sexta-feira, 1 de novembro de 2019

3º Congresso Brasileiro do Mecânico bate recorde de público e temas técnicos

3º Congresso Brasileiro do MecânicoTerceira edição estreia a área do Box Técnico, com 36 palestras das empresas participantes, além das 15 palestras no Auditório principal

Por: Anamaria Rinaldi
Fotos: Alexandre Andrade

O 3º Congresso Brasileiro do Mecânico foi um sucesso absoluto, com mais de 4.200 mecânicos presentes, um recorde de público. Esta edição, realizada em 26 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo, estreou ainda a área do Box Técnico, principal novidade que reuniu 36 palestras com especialistas das empresas apoiadoras. Somando-se às 15 palestras no Auditório, os mecânicos presentes tiveram acesso ao todo a 51 apresentações, com 59 palestrantes. Nesta enorme quantidade de informações altamente qualificadas, os visitantes puderam acompanhar as tendências, inovações e novas tecnologias disponíveis, em contato direto com a indústria automotiva.

No espaço de 8 mil m² do Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, localizado na Zona Norte da capital paulista, os presentes puderam ainda acompanhar os lançamentos e conhecer a linha de produtos das fabricantes de veículos e autopeças, dispostas em 39 estandes. No local, os mecânicos tiveram acesso aos especialistas das empresas para esclarecer suas dúvidas e ficar antenados com as novidades.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

As palestras aconteceram simultaneamente, no auditório, em três palcos, abordando temas variados, mas todos igualmente importantes para os profissionais do setor, seja do segmento de leves ou pesados. A abertura teve início às 9h30, com o editor das revistas O Mecânico e CARRO, Edison Ragassi, e o diretor geral da Infini Mídia, Fabio Figueiredo, saudando os mecânicos presentes e dando as boas-vindas a mais uma edição do Congresso Brasileiro do Mecânico.

Na sequência, Ragassi celebrou os 35 anos da Revista O Mecânico, que contou com uma edição especial de aniversário em outubro, com 148 páginas de muito conteúdo técnico para os leitores. “A revista O Mecânico evoluiu com o tempo na maneira como leva informações técnicas para o mecânico. Na primeira edição de 1984, por exemplo, havia uma reportagem explicando como era o carburador em um carro a álcool. Agora, em 2019, trazemos uma reportagem sobre o sistema de ar-condicionado em veículos elétricos”, destaca Ragassi. Vale lembrar que todo o conteúdo de O Mecânico está disponível no site e no aplicativo, além de atualizações diárias nas redes sociais em nossas páginas do Facebook e Instagram e vídeos toda semana no canal do YouTube OMecâniconline.

Batalha do Mecânico

Os profissionais que compareceram ao Congresso Brasileiro do Mecânico tiveram acesso também à nova ferramenta oferecida por O Mecânico em parceria com a Bosch, o MecânicoPro, além dos cursos online, todos com certificado, disponíveis na plataforma Curso do Mecânico. Outra grande novidade desta edição foi o lançamento do reality show Batalha do Mecânico, com a revelação do teaser. Na disputa, quatro mecânicos competem entre si pelo prêmio de R$ 10 mil. A websérie será veiculada no canal do YouTube OMecâniconline.

Por fim, foi possível ter contato com modelos lançados recentemente no mercado brasileiro, como o elétrico Renault Zoe, o VW T-Cross – exposto com diversos equipamentos opcionais – e o Chevrolet Onix Plus, que inclusive serviu de carro de apoio no Box Técnico. Merecem destaque também os carros da Stock Car, o Camaro Safety Car e a picape Mitsubishi L200 com esteiras para neve expostos no pavilhão.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

O Futuro da Mobilidade

A primeira palestra que abriu a programação no Auditório foi sobre O Futuro da Mobilidade, com a participação de Fabio Delatore e Gustavo Donato, professores da FEI. A palestra discutiu algumas tendências, como novas tecnologias em sistemas, tanto do ponto de vista da engenharia como de manutenção, além dos veículos híbridos e elétricos. “Dentro das macrotendências, os híbridos e elétricos vão chegar a nós. Aliás, já estão chegando”, destaca Gustavo.

Fabio completa que a eletrificação está cada vez mais presente: “Às vezes eu me sinto respondendo sobre eletrificação como se isso fosse a ovelha negra. Por muitos anos tivemos os motores a combustão e agora os elétricos vêm surgindo cada vez mais presentes, assim como há alguns anos a eletrônica entrou com injeção e, naquela oportunidade, o profissional que utilizava lâmpada para teste precisou se adaptar para passar a utilizar o multímetro”, explica ele.

O professor da FEI, Fabio Delatore, lembra que a especialização também é necessária na eletrificação, com capacitação para trabalhar com alta tensão e o uso de ferramentas que não são as convencionais vistas hoje em dia. “O grande ponto é a educação e o conhecimento, com os profissionais continuamente se capacitando. Fiquem de olho nas novas tecnologias!”, alerta Gustavo Donato, que também é colunista da Revista CARRO.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Motor EA211

Na sequência, o Auditório A recebeu a palestra sobre Motor EA211, apresentada por Daniel Morroni, diretor de pós-vendas da Volkswagen para a América do Sul, e Adilson Biazotti, gerente de suporte ao produto da fabricante. O propulsor, que equipa modelos vendidos no mercado brasileiro como up!, Polo e Virtus, possui diversas tecnologias embarcadas. “Assim que terminamos a palestra, recebemos muitas perguntas, principalmente perguntas técnicas, o que nos chamou a atenção pelo elevado grau de interesse dos participantes. Percebemos que os mecânicos usam esse espaço para ajudá-los a resolver problemas que eles encontram no seu dia a dia”, aponta Morroni.

Adilson completa que, por ser um motor que agrega muitas tecnologias, há cuidados que devem ser tomados. “As perguntas foram muito pertinentes, sobre como conduzir e como mexer. A cada dia que passa, as tecnologias ficam cada vez mais avançadas, o que exige conhecimento técnico e muito estudo para não danificar algo devido ao manuseio errado”.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Freios ABS

A palestra realizada às 11 horas no Auditório B abordou o tema dos Freios ABS, com a participação de Werner Heinrichs, consultor técnico da Continental. “Falamos de freios ABS, mas abrangendo na verdade todos os outros sistemas dos freios modernos, como EBD e EPB, além das novidades que vemos nos veículos híbridos. Com essa evolução, o distribuidor e as autopeças terão que se reinventar e o mecânico precisará se qualificar. Toda a oficina terá que se reinventar para atender a manutenção desses modelos”, destaca Heinrichs.

O especialista lembra que essas tecnologias já são realidade, devendo chegar às ruas na Europa em definitivo no ano que vem. Para ele, a expectativa no Brasil é até 2030. “Por isso, recomendo que o mecânico se qualifique, estude, faça cursos e entenda, desde já, como tudo isso funciona. Nos freios, haverá uma mudança drástica nos próximos anos, visto que estamos removendo os fluidos. Não haverá mais óleo de motor, filtro de óleo, de ar e de combustível, bomba elétrica, tanque de combustível, bobinas, velas… essas coisas praticamente acabaram. E o freio será diretamente afetado, com o uso do freio regenerativo que carrega o veículo”, afirma.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Fluido de Arrefecimento: quando trocar, como trocar e qual usar

A terceira palestra que completou a rodada das 11 horas foi sobre fluido de arrefecimento, citando questões de grande relevância como quando trocar, como trocar e qual usar. Participaram do debate, que foi moderado pelo professor de engenharia mecânica da FMU, Fernando Landulfo,  o gerente da divisão automotiva da Tirreno, Eduardo Alvarez e Arley Barbosa da Silva, coordenador do departamento técnico de engenharia e lubrificação na Promax Bardahl. Em perfeita sintonia, os palestrantes destacaram a importância do uso do produto adequado, assegurando também a qualidade e procedência para evitar problemas, que podem gerar danos graves ao motor.

“Como esse mercado não é regulamentado, sem um órgão fiscalizador, é importante passar para o mecânico qual produto usar. Por isso, abordamos o tema de forma bem clara para mostrar a importância de usar um fluido de qualidade, ainda mais porque existem os famosos ‘água com corante’. Nós quisemos ressaltar na palestra essa diferença”, explica Arley. A polêmica sobre usar água de torneira também fez parte da apresentação. “Vivemos em um país de grandes dimensões, com a qualidade da água diferente em cada região. Por isso, nós fabricantes recomendamos sempre usar água de lata pureza, como destilada ou deionizada. Ou empregar o produto já pronto para uso”, completa Eduardo.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Motor THP

Ao meio-dia, aconteceu a palestra com os especialistas da PSA sobre Motor THP, presente desde 2010 no mercado brasileiro e hoje em diversos modelos, como 208, 2008 e 3008. “Hoje, mais de 70% da frota circulante brasileira de todas as marcas está na mão dos mecânicos independentes. Por isso a Peugeot Citroën faz questão de se aproximar cada vez mais desse público”, diz Dercyde Gomes, diretor de pós-vendas Peugeot, Citroën e Eurorepar Brasil.

Nelson Cró, que atua na área de desenvolvimento de produtos da PSA, explicou que muitas dúvidas dos mecânicos presentes ao 3º Congresso Brasileiro do Mecânico diziam respeito à primeira versão, a EP6CDTM, que já passou por inúmeras evoluções. “O número de problemas relacionados ao THP Flex reduziu drasticamente, justamente devido às evoluções aplicadas nesta nova geração”, explicou o especialista. Durante a palestra, Carlos Scandura, engenheiro de desenvolvimento de produto da área de Powertrain América Latina, também abordou as propriedades e construção do motor, citando as adaptações necessárias no THP Flex para o Brasil.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Câmbio Automatizado Leve – Sistema Free Choice

No auditório B, Luiz Napoleão, assistente técnico da Marelli, falou sobre câmbio automatizado sistema Free Choice para a linha leve, um tema bastante amplo e que ainda é tabu em algumas oficinas. O especialista tratou de dicas de montagem, instalação e procedimentos de regulagem, que são comuns no dia a dia dos mecânicos. “Me chamou a atenção uma dúvida sobre regulagem de central eletrônica para esse câmbio, o que não é feito normalmente. Em geral, a regulagem é feita no câmbio. Por isso, achei interessante poder dividir essa informação com os presentes, porque muita gente ainda deve ter esse tipo de dúvida”, esclarece. Vale destacar que essa tecnologia é aplicada em veículos Fiat Dualogic e VW i-Motion, por exemplo.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Bomba injetora

Esta edição do Congresso Brasileiro do Mecânico também contou com temas sobre diesel. A terceira palestra realizada ao meio-dia, no Auditório C, tratou de bomba injetora diesel, com a participação do técnico de suporte ao cliente da Delphi Technologies, Fernando Marcelino Pereira. O tema da bomba DP310 é de grande relevância, por ser empregada em todos os motores da linha agrícola, geradores de energia.

“Essa bomba vem revolucionando o mercado brasileiro com relação à legislação MAR-1 de emissões de máquinas agrícolas. Além disso, notamos que o interesse sobre o segmento de diesel vem crescendo e, para nós, é importante estarmos próximos desse público para compartilhar conhecimentos. Tivemos perguntas também sobre Arla, por exemplo”, afirma o técnico.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Novo Toyota Corolla: o primeiro híbrido flex do mundo

A rodada de palestras antes do intervalo para o almoço foi encerrada com um tema bastante atual: a nova geração do Toyota Corolla, lançado recentemente no mercado brasileiro. Miguel Fonseca, português que ocupa atualmente o cargo de Regional Officer da Toyota para a América Latina e Caribe (TLAC), tratou da tecnologia inovadora do híbrido flex, presente na versão Altis do sedã.

“Nós acreditamos que a eletrificação do etanol, por meio dessa solução híbrida, é fundamental para ajuda a indústria brasileira a fazer a transição dos carros convencionais para modelos de tecnologia avançada, mais eficientes. E de uma forma adequada para o Brasil, incorporando o etanol, uma matriz energética renovável. Isso vai permitir que a indústria nacional ganhe escala na produção de componentes elétricos, como bateria, motor elétrico, chicote, conversor, inversor, entre outros, levando à sua adequação ao futuro e a sua sobrevivência a longo prazo”, afirma Fonseca.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Motor Ecotec 1.4 Turbo

Entre as diversas fabricantes presentes nesta edição do Congresso Brasileiro do Mecânico, a General Motors também participou com uma palestra no Auditório A sobre o motor Ecotec 1.4 Turbo, utilizado no Cruze e Tracker. Ministrado por Amauri de Souza Teixeira, engenheiro sênior na GM do Brasil, o painel revelou informações técnicas, destacando que o motor Ecotec 1.4L foi desenvolvido com a mais avançada tecnologia para atender as novas necessidades dos clientes em relação a performance e eficiência energética, além de requisitos dos mercados globais tendo em vista as novas arquiteturas modulares, otimizando ainda processos de manufatura.

“O desenvolvimento de um motor leva, em média, quatro anos. Temos exposto aqui no Pavilhão o Onix Plus, por exemplo, que levou mais ou menos esse mesmo tempo para desenvolvermos o 1.0 3-cilindros. É uma grande satisfação vermos o produto chegar às concessionárias e vê-lo em eventos como este, em contato direto com o público final”, destacou Amauri durante a sua apresentação. “Foi uma excelente experiência poder compartilhar no Congresso do Mecânico os detalhes do desenvolvimento desse propulsor. A plateia se mostrou muito atenta aos detalhes e interessada em aprofundar conhecimentos e trocar experiências.”

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Carros elétricos e o futuro da mecânica de automóveis no Brasil

Outra fabricante de automóveis presente foi a Renault, que contou com a participação de Luiz Fernando Oliveira, chefe de projetos de veículos elétricos na Renault do Brasil. O especialista com 22 anos de experiência na indústria automotiva levou para o palco a discussão sobre o que está sendo feito hoje em questão de eletromobilidade, incluindo iniciativas que já estão sendo implementadas no Brasil. “Buscamos trazer para o público presente as particularidades de manutenção dos veículos elétricos, em relação aos modelos a combustão. Muita coisa irá mudar nesse mercado e é importante que eles conheçam essa evolução e possam se preparar para servir os clientes com um bom atendimento quando essa tecnologia estiver mais difundida”, explica.

A Renault oferece veículos elétricos em seu portfólio no Brasil desde 2013, inicialmente para frotistas, abrindo a venda ao público em geral no ano passado. “Foi enriquecedor ter esse contato com o mercado da mecânica de automóveis. Percebemos muitas dúvidas sobre como se capacitar e como se preparar, visto que a manutenção de veículos elétricos oferece riscos de segurança”, alerta.

Luiz apontou também que o mercado brasileiro acordou para a mobilidade elétrica há apenas um ano, mas que no mundo já é possível ver um avanço muito rápido de queda nos preços dos veículos, evolução das tecnologias, principalmente da bateria, e aumento da autonomia. “Isso vai tornar o veículo elétrico mais acessível já nos próximos cinco anos, talvez tornando-o mais rentável que um modelo a combustão dentro de dez anos”, completa.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Câmbios automatizados pesados

Figura presente em outras edições do Congresso Brasileiro do Mecânico, Peter Herbsthofer, representante de serviço técnico na Divisão Aftermarket da ZF do Brasil, falou sobre câmbios automatizados para pesados no Auditório C. O especialista ressaltou que o câmbio mecânico vem, aos poucos, sendo substituído por opções automáticas e automatizadas e que a tecnologia está cada vez mais integrada. Essa é uma tendência que já pode ser observada lá fora.

“Se observar uma montadora hoje que vende caminhões, de 70% a 80% de sua linha já é automatizada. O cliente precisa pedir uma versão com câmbio mecânico se quiser ter essa ‘nostalgia’. No Brasil, já vemos esse movimento e os mecânicos precisam estar atentos, porque é muita mudança de tecnologia em pouco tempo”, orienta Herbsthofer.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Firefly 1.0

A Fiat teve dois representantes em sua palestra sobre o motor Firefly 1.0: Adriano Godinho, instrutor técnico do Grupo FCA, e Ricardo Dilser, assessor técnico e gerente de Comunicação Corporativa/Imprensa Produto da FCA. Os profissionais abordaram as características técnicas do propulsor, utilizado em diversos carros da marca no mercado brasileiro, além de aspectos de manutenção. “As tecnologias estão aí e, em breve, esses produtos estarão nas mãos dos mecânicos”, disse Adriano.

O Firefly 1.0 é fruto de um projeto global, sendo que o Brasil foi escolhido como o primeiro país para recebê-lo, apresentado em 2016 na reestilização do Uno. Hoje, está presente também em Mobi, Argo e Cronos, por exemplo. “Agora que está terminando o período de garantia, esses modelos estão chegando às oficinas independentes. Por isso é tão importante que esses profissionais sigam buscando cada vez mais informações”, completa.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Injeção direta

Assunto de grande relevância, a injeção direta foi tema da palestra realizada pelo uruguaio Diego Riquero Tournier, chefe de serviços automotivos para América Latina na Robert Bosch Ltda. Com grande procura dos mecânicos e muitas perguntas ao palestrante, o painel tratou de uma tecnologia cada vez mais presente nos veículos atuais, quando o automóvel a combustão ainda é maioria na frota brasileira.

Mais eficiente que o sistema de injeção indireta, ele conta com injetores de alta pressão que facilitam a queima na câmara de combustão com mistura ar-combustível mais pobre (mais ar). Isso, consequentemente, melhora o consumo e baixa o nível de emissões. “O sistema de injeção direta é uma tendência que veio para ficar na indústria automobilística. Cada vez mais este recurso é aplicado a motores menores, a fim de aumentar a eficiência”, afirma Riquero.

O especialista também falou com exclusividade à revista O Mecânico sobre o evento deste ano. “É surpreendente a quantidade de público e o engajamento das pessoas com as apresentações. Esta edição superou nossas expectativas. E estamos falando com o público certo que vive o dia a dia das oficinas”, ressalta. Lembrando que a Bosch também é parceira da revista O Mecânico na plataforma MecânicoPro, já disponível para os mecânicos de todo o Brasil.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Lubrificação de câmbio automático

Cinco empresas se uniram para participar do painel sobre lubrificação de câmbio automático. Estiveram no palco Pedro Elias Sachet, consultor técnico de negócios na ICONIC (joint venture Ipiranga e Chevron); Layla Rosa, especialista em lubrificantes da Valvoline; Antônio Correia, engenheiro de produtos na BR Distribuidora; Rafael Carvalho, engenheiro da Total Brasil; e José Sidonio Neto, engenheiro da Mobil.

Em um mercado em que os câmbios automáticos vêm ganhando mais espaço a cada ano, o tema se mostrou bastante atual e gerou muitas dúvidas dos mecânicos presentes. “A lubrificação correta é fundamental e ninguém melhor do que o mecânico para defender essa bandeira. E estamos aqui para falar a linguagem dele”, disse José Sidonio.

3º Congresso Brasileiro do Mecânico

Bicos injetores: limpar ou não limpar?

Para fechar um dia inteiro de palestras e muita programação técnica voltada aos mecânicos, o último painel do dia foi bastante polêmico e abordou o tema de “Bicos Injetores: Limpar ou não Limpar?”, gerando grande debate entre os palestrantes e o público presente. No palco, estiveram Diego Tournier, chefe de serviços automotivos da Bosch; Fernando Landulfo, professor da FMU e consultor técnico das revistas O MECÂNICO e CARRO; e André Vaz Santos, engenheiro de desenvolvimento de produto e aplicação da Delphi Technologies.

Os palestrantes começaram a apresentação com informações técnicas, mostrando a visão da indústria sobre esse procedimento. Na sequência, o debate foi aberto para o público. “Eventos como esse aproximam os dois mundos, da indústria e das oficinas. Eles não são opostos, mas é importante que haja essa aproximação entre as diferentes realidades para que o nível da qualidade dos serviços aumente”, destaca Landulfo.


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3° Congresso Brasileiro do Mecânico: cobertura completa dos estandes


Nesta edição o 3º Congresso Brasileiro do Mecânico contou com 39 estandes e 41 empresas apoiadoras. Elas participaram ativamente do evento expondo produtos e divulgando informações técnicas em seu espaço.

por: Iasmyn Nascimento fotos: Rafael Guimarães

AC DELCO
ACDELCO

Além de compartilhar com o público a parte de tecnologia dos motores, a empresa apresentou todo o portifólio de peças, como as aplicações dessas peças. ‘’ O evento foi bastante participativo e colaborativo, muitas dúvidas por parte dos participantes e tivemos a oportunidade de tirar cada uma delas. O principal interesse do público é na aplicação das peças e também referente a tecnologia, como elas podem ser relacionadas na vida do mecânico.’’, afirmou o gerente de marketing da ACDelco, Rodrigo Perencin.

BOSCH
BOSCH

A sistemista que também atende o mercado de reposição, apresentou o ‘’MecânicoPro’’, uma iniciativa da Revista o Mecânico em parceria com a Bosch. O serviço é uma plataforma para buscar informações técnicas e ter contato direto com os mecânicos, o atendimento é a distância, consiste em ajudar o profissional a resolver problemas técnicos de diagnósticos. ‘’O evento é segmentado todo mundo tem certo envolvimento com o assunto e isso faz a diferença.’’, afirmou o chefe de serviços da Bosch, Diego Riquero.

DAYCO
DAYCO

Levou inovações como a correia ‘’Belt in Oil’’, algo totalmente inovador no segmento. Ela trabalha banhada em óleo. Além disso, tencionadores automáticos, e várias linhas de kit de distribuição, como, polias, cabos de velas e a correia de scooter. ‘’ O evento foi ótimo, entrou para o calendário global da Dayco pela sua importância e pelo contato direto com os mecânicos. É a oportunidade de levar inovações e informações atualizadas. Os nossos mecânicos estão atrás de inovação, eles não querem mais o mesmo’’, afirmou a supervisora de marketing, Natália Amorim.

DELPHI
DELPHI TECHNOLOGIES

As velas de ignição, produto novo no portifólio da empresa, e uma ação de distribuição de aditivo os clientes e convidados foi feita no estande da Delphi Technologies. Para a supervisora de marketing, Camila Rodrigues, foi muito importante estar presente em mais uma edição do Congresso Brasileiro do Mecânico. ‘’Conseguimos ter uma troca muito importante com o mecânico, o que não acontece em outros eventos. As maiores dúvidas são na aplicação e a dificuldade de encontrar os produtos.’’, completou.

DS
DS

Mostrou o modulo de combustível flange, sensor de nível, sensor do pedal da embreagem e todos os outros portifólios. ‘’ O evento cresceu muito do ano passado para esse, é muito bom ter esse relacionamento com o mecânico. As dúvidas dos mecânicos foram detalhadas de cada produto, como testar o sensor de nível, se a DS é um produto nacional ou não, e deixamos bem claro que sim é uma indústria 100% nacional’’, completou o consultor técnico da DS, Alan Diego.

ELRING
ELRING

Divulgou toda a gama de produtos, como, as juntas liquidas, juntas planas e toda parte de assistência técnica aos clientes. ‘’ O congresso é uma coisa ímpar no mercado brasileiro, de uma forma única conseguimos trazer todos os mecânicos que podem tirar dúvidas e conhecer os lançamentos das empresas. As maiores dúvidas dos mecânicos foram sobre juntas liquidas e principalmente juntas metálicas de como aplicá-las corretamente’’, afirmou o gerente nacional de vendas da Elring, Perci Albergaria.

GATES
GATES

Aproveitou o Congresso para mostras dois lançamentos, o primeiro é o kit completo de correia tensionadora com bomba d’água, e a nova linha de correia cvt para scooter. ‘’ O evento assumiu um formato bem necessário que consegue dar o máximo de informação para o mecânico. Ele é direcionado, ele é técnico. Tivemos diversas duvidas, mas o que temos percebido nessa troca não são dúvidas, mas sim de como eles podem aumentar ou incrementar a aplicação dos nossos produtos’’, explicou o gerente de marketing para a América da Sul da Gates, Fabio Murta.

GAUSS
GAUSS

A empresa diversificou os produtos apresentados, levou um pouco de cada linha. A Gauss trabalha com quatro linhas desde a elétrica, itens de injeção, ignição e arrefecimento. ‘’O evento é sensacional, essa é a nossa primeira participação no Congresso do Mecânico. Um público muito rico em busca de conhecimento e de informação. As maiores dúvidas dos mecânicos foi a procura de algum produto específico que não estão encontrando no mercado, e na Gauss podem encontrar com facilidade porque apostamos no mix completo de produtos. Somos conhecidos por estarmos sempre com a linha completa’’, explica a coordenadora de marketing da Gauss, Kátia Granadier.

HAVOLINE
HAVOLINE

Levaram todos os produtos da linha leve e da linha de motor, com as novas viscosidades que hoje já tem no mercado, como, 0W20 E 5W20, e o óleo de transmissão automático de veículos mais novos, o MV ATF para multiveículos. ‘’ O evento concentra muitos mecânicos em um só lugar e assim conseguimos tirar as dúvidas de vários níveis hierárquicos. Os maiores interesses dos mecânicos são na descoberta das novas viscosidades e hoje querem se aperfeiçoar nesses veículos mais novos, descobrir os API’S mais atuais.’’, explicou o consultor técnico da Havoline, Anderson Bahis.

HENGST
HENGST

Como novidade divulgou os lançamentos referente as aplicações dos modelos de filtro Racor, que são separadores de água. ‘’O evento é extremamente importante para o crescimento de ambos e principalmente da Hengst porque podemos demonstrar todas as nossas inovações tecnológicas. As dúvidas são sempre voltadas nas inovações que a Hengst tem a oferecer’’, afirmou o técnico da qualidade da Hengst, Marcelo Schroeder.

HIPPER FREIOS
HIPPERFREIOS

O foco da Hipperfreios no congresso foi apresentar duas tecnologias exclusivas no Brasil, a retifica cruzada Hipper Grinding que facilita o tempo de pré estreitamento entre o disco e a pastilha, e o Niobium Steel, um disco de freio com elemento químico Niobium que traz muito mais força e resistência ao produto. Para o responsável de marketing da Hipperfreios, Jeferson Pereira, o evento foi muito importante porque reuniu um público qualificado em busca de informações e novas soluções para o seu negócio. ‘’As maiores dúvidas dos mecânicos foram sobre os procedimentos de montagem para que facilite no dia a dia da oficina’’, completou.

IGUAÇU
IGUAÇU

Divulgou o maior lançamento da marca, as válvulas termostáticas do motor EA 211 utilizado no up!, são duas válvulas termostática no propulsor de 3 cilindros. ‘’O evento permite que os mecânicos possam conhecer as novidades tecnológicas e o mercado realmente era carente de um evento como esse. As maiores dúvidas e interesses são em questão das inovações tecnológicas’’, explica o coordenador de marketing da Iguaçu, João Cunha.

KYB
KYB

Amortecedores o carro-chefe da marca KYB, estiveram em destaque no espaço da empresa, que aproveitou para mostrar também, alguns produtos novos como os componentes da suspensão e kits de amortecedores. ‘’O evento surpreendeu esse ano, um público muito maior e com muito mais conteúdo técnico. As principais dúvidas foram onde encontrar os produtos, dicas sobre à aplicação e sobre o catálogo por se tratar de uma marca recente no mercado’’, afirmou a gerente de marketing da Kayaba, Gélsia Fedalto.

MANN FILTER
MANN FILTER

Mostrou os filtros para linha de picapes, uma linha que cresceu muito no Brasil, também filtro de motos, o filtro do up! por ter um design diferente, e a linha diesel da Sprinter, produto que tem valor alto e um grande diferencial de qualidade. ‘’O evento foi muito movimentado. As pessoas foram com o objetivo de solucionar as dúvidas e buscar novos conhecimentos. As maiores dúvidas foram sobre aplicação errada do filtro, o que isso pode causar, e como evitar’’, explicou o consultor técnico da Mann Filter, André Gonçalvez.

MOBENSANI
MOBENSANI

A marca levou todo o segmento de buchas e coxins, tanto para suspensão como de motor. Além disso, demonstraram a parte de aplicação passando informações técnicas. ‘’O evento é maravilhoso uma grata surpresa pelo movimento, muitas pessoas tirando dúvidas. Realmente superou nossas expectativas. As maiores dúvidas foram sobre a aplicação, onde está sendo comercializado o produto e informações técnicas.’’, explicou o consultor técnico da Mobensani, Erinaldo Schwenck.

MOBIL
MOBIL

Levou a linha completa de lubrificantes Mobil Super, lubrificantes minerais, semissintéticos e sintéticos com todas as aprovações para o público conhecer a linha completa da marca. ‘’ O evento foi muito bacana, os mecânicos tiveram a oportunidade de ver que a nossa parte de conteúdo está completa e assim conseguiram aproveitar bastante. As maiores dúvidas foram em relação ao uso inadequado o que pode acontecer com o motor e sobre as viscosidades dos lubrificantes’’, afirmou a coordenadora de marketing da Mobil, Cristiane Akkari.

NAKATA
NAKATA

Como tem uma linha extensa, mostrou um pouco de cada portifólio, pois a marca trabalha com sistemas de suspensão, freio e transmissão. Para a coordenadora de comunicação da Nakata, Daniela Mitsueda, o evento teve um público muito alvo que são os mecânicos, os formadores de opinião, pessoas chave para indicar os produtos. ‘’Conseguimos uma série de cadastros que vamos utilizar no decorrer do ano todo. As principais dúvidas dos mecânicos foram sobre a capacitação, eles buscam informação para o seu aprimoramento profissional’’, completou.

NGK
NGK

Apresentou a linha completa de velas, cabos, bobinas e sensores. ‘’ O evento foi muito bacana, tem o poder de estreitar essa relação entre a NGK e o mecânico, podendo assim tirar as principais dúvidas. As maiores dúvidas foram as diferenças entre as velas de ignição G-Power, Iridium e as convencionais.’’, afirmou a supervisora de marketing, Luciane Tuma.

PIT STOP
PITSTOP

A Rede PitStop apresentou o aplicativo da rede, onde o mecânico tem todos os pontos de venda na palma da sua mão. A plataforma facilita a busca pelos produtos com atendimento diferenciado. ‘’O evento estava muito organizado e bem estruturado, extremamente profissional, voltado a atender as necessidades dos mecânicos, principalmente no quesito de temas técnicos’’, afirmou o diretor, Paulo Fabiano Navi.

PEGEOUT
PEUGEOT CITROËN EURO REPAR

As marcas integrantes do Grupo levaram dois produtos, o Peugeot 3008 que é uma novidade no segmento de SUVs e a Citroen o Jumpy, que utiliza uma nova tecnologia de motores diesel, além de peças originais Peugeot e Citroen. ‘’ O evento foi sensacional, promoveu nossa aproximação com os mecânicos. Uma grande oportunidade para passar informações. Os principais interesses foram relacionados aos motores que já estão a 10, 11 anos rodando e ainda assim restam dúvidas’’, explicou o diretor de pós-venda da Peugeot, Dercydes Gomes.

