quinta-feira, 26 de março de 2020

Desafios para a odontologia convencional

Hoje, a ideia é voltar aos princípios básicos, pois, para que os pacientes se tornem “fãs” a longo prazo, é essencial ter um conceito coerente e bem estruturado de clínica. Um conceito como esse não é apenas aconselhável para grandes cadeias, mas deve ser um elemento constante em qualquer clínica e deve ser revisto periodicamente.

Quem sou? Onde eu quero ir com a minha clínica a curto, médio e longo prazo? Qual é o meu grupo-alvo de pacientes em termos de idade e poder de compra? Que impressão eu quero dar? Quais serviços devo consolidar?

Essa série de perguntas poderia continuar, uma vez que o confronto objetivo entre a situação atual e a desejada da clínica é um processo que deve ser repetido periodicamente. Normalmente, aplicamos a regra geral de que, como proprietários das clínicas, não podemos cometer muitos erros, desde que sigamos uma abordagem básica e a atividade da clínica não seja arbitrária nem sofra desempenho excessivo.

Principais componentes do posicionamento

Você pensaria que, por exemplo, em uma cidade como Lisboa, uma clínica odontológica especializada exclusivamente em odontologia estética pode ter tanto sucesso quanto uma clínica com uma oferta universal? Bem, esse parece ser o caso, pois, juntamente com a habilidade profissional, os fatores principais são autenticidade e personalidade. Você pode demonstrar essas duas qualidades em cada caso, comunicando aos seus pacientes que é especialista em facetas e próteses e, portanto, não oferece serviços como implantes dentários.

Aqui é importante que, de uma perspectiva conceitual, você se concentre em suas competências pessoais principais e, é claro, observe atentamente sua concorrência. O que meus colegas estão oferecendo? O que posso fazer melhor? Quais serviços devem se comunicar com mais força? Existe algum nicho de mercado que eu possa explorar?

Considerando a rápida transformação da odontologia, a exploração de nichos nas disciplinas é uma abordagem que pode dar bons resultados, e é por isso que as clínicas de pequenas cidades com uma abordagem puramente estética são sustentáveis.

Um conselho: preste atenção às análises de portais médicos também ao analisar sua concorrência. Neles, você poderá identificar as primeiras tendências, como o que funciona bem, o que não funciona e quais aspectos são mais valorizados pelos pacientes de seus colegas. Analisar a perspectiva do paciente pode ser útil.

Desafios para a odontologia convencional

Especialmente nas clínicas odontológicas com ampla oferta, deve haver um conceito básico, pois é justamente com a orientação generalista que há um risco maior de que o paciente não entenda claramente qual é a orientação da clínica.

Se eu vou oferecer serviços odontológicos de primeira linha, isso deve se refletir no preço, o que, por sua vez, significa que meus clientes desejam e podem pagar serviços odontológicos de qualidade. Se minha clínica estiver localizada em uma área movimentada, também posso ter clientes passando e procurando atendimento imediato.

Um problema pode surgir se eu anunciar no meu site que tenho um laboratório e meu próprio técnico em odontologia e, pelo contrário, tenho um dispositivo CEREC brilhante na clínica.

No entanto, dependendo das particularidades locais, pode fazer sentido oferecer as duas variantes como alternativas de tratamento para um público mais amplo e de acordo com cada orçamento.

Dois elementos essenciais: conceito e comunicação

Se você já definiu e formulou o conceito de sua clínica, agora é a hora de focar na comunicação. Para isso, o valor agregado e as características exclusivas que compõem os tratamentos oferecidos devem ser destacados acima de tudo.

Certamente, é normal para você, por exemplo, trabalhar com métodos minimamente invasivos e proteger as substâncias dos dentes, mas isso não é para os pacientes, avise-nos! Se você sempre trata os pacientes individualmente e evita trabalhar mecanicamente ou rotineiramente, informe-os!

Se você usar lupas para todos os tratamentos que você faz, informe seus pacientes que você está aplicando esse padrão de qualidade. Certamente você pode relatar muitas outras coisas. Desenvolva de maneira estruturada com sua equipe o que constitui o valor agregado de sua clínica e comunique-o. Mostre que é transparente.

Como você verá, desenvolver um conceito claro não é uma tarefa fácil. Você tem que dar uma abordagem pessoal. O importante é tornar esse conceito conhecido pelo grupo-alvo. Consequentemente, um conceito de clínica também é um elemento central de qualquer forma de marketing e comunicação clínica com os pacientes.

 

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