quarta-feira, 25 de março de 2020

Nakata lista itens importantes para verificar na revisão de motocicletas

Nakata moto

A checagem periódica em motos deve inclui motor, câmbio, suspensão, relação, freios e pneus

 

Assim como acontece com os automóveis, as motocicletas devem estar com as revisões em dia para garantir performance e segurança na pilotagem. A manutenção preventiva, além de reduzir os custos, garante o bom funcionamento