RAVEN
RAVEN

Divulgou os últimos lançamentos de ferramentas da marca. ‘’O evento foi muito bacana, estamos sempre participando, já está na terceira edição e cada vez mais nos surpreendendo com resultados positivos. As maiores dúvidas foram em relação as novas tecnologias que estão equipando os carros tanto na parte de peças como na parte de manutenção.’’, afirmou o diretor da Raven, Sílvio Luís Ratão.

RENAULT
RENAULT

A marca apresentou o grande momento que estão vivendo com os profissionais da mecânica de automóveis, levando capacitação e informação técnica direto da montadora para os mecânicos. Para o diretor de pós-vendas da Renault, Gustavo Ogawa, o evento foi muito bom, ele ficou surpreendido com a quantidade de pessoas e a grande participação na palestra técnica. ‘’Tenho certeza que foi o momento certo para investir junto com vocês no Congresso. As dúvidas foram sobre o portifólio Motrio que é novo no Brasil tem apenas quatro anos, e sobre as diferenças em relação aos produtos genuínos’’, afirmou.

SAMPEL
SAMPEL

Levou itens da linha de coxins e buchas hidráulicas dos veículos atuais. ‘’O evento foi muito bacana, é a nossa primeira vez no Congresso, o público estava realmente interessado em buscar informações. As principais dúvidas foram na parte de coxins hidráulicos, pois acabam fazendo a substituição mais não sabiam como eram por dentro’’, explica o responsável pelo desenvolvimento de produtos da Sampel, Thiago Kiyoshi.

SCHAEFFLER
SCHAEFFLER

Divulgou alguns itens que são focos das marcas que a empresa trabalha esse ano. Um deles é o kit de distribuição INA, rolamentos da FAG para linha pesada SmartSET de fácil montagem e as embreagens completas com volante bimassa da Luk. ‘’ O evento foi fantástico, o público está cada vez mais interessado em conteúdo, novas tecnologias e estamos dispostos para atendê-los e satisfazê-los. As dúvidas foram sobre garantia, aplicação, catálogo, lançamento. Interesses extremamente variáveis’’, completou o promotor técnico da Schaeffler, Edwin Silva.

SKF
SKF

Todo o portifólio da marca estava exposto para os visitantes do evento, também divulgou o SKF Call Center, um conceito de rede inovador que permite a aproximação do consumidor. Uma rede para encurtar essa distância e ajudar o mecânico passando informação. ‘’ O evento foi ótimo, tivemos muitas procuras, inclusive recomendo que se faça mais vezes porque o mecânico é carente desse tipo de informação. Além de algumas dúvidas técnicas, teve muita procura pelo SKF Call Center, sobre o que é a rede, quais são os benefícios e quem são os parceiros’’, explicou o consultor técnico, Mauricio José Menussi.

SUN
SUN

Apresentou a parte de diagnóstico como, equipamentos, a parte de carga de bateria e sobre a avaliação de bateria. ‘’ O evento foi muito bacana, melhor do que a segunda edição, estava bem mais cheio, com expositores de diversas áreas. Foi um evento com bons resultados e teve uma ótima interação com os clientes. As maiores dúvidas foram principalmente no trabalho com o osciloscópio, todos eles sabem que há uma necessidade no mercado de fazer um diagnóstico mais rápido e querem aprender com isso’’, afirmou o gerente comercial da Sun, Alberto Gomes.

TAKAO
TAKAO

Como novidade mostrou a linha 3-cilindros, tudo o que tem para pistão, anel e bronzina, para essa nova configuração dos motores. ‘’O evento este ano foi bem maior do que o ano anterior e está se superando cada vez mais. As maiores dúvidas foram sobre montagem e desmontagem do produto’’, afirmou o gerente comercial da Takao, Rodrigo Martins.

TECFIL
TECFIL

Divulgou uma informação muito importante no Congresso, a marca foi considerada a maior fábrica de filtros da América Latina. No estande divulgaram 300 novos produtos, informações de mercado e estratégias. ‘’O evento foi superbacana, o que mais achei interessante foi essa proximidade com o mecânico. Essa relação aceitável com a nossa empresa. Os mecânicos tiveram algumas dúvidas comerciais, técnicas e sobre aplicação’’, explicou o auxiliar técnico da Tecfil, Matheus Nascimento.

URBA BROSOL
URBA

Exibiu as bombas d’água, bombas de óleo, carburadores e aditivos. Para o diretor de marketing, Luís Freitas, o evento foi muito bom teve um público qualificado em busca de conhecimento, informação em relação aos novos produtos, e sobre os canais de assistência e contato.’’ As maiores dúvidas foram sobre o portifólio, os canais de contato para assistência, e sobre a rede de distribuição, onde eles encontram o produto.’’, completou.

VALVOLINE
VALVOLINE

Divulgou a tendência no mercado que são as transmissões automáticas. É previsto que no próximo ano 60% dos veículos que serão vendidos no mercado serão com transmissão automática. ‘’ O evento realmente surpreendeu de uma maneira positiva, é a nossa primeira vez e estava tudo muito organizado, todos muitos focados com fones de ouvido individuais para o seu interesse de assunto. As principais dúvidas foram sobre a troca do fluido das transmissões automáticas, se realmente é necessário ou não.’’, explicou a especialista de produtos da Valvoline, Layla Aline da Silva.

VDO
VDO

Levou para o estande todo o seu portifólio, como pastilhas de freio, fluidos de freio, sensores ABS, correias dentadas, sistema de injeção eletrônica e sistemas de freio. ‘’ O nível do evento cresceu muito desde o primeiro. As maiores dúvidas dos mecânicos foram sobre os veículos elétricos, os veículos híbridos, e como serão esses sistemas’’, explicou o consultor técnico da VDO, Werner Heinrichs.

VOLKSWAGEN
VOLKSWAGEN

Apresentou os filtros de óleo que servem para veículos Volkswagen e para veículos de outras marcas, também levou os aditivos para radiadores pronto para o uso, sem a necessidade do preparo. ‘’ O evento foi maravilhoso, muitos mecânicos tiraram dúvidas, foi muito motivante ver que já reconhecem nossas linhas. As principais dúvidas foram sobre a aplicação’’, afirmou o consultor de desenvolvimento de produto, Rodrigo Bueno.

ZF
ZF

A maior atração da marca foi o lançamento do [pro]Tech no Brasil, programa de relacionamento e capacitação que tem como principal objetivo a aproximação da ZF com as oficinas de veículos da linha leve. ‘’O evento foi espetacular, público selecionado, oficinas que realmente tem interesse na parte técnica, diferentes de outros eventos que acontecem na cidade de São Paulo. Os principais interesses foram sobre a parte técnica, na capacitação com tentativa de adquirir conhecimento.’’, explicou o diretor de serviços da ZF, Marcos Derenzo.


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Fernando Calmon | Alternativas japonesas

Honda Fit

O Salão do Automóvel de Tóquio, que se encerrará no próximo dia 4, é bienal, mas está em sua 46ª edição. Sempre voltado às nove principais marcas nacionais e, em muito menor escala, às de luxo: Lexus (Toyota), Acura (Honda) e Infiniti (Nissan). As três nunca empolgaram os compradores locais. Este ano a exposição apresenta poucas novidades, embora sirva de palco aos avanços a serem demonstrados nos Jogos Olímpicos do próximo ano, em especial os autônomos e elétricos.

Foram reconhecidas as limitações ao transportar atletas e pessoas ligadas à XXII Olimpíada. Esse tipo de veículo só circulará em rotas específicas, a baixas velocidades e sem interação com o tráfego de carros convencionais. As fabricantes locais sabem perfeitamente das restrições e preferem deixar as badalações sobre automóveis sem motorista para outras plagas.

Entre os modelos de alta produção, destacaram-se dois que chegarão ao Brasil em breve, as novas gerações do Honda Fit (em 2021) e do Nissan Versa já no próximo ano. Ambos evoluíram bastante em termos de estilo, equipamentos e recursos tecnológicos, mas o Nissan virá do México. O Versa atual, produzido em Resende (RJ), continuará em linha rebatizado de V-Drive. O compacto da Honda terá versão híbrida (apenas a gasolina), assim como o topo de linha Accord.

O presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, é um executivo que expõe ideias sem grandes rodeios. Até já admitiu que o Kicks terá opção igual à do Note japonês, líder de vendas no país de origem sem contar os subcompactos. Trata-se de um elétrico híbrido, também chamado híbrido em série. Com tração 100% elétrica, dispensa baterias caras e recargas demoradas: o motor a combustão (flex, aqui) apenas aciona um gerador. É só abastecer em um posto convencional para obter alcance superior a 1.000 km.

Silva surpreendeu ao admitir que outra solução vem evoluindo. Em até cinco anos seria possível abandonar a bateria em favor da pilha a hidrogênio, sem toda a infraestrutura custosa e específica de abastecimento. Hoje, o processo exige um reformador no veículo, volumoso e caro, para a partir do etanol produzir hidrogênio. Este abastece a pilha, que entrega energia elétrica ao motor. Único subproduto é vapor d’água. Ele revelou em Tóquio que o reformador poderá ser eliminado, o que abriria novo horizonte aos elétricos sem complicações e dúvidas existentes.

A Toyota exibiu um ultracompacto que batizou de BEV (sigla em inglês para veículo elétrico a bateria), em princípio para o mercado japonês. O simpático modelo de dois lugares, projetado para uso urbano, tem velocidade e alcance limitados. Visa atender à procura crescente por parte de pessoas idosas que buscam mobilidade independente. A empresa tem avançado com cautela nesse campo. Afirma que, à exceção da China, o automóvel dependente de bateria não garante modelo de negócio sustentável para fabricantes.

O consumidor comum, na maior parte do mundo, ainda reluta em acreditar nas promessas de felicidade sem esforço. E desconfia de subsídios elevados que governos podem retirar sem nenhum pudor, se algo der errado.

ALTA RODA

PARECE que agora vai. Se fracassou o noivado Renault-FCA, a PSA (Peugeot, Citroën e Opel) agora pode se fundir com o grupo ítalo-americano, segundo o bem-informado Wall Street Journal. A possível união criaria uma empresa com capacidade de produzir nove milhões de unidades/ano, 10% menos que os Grupos VW e Toyota, primeiros colocados em nível mundial.

MERCEDES-BENZ GLC (R$ 294.900 a 329.900) e GLC Coupé (R$ 362.900) acirram a concorrência entre SUVs premium. Grades, lanternas e novas saídas de escapamento marcam o ano-modelo. GLC estreia motor diesel 2,1-L, 194 cv/40,8 kgfm. Com tração 4×4 é pesado (1.835 kg) para esse trem de força, mas câmbio de 9 marchas ajuda. Assistência por voz (MBUX) é ponto de destaque.

VOLVO S60 apresenta boas soluções internas desde multimídia de tela vertical fácil de operar aos bancos dianteiros de primeira linha, além da atmosfera a bordo. Motor turbo 2-L, 254 cv oferece respostas vigorosas. Suspensões firmes e freios eficientes. Estilo evoluiu bem frente aos antigos Volvo. Condução semiautônoma é precisa, mas porta-malas deveria ser maior.

DESENHO da carroceria continua meio superado no Suzuki Jimny Sierra. Motor tem agora mais potência (108 cv) e torque (14,1 kgfm), embora o câmbio automático de só quatro marchas seja inimigo do silêncio a bordo em estrada. Veterano SUV compacto ficou um pouco menos duro. Espaço interno é bem limitado e porta-malas tem inexpressivos 85 litros. R$ 103.990 a 111.990.

AMIT LOUZON, presidente da Ituran Brasil, afirma que sua empresa de rastreamento conseguiu diminuir de 55 para 26 minutos o tempo de resposta ao ponto de localização de um veículo roubado ou furtado. “Sofisticados algoritmos de grande complexidade resultam em análises comportamentais superprecisas, facilitando o trabalho das equipes de recuperação”, afirma.

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Como Fazer Manutenção Preventiva de Veículos – Checklist Com 19 Dicas

manutencao preventiva de veiculos

Você sabia que fazer a manutenção preventiva do seu veículo ajuda a economizar?

Afinal, diferentemente da manutenção corretiva, uma revisão periódica busca se antecipar aos problemas.

Além disso, há a questão do desempenho e do consumo do carro.

Quando tudo funciona bem, isso reflete também no consumo de gasolina do veículo.

Mas não há motivo maior para cuidar bem do seu veículo do que para a sua própria segurança.

Quem assume esse compromisso se protege melhor contra falhas mecânicas que podem comprometer o controle do carro, diminuindo o risco de acidentes.

E não se pode deixar, ainda, de falar sobre as multas geradas a partir de problemas relacionados a itens obrigatórios do automóvel.

Em alguns casos, os custos gerados ao condutor podem ser bastante elevados.

Neste artigo, você vai conferir um checklist com 19 dicas úteis sobre como fazer a manutenção preventiva do seu automóvel.

Para saber como manter a manutenção do seu veículo sempre em dia, leia este artigo até o final.

Boa leitura!

 

O Que é Manutenção Preventiva de Veículos?

A manutenção preventiva é aquela que você faz de tempos em tempos para prevenir seu carro de problemas que podem surgir eventualmente.

Dentro da manutenção preventiva, enquadram-se verificações mais simples, como de estepe, extintor de incêndio, do limpador de para-brisas, do nível de óleo, de lanternas e piscas, dentre outros itens.

Mas não deixe o fato de cuidados simples parecerem, a você, desnecessários, pois eles são essenciais para a sua segurança e para não ser multado.

Já imaginou ser parado em uma blitz e estar com farol queimado ou sem limpador de para-brisas? Ou, ainda, com pneus carecas ou sem estepe?

Além de ser uma situação bastante constrangedora, o valor a pagar seria alto.

Assim, levar seu carro para a revisão serve também para você não receber pontos na sua CNH, a Carteira Nacional de Habilitação.

Muitos condutores não sabem qual é o momento certo de levar o veículo para manutenção.

Se essa é uma dúvida sua também, fique tranquilo, pois vou solucionar essa questão na próxima seção deste artigo.

 

Quando Você Deve Fazer a Manutenção Preventiva?

manutencao preventiva quando fazer
Você sabe qual o momento ideal para realizar a manutenção preventiva?

Basicamente, não existe uma data específica para realizar a manutenção preventiva de seu carro, pois tudo depende da marca e do modelo.

Como regra geral, porém, ela precisa ser feita a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados– o que vier primeiro.

Caso esteja em dúvida, o manual do proprietário traz exatamente de quanto em quanto tempo seu carro precisa de uma revisão, como também é chamada a manutenção preventiva.

Além disso, se seu automóvel for zero quilômetro, você precisa ficar ainda mais atento às revisões obrigatórias.

Se é seminovo e passou por todas as revisões obrigatórias de concessionária, você também deve lembrar-se de levá-lo periodicamente a um mecânico de confiança.

É importante lembrar, ainda, de que seu estilo de direção e situações às quais o carro é exposto contribuem para reduzir os intervalos entre as manutenções.

Enfrentar muita poeira, estradas esburacadas, ficar parado em congestionamentos por muito tempo ou viver em locais onde a alta temperatura é comum são situações que podem exigir que a manutenção preventiva seja feita antes do previsto.

Cabe a você ficar atento a sinais de problemas em seu veículo e fazer uma inspeção quinzenal no seu carro.

Confira lanternas, pneus, nível do óleo, filtro de ar, freios, embreagem, bateria, ar-condicionado e outros itens básicos de seu veículo.

O check-up completo não chega a 15 minutos e ajuda a evitar problemas.

Caso algum item esteja apresentando defeito, vá a um mecânico da sua confiança para fazer a manutenção.

Perceba que não existe muito mistério em relação à periodicidade da manutenção preventiva.

Para ajudá-lo a saber o que deve ser analisado em seu veículo, para que ele funcione sempre em boas condições, veja a lista a seguir, na qual dou 19 dicas de manutenção preventiva.

 

Checklist de Manutenção Preventiva de Veículos: 19 Dicas de Como Fazer

manutencao preventiva guia 19 dicas
Acompanhe dicas valiosas para te ajudar a manter seu veículo em bom estado

Neste tópico, vou mostrar quais itens devem ser revisados dentro da manutenção preventiva, como fazer isso e o que cabe ao proprietário e condutor do veículo para garantir o bom desempenho e funcionamento do carro.

Está pronto?

Então, vamos à lista!

1. Alinhamento de direção (suspensão dianteira)

Notar que o alinhamento de direção do seu automóvel não é mais o mesmo não é uma tarefa muito fácil.

Afinal, o desgaste desse item é lento e vai progredindo aos poucos, o que faz, muitas vezes, com que o motorista não note a diferença.

Entretanto, os carros costumam apresentar indícios de que a direção está desalinhada.

Por isso, busque os sinais que o carro pode estar lhe transmitindo, pois assim você economiza em futuras manutenções.

Mas como notar isso?

A seguir, apresento alguns sintomas para você observar.

Freios: um funcionamento errado do sistema de frenagem do seu carro pode causar problemas na direção ou, até mesmo, aumentar a distância de frenagem, o que significa um risco.

Isso sem falar no desgaste acentuado dos pneus.

Você pode verificar os freios durante o seu uso, analisando como eles estão respondendo.

Se notar qualquer diferença, vá até um mecânico de sua confiança.

Carga pesada: se o peso da carga que está no seu veículo for maior do que a recomendação de fábrica, ou se não estiver distribuído uniformemente, isso irá forçar algumas peças responsáveis pela geometria da direção e do eixo traseiro.

Na prática, seu carro vai acabar forçando mais o motor para rodar e pode comprometer o alinhamento e a geometria.

Por isso, não carregue peso excessivo no carro.

Também vale lembrar que, quanto maior o peso que você carregar, maior será o consumo de combustível.

Volante duro: se você sentir que o volante do carro está mais duro do que o normal, pode ser sinal de que a direção não está alinhada.

Vale salientar também que isso força o desgaste das peças, diminuindo o desempenho do veículo na cidade e na estrada.

Performance: falando em estrada, um bom teste de verificação da direção do veículo e do seu alinhamento é tirar as mãos do volante ao andar em linha reta.

Se o carro pender para qualquer um dos lados, significa que ele está desalinhado.

2. Rodízio de pneus

Aqui entra um dos principais itens a se verificar na manutenção preventiva do seu carro: os pneus.

Pneus “carecas” significam problemas, pois, em dias de chuva, o seu carro pode acabar derrapando.

A lei exige que as ranhuras do pneu tenham pelo menos 1,6 mm de distância do piso, a fim de gerar “calhas” por onde água na pista possa escoar.

Quando os pneus começarem a se desgastar, verifique periodicamente a altura das ranhuras.

Além disso, lembre-se de que é necessário verificar se existem pedras, saibro, pregos ou parafusos no pneu, e se ele não perde pressão após retirá-los.

E, finalmente, mantenha-os calibrados. A recomendação é calibrar a cada 15 dias, incluindo o estepe.

3. Correias do motor

É fundamental manter as correias do motor sempre em bom estado, para evitar que o veículo pare de funcionar.

Existem diversas correias no motor com funções e “prazos de validade” diferentes. A mais conhecida delas é a correia dentada.

Se ela arrebentar, o carro simplesmente para e, se arrebentar com o motor funcionando, pode acabar estragando mais peças.

Recomenda-se que a cada seis meses seja feita a revisão desse item importantíssimo para o motor.

4. Radiador

Imagine a seguinte cena: você está dirigindo seu carro quando, de repente, começa a sair fumaça do seu motor.

Isso significa que está acabando a água do seu radiador e, consequentemente, danificando o sistema de arrefecimento do seu veículo, o que pode gerar um problema muito maior: a fundição do motor do carro.

Para que isso não aconteça, é necessário verificar os níveis de água do radiador.

Atenção! O motor deve estar frio para fazer a verificação.

O recomendado é que seja antes de ligar seu carro.

Mas como fazer?

Verifique o nível de água e, caso esteja abaixo do mínimo, acrescente água no tanque do radiador.

Também existem outros problemas correlacionados, como a tampa do tanquinho mal fechada ou, até mesmo, a bomba d’água com vazamentos.

5. Óleo

Como já comentei anteriormente, a troca de óleo é necessária para manter a saúde do veículo em dia, pois é o óleo que lubrifica e retira as impurezas do motor do seu carro.

Para fazer essa verificação, é necessário que o motor esteja desligado há, pelo menos, cinco minutos, para todo o óleo descer ao seu compartimento.

Para verificar, será necessário uma flanela ou papel higiênico. Retire a vareta de medição do óleo e limpe-a com a flanela ou papel. Recoloque-a no seu compartimento e espere dez segundos.

Retire novamente a vareta e, dessa vez, veja se o óleo está entre as duas marcas na ponta da vareta. Caso esteja acima da segunda marca, significa que há óleo demais e será necessário drenar um pouco, fazendo a chamada “sangria”.

Caso esteja abaixo da primeira marca, significa que está faltando óleo no seu carro e é necessário repor.

A troca também será necessária para o filtro de óleo, pois ele retém as impurezas geradas pelo motor.

De nada adianta colocar um óleo de boa qualidade se o filtro está sujo.

Importante: quando for repor ou trocar o óleo, lembre-se de olhar no manual do proprietário qual é o óleo mais apropriado para o seu veículo.

Vale ressaltar que cada tipo de óleo possui uma quilometragem indicada a percorrer.

6. Palhetas e limpadores do pára-brisa

Uma borracha gasta pode fazer com que seu para-brisa fique arranhado.

As palhetas e limpadores do para-brisa dão sinais claros de desgaste, a começar por arranhões no vidro e excesso de barulho.

A verificação dos limpadores precisa ser periódica, não apenas nos casos em que é necessária a sua utilização, como em uma chuva forte.

Já imaginou acionar o limpador e ele não funcionar durante uma forte tempestade?

Não dá para correr esse risco, certo?

7. Lâmpadas

Um item muito cobrado de seu carro, além do motor, são as lâmpadas e lanternas que, de tempos em tempos, acabam queimando.

Não custa lembrar que conduzir veículo com lâmpada queimada é proibido, conforme o inciso XXII, do art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A infração é considerada média, gerando penalidade de multa de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos em seu documento de habilitação.

Lembrando que não é possível indicar condutor em caso de multa por farol queimado.

Indico que, a cada 15 dias, sejam verificadas as lanternas e piscas para garantir que você não seja multado.

8. Filtro de ar do motor

Essa é uma manutenção preventiva básica e de preço mais ameno, mas que, caso seja negligenciada, gera problemas no motor de seu carro.

O filtro é responsável por auxiliar na performance do motor, filtrando impurezas e jogando ar na câmara de combustão.

Você percebe que o filtro está sujo quando seu carro começa a forçar o acelerador para rodar.

Além disso, um filtro sujo aumenta o consumo de combustível.

