cliente da Delphi Technologies.

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Eaton dobra produção de autopeças em 20 anos

Fábrica da empresa em Mogi Mirim/SP comemora duas décadas com fabricação a todo vapor, além de investimentos na linha de produção

 

Comemorando 20 anos, a fábrica da Eaton em Mogi Mirim/SP dobra sua produção de componentes e chega a fabricar cerca de 20 mil itens por dia. O espaço produz kits para transmissões compostos por eixos, engrenagens e sincronizados para carros de passeio, caminhões e ônibus. Segundo a empresa, o fornecimento para caminhões pesados e extrapesados foi o principal motivo que levou a fábrica a dobrar sua produção.

Além da General Motors como cliente, a Eaton expandiu seus negócios com a Mercedes-Benz, iniciando o fornecimento de componentes para o novo Actros, que está nacionalizando seu câmbio automatizado G291 de 12 velocidades e tem a empresa como principal fornecedora local de itens para a caixa.

Investimentos na fábrica

A unidade de produção investiu em 50 equipamentos novos, dentre eles soluções inéditas da empresa no Brasil, como uma nova tecnologia para acabamento de dentado, microscópio eletrônico de varredura (MEV) para área de tratamento térmico que, até então, só era encontrado em universidades e centros de pesquisas.

Investimentos em Indústria 4.0 estão numa fase avançada na localidade. Veículos autoguiados fazem o transporte de peças entre diferentes áreas da fábrica possibilitando que funcionários passem a executar atividades que agregam mais valor – o que resulta em mais produtividade e ergonomia.  Também já é possível ver a atuação de um robô colaborativo com dois “braços” montando componentes complexos. Além disso, óculos de realidade aumentada estão sendo usados frequentemente em diversas situações, como manutenção preventiva e montagem de equipamentos, e impressora 3D tem produzido inúmeros itens.

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quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Diesel varia 23% no acumulado do ano

combustível diesel

Janeiro foi o mês em que o diesel apresentou maior preço, enquanto maio/junho foi o período que apresentou o menor valor

 

O diesel teve variação de quase 23% no acumulado do ano, segundo o Índice de Preços Ticket Log (IPTL). O combustível apresentou o maior valor em janeiro, quando foi encontrado a R$ 3,97, e os menores ficaram com maio e junho, meses em que o diesel foi encontrado a 3,23.

Contrariando o cenário de alta nos preços desde o mês de junho, nos primeiros quinze dias de outubro o combustível apresentou queda – 1,1% a menos do que o registrado no mês de setembro. “O comportamento se deve às oscilações de valor para equilibrar os preços do período pré-pandemia. Após a crescente desde o mês de junho, os preços apresentaram baixa no começo de outubro”, afirma Douglas Pina, Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log.

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Ford oferece venda de peças em parceria com Lojas Americanas

Ford loja oficial nas Lojas Americanas

Loja Oficial Ford nas Lojas Americanas oferece peças de reposição Ford, Motorcraft e Omnicraft

 

A Ford amplia a oferta de comércio eletrônico com uma nova Loja Oficial nas Lojas Americanas. No espaço, serão oferecidas peças de reposição Ford, Motorcraft e Omnicraft. Os produtos ofertados na plataforma incluem pneus, aditivos, filtros de ar, componentes de freios e suspensão, entre outros.

“Nossa missão é oferecer uma experiência multicanal para os clientes, permitindo que decidam onde comprar com comodidade, de acordo com a sua preferência”, afirma Verônica Carmelini, supervisora de Marketing e Comunicação de Serviço ao Cliente da Ford. 

Segundo Verônica, as concessionárias Ford que já aderiram aos novos canais observaram uma grande evolução nas vendas, mesmo neste momento de recuperação econômica do país. O link para acessar a loja oficial Ford nas Lojas Americanas é https://www.americanas.com.br/hotsite/ford.

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