sexta-feira, 27 de março de 2020

Como montar uma loja online em 5 passos

O e-commerce tem sido a escolha principal dos empreendedores brasileiros. Em crescimento, este mercado parece ser o mais apelativo para os investidores digitais e atingiu valores surpreendentes no ano 2019. Venha saber como montar uma loja online em 5 passos.

A economia internacional e no Brasil tem apresentado momentos bem complexos para os trabalhadores. Situações de desemprego ou de salários precários são bastante comuns, apesar do crescimento econômico, e têm motivado milhões de pessoas a procurar novas alternativas.
Nas últimas três décadas, a evolução das novas tecnologias veio criar um espaço renovado de oportunidades online, que interessou a quem, nestas circunstâncias, procurava uma forma de ganhar algum dinheiro extra ou de trabalhar a partir de sua casa.

loja virtual

Evidentemente, esta procura pelo trabalho online motivou o aparecimento de inúmeros tipos de emprego. Ainda assim, a escolha principal do povo brasileiro são as lojas virtuais.
O e-commerce no Brasil teve, segundo a Paypal, um crescimento de 37,5% em 2019, o que demonstra bem a forma como os brasileiros optam por esta forma de trabalho.
Iniciar a criação de uma loja online e fazer a sua gestão, no entanto, não é tão simples como pode, à partida, parecer. Esse processo exige criatividade e motivação, bem como disciplina e muito, muito trabalho.
Para que consiga ter uma loja online de sucesso, terá de se preocupar com a sua gestão logística, com a sua identidade e com a sua comunicação. A análise do público e da concorrência, bem como a criação de uma estratégia de preços será fundamental.
Assim, vale a pena conhecer alguns dos passos que deve dar no momento de criar a empresa digital, para garantir que consegue ter uma loja online de sucesso.

Passo 1: Pense na loja que quer abrir

Ter escolhido o e-commerce para desenvolver a sua atividade online já foi um passo importante mas, ainda assim, antes de iniciar o processo, é fundamental que pense também qual é o tipo de loja que quer abrir.
Abrir uma loja de roupa online, de cosméticos, de gastronomia ou de aparelhos eletrónicos implicará estratégias distintas. Com a opção do setor específico, estará também capacitado para compreender melhor quem vai ser o seu público e quais as empresas que já ocupam esse mercado. A definição de uma estratégia para a construção da marca depende grandemente do tipo de loja que vai decidir abrir.

Passo 2: Analise a concorrência

Em todos os setores online encontrará sempre uma dificuldade: a saturação do mercado. Exceptuando os nichos – que começam, gradualmente, também a ficar mais povoados – todos os setores digitais contam com várias empresas que, tal como a sua, desejam obter o êxito.
Deve analisar cautelosamente os seus concorrentes: quem são? O que vendem? Que estratégias utilizam? Quais as suas promoções e preços? Como estruturam os seus sites?
Estas e muitas outras questões podem ajudá-lo a compreender como pode aplicar estratégias positivas para o seu negócio.

Passo 3: Conheça novas formas de financiamento

Caso necessite de um financiamento inicial para abrir a sua loja online, este é um ponto a pensar antes de iniciar o percurso.
Hoje em dia, além dos convencionais créditos, existem vários apoios locais e estatais para empreendedores. Além disso, a própria Internet tem motivado alguns tipos de financiamento, através de estratégias de angariação de fundos coletivos, como o crowdfunding.
Saber exatamente qual o financiamento de que necessita para lançar a sua loja online e como pode obtê-lo será um passo fundamental para que possa iniciar o seu percurso da melhor forma.
Lembre-se ainda de que alguns métodos atualmente reconhecidos, como o Dropshipping, podem ajudá-lo com a gestão logística, evitando os problemas de stock e armazenamento de produtos e reduzindo substancialmente o investimento inicial.

Passo 4: Adote estratégias para cativar clientes

A promoção e a comunicação são passos fundamentais para qualquer loja online nos nossos dias. Assim, no caminho para o sucesso de uma nova empresa, é essencial que adote estratégias para cativar os clientes.
Manter-se atento às suas necessidades e às tendências, gerar anúncios relacionados com estas ou fazer promoções e concursos podem ser bons caminhos para motivar o interesse dos potenciais clientes na ação da sua empresa.

Passo 5: Crie um espaço nas redes sociais

Segundo o estudo da Paypal, a maioria das empresas online conta também com espaços nas redes sociais. Isto não acontece por acaso!
As redes sociais são, hoje, um dos espaços mais importantes de interação interpessoal e, portanto, também da interação das empresas com os consumidores.
Aproveite todas as vantagens que este tipo de rede pode trazer-lhe e explore as melhores formas de comunicar, através destas, com o seu público-alvo.
Recorde ainda que, em espaços como o Facebook ou o Instagram, a colocação de anúncios ou de publicações patrocinadas pode também ser uma boa ajuda para levar mais longe o nome e imagem da sua loja online.

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