9. Velas

As velas são responsáveis por gerar a faísca da ignição, fazendo com que o motor dê a partida.

Elas também diagnosticam possíveis problemas enfrentados pelo motor, como passagem de óleo para os cilindros e até mesmo se você precisa trocar de posto, já que “denunciam” um combustível adulterado.

Elas também devem ser trocadas periodicamente, junto dos cabos da vela.

A sua substituição varia muito de modelo para modelo, podendo ser a cada 15.000 km, ou até mesmo 100.000 km.

10. Lataria

Pode não parecer, mas verificar a lataria do seu carro também entra na manutenção preventiva.

Verifique se existem arranhões ou rachaduras na pintura de seu veículo, pois pode infiltrar água por estes locais e, por consequência, gerar ferrugem, causando um gasto futuro desnecessário.

11. Ar condicionado

manutencao preventiva ar condicionado
Para quem tem o aparelho no carro, é necessário verificar de tempos em tempos

O filtro do ar não precisa ser trocado ao ficar sujo, pois você pode lavá-lo.

Entretanto, sua troca será necessária se, ao lavar, ficarem manchas escuras.

Por outro lado, a troca é recomendada por conta de vírus e bactérias que podem se alojar nele e transmitir doenças para os usuários do veículo.

Para você descobrir onde está o filtro do ar-condicionado de seu carro, consulte o manual do proprietário.

12. Filtros de combustível

O filtro de combustível é responsável por retirar impurezas que possam estar no tanque ou, até mesmo, no próprio combustível, sendo a principal delas a água.

Para verificar a situação do filtro de combustível, será necessário prestar atenção ao desempenho do carro, tais como dificuldade para arrancar, marcha irregular ou, ainda, a ferrugem.

13. Marcha

Uma marcha dura para trocar ou engatar pode ser problema em dois componentes de seu veículo: fluido de transmissão ou embreagem.

No primeiro caso, uma simples troca de fluido em um serviço especializado é o suficiente.

Já no segundo caso, a situação é mais complicada, pois pode ser apenas um cabo desgastado, como uma patinagem do platô – o que exige a troca completa do kit de embreagem.

Em ambos os casos, será necessário ir até um especialista para saber qual é o problema e o valor do serviço.

14. Escapamento

Problemas no escapamento podem contribuir para a poluição do meio ambiente.

O escape é um sistema para a diminuição da emissão de gases poluentes para a natureza, tendo, também, a função de silenciar o motor.

Esse sistema também precisa ser verificado, e os sinais de problemas costumam aparecer através de ruídos diferentes, odor e fumaça.

No primeiro caso, se você ouvir um barulho parecido com o de um rugido, tiro ou clique, significa que há problema com o silenciador.

Em relação ao odor, um cheiro ácido ou muito doce significa escape furado. O odor é mais notado no banco dos passageiros.

Finalmente, verifique, dando uma pisada no acelerador, se seu carro não está emitindo uma fumaça diferente.

Isso pode significar a presença de ferrugem no sistema.

15. Cinto de segurança

Outro item que necessita ser verificado é o cinto de segurança.

Se seu carro é seminovo ou antigo, fique atento aos mecanismos de encaixe e à apresentação de desgaste, como desbotamento e desfiamento.

Também dê puxões bruscos para ver se ele responde.

Caso apresente alguma falha, vá imediatamente a uma mecânica especializada para efetuar a troca.

Afinal, este é um item básico de segurança de seu carro.

16. Injeção eletrônica

Mais um item que entra na manutenção preventiva é a injeção eletrônica.

A luz da injeção eletrônica acende no painel antes mesmo de ligarmos nosso carro, pois ela está “lendo” todo o sistema.

Algumas vezes, ela pode permanecer por alguns segundos ligada – isso é normal, não se preocupe.

Agora, se ela se mantiver ligada por mais tempo, significa que o leitor da injeção encontrou algum problema no sistema.

Nesse caso, vá até um mecânico da sua confiança para efetuar o diagnóstico do problema e realizar a manutenção.

17. Vidros

Um item mais fácil de verificar são os vidros.

Observe sempre se existe algum trincado nos vidros.

Vários seguros possuem a substituição dos vidros por um preço bem mais em conta. Confira se seu seguro cobre esse serviço.

18. Itens obrigatórios

Verifique se você está com todos os itens obrigatórios do seu carro

Os itens obrigatórios são o triângulo, a chave de roda, o extintor de incêndio e o estepe dentro dos parâmetros de pneu saudável.

A ausência desses itens gera infração grave, 5 pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

19. Balanceamento e geometria

Como falei anteriormente, quando o volante estiver trepidando a velocidades acima dos 50km/h, significa que o seu carro está com problemas de balanceamento.

Esse é um problema muito comum nas cidades e, principalmente, nas zonas rurais, onde o carro passa por muitos buracos.

Os problemas de alinhamento, como visto no primeiro item, balanceamento e geometria, geralmente são causados por impactos fortes no chão.

Se você for tentar fazer a manutenção preventiva do seu automóvel em casa, é preciso tomar cuidado para não cometer alguns erros comuns, que podem danificá-lo.

Para saber o que não fazer ao realizar a manutenção em seu carro, prossiga com a leitura.

 

Erros Que Não Podem Ser Cometidos

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Conheça os erros que você precisa evitar para não ter problemas

Dentro da manutenção preventiva de seu carro, existem alguns erros que não podem ser cometidos, pois diminuem a vida útil das peças.

Além disso, fazem com que todo o serviço de verificar e fazer a manutenção do seu veículo tenham sido em vão.

Um exemplo clássico de erro é utilizar óleo vencido.

Outro é deixar de lado o manual do proprietário e fazer a manutenção sem levá-lo em consideração, como colocar um óleo inapropriado para o seu motor, demorar demais para fazer a troca, e assim por diante.

Não se esqueça de fazer as trocas de óleo, filtro de ar, filtro de combustível e não ignore a manutenção dos freios do carro.

Nunca ignore, também, as condições dos pneus do seu veículo.

Não estar atento aos sintomas de combustível, ignorar as luzes do painel e esquecer de verificar o limpador de para-brisa podem gerar diversos problemas para seu carro e para você.

Na dúvida, procure um bom mecânico e confie a ele a manutenção preventiva do seu veículo.

Quer uma dica para escolher o local certo para fazer a manutenção do carro?

Então, leia a seção a seguir.

Onde Fazer a Manutenção Preventiva do seu Veículo

manutencao preventiva onde fazer
Existem lugares seguros e indicados para fazer a manutenção preventiva do seu carro

A verificação dos itens mais básicos pode ser feita na sua própria garagem.

Em casos mais complexos, geralmente relacionados ao motor e à transmissão, a verificação deve ser feita em oficinas especializadas, assim como a troca e o conserto das peças.

Não adianta fazer gambiarra em casa: os serviços especializados de manutenção e conserto é que vão deixar seu carro em perfeitas condições para rodar diariamente ou viajar.

E lembre-se: faça a revisão do seu veículo conforme manda o manual do proprietário.

No mínimo, invista na manutenção preventiva a cada dez mil quilômetros ou seis meses.

 

Conclusão

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Siga o checklist do Doutor Multas para manter seu veículo em dia

Neste artigo, você aprendeu sobre a importância de fazer a manutenção preventiva.

Para isso, conferiu 19 dicas excelentes de manutenção preventiva para que seu veículo não o deixe na mão quando você mais precisar.

Vale destacar que, para revisões mais simples, a realização pode ser feita em casa.

Já para questões mais complexas, é preciso levar seu carro a um mecânico da sua confiança. Afinal, estão em jogo o bom funcionamento do veículo, a economia de combustível, a sua segurança e as multas, é claro.

Se você for multado devido a algum problema no seu veículo, pode e deve entrar com recurso.

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Deixe seu comentário e tire qualquer dúvida que tenha permanecido sobre a manutenção preventiva de veículos.

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