sábado, 21 de março de 2020

Entenda como entrar para polícia federal

Saiba como é o processo para ingressar na Polícia Federal e veja quais cursos de graduação são exigidos pelo concurso.

As carreiras da Polícia Federal (PF) estão entre as mais cobiçadas do Brasil, pois oferecem altos salários e estabilidade na função. 

Os policiais federais investigam infrações e crimes cometidos contra os interesses da União e empresas públicas federais. 

Também são responsáveis por atividades de fiscalização de fronteiras, emissão de passaportes, combate ao contrabando e ao terrorismo, repressão ao tráfico de drogas e combate a crimes cibernéticos e pedofilia.

Quem deseja entrar para a Polícia Federal deve prestar concurso público, geralmente bem concorrido. 

Conheça os principais requisitos do processo seletivo:

  • Idade mínima de 18 anos.
  • Nacionalidade brasileira ou portuguesa.
  • Aptidão física e mental.
  • Boa conduta social.
  • Obrigações eleitorais em dia.
  • Nível de escolaridade compatível com o cargo disputado, que pode ser da carreira policial – que exige diploma de nível superior – ou da carreira administrativa.
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em categoria B (no mínimo), para candidatos à carreira policial.

Quer saber mais sobre como ingressar na PF? Confira abaixo!

Qual é a formação exigida pelo concurso da Polícia Federal?

A exigência de nível de escolaridade depende do cargo a que você concorre, mas todas as posições da carreira policial da PF exigem diploma de graduação (ensino superior).

Algumas delas especificam o curso em que é preciso ter formação. Outras aceitam diploma de qualquer área. Veja qual é a exigência de formação para cada cargo:

Cargos da PF que aceitam diploma de nível superior em qualquer área:

Escrivão – cuida de formalidades processuais e dá apoio em procedimentos de investigação.

Agente – executa investigações e operações policiais.

Papiloscopista – colhe impressões digitais para fins de identificação civil e criminal.

Cargos da PF que especificam a área de formação superior:

Delegado – instaura e preside procedimentos de investigação. Exige diploma de Direito.

Perito criminal – faz perícias e coleta dados e informações para investigação. De acordo com a área de atuação, exige uma das seguintes formações superiores:

É possível trabalhar na PF sem diploma de graduação?

Sim. Os concursos da Polícia Federal também selecionam profissionais para cargos administrativos que não exigem diploma de ensino superior, mas apenas o certificado de ensino médio.

Nesse caso, o cargo é de agente administrativo, com rendimentos menores dos que os oferecidos para funções que exigem ensino superior. Enquanto o salário de um funcionário administrativo de nível médio é de no máximo R$ 4.710, os agentes policiais em início de carreira, por exemplo, recebem R$ 12.440.

Como é o concurso da Polícia Federal?

Os concursos da PF costumam ter várias fases:

  1. Prova objetiva (questões de múltipla escolha) e discursiva (redação).
  2. Teste de aptidão física.
  3. Avaliação médica.
  4. Avaliação psicológica.
  5. Investigação social (avaliação de antecedentes e da conduta social de cada candidato).

Quem é aprovado nessas etapas é convocado para participar de um curso de formação, de caráter eliminatório. A formação dura cerca de 5 meses, com aulas e treinamento em período integral.

Outro detalhe: dependendo do cargo, podem ser realizadas provas específicas. Quem concorre a uma vaga de escrivão, por exemplo, precisa fazer uma prova prática de digitação.

Que faculdade fazer para trabalhar na Polícia Federal?

Para concorrer aos cargos da PF que exigem ensino superior sem especificar o curso (escrivão, agente e papiloscopista), os candidatos podem ter diploma em qualquer graduação, desde que ela seja reconhecida pelo MEC.

Isso significa que, mesmo quem fez uma graduação de curta duração – cursos de grau tecnológico, que duram 2 ou 3 anos – pode concorrer.

Aliás, veja algumas opções de curso para quem deseja trabalhar no setor público ou com atividades de segurança:

Mas vale reforçar: quando a exigência é de ensino superior sem especificar o curso ou a área de formação, vale qualquer graduação Arquitetura, Jornalismo, Geografia, Matemática etc.

Como escolher onde estudar?

Assim como o concurso da Polícia Federal, todos os processos seletivos do setor público que pedem nível superior exigem que o diploma tenha sido emitido por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Portanto, muita atenção ao escolher onde fazer sua faculdade: procure uma instituição confiável e que cumpra todos os requisitos de avaliação e credenciamento do MEC. A fonte oficial para pesquisar quais instituições e cursos têm registro é o portal e-MEC, mantido pelo governo.

Que tal algumas sugestões? Abaixo, listamos universidades particulares que cumprem todos os requisitos do MEC, oferecem vários dos cursos de graduação que citamos aqui e têm programas de bolsas de estudos. Interessou? Clique para navegar pelos sites e saber mais:

Boa pesquisa e bons estudos!

Leia mais:

Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Polícia Civil: conheça a profissão e o mercado de trabalho

Você quer prestar o concurso da Polícia Federal? Que faculdade planeja fazer? Deixe um comentário contando para a gente!

Compartilhar

Entenda como entrar para polícia federal Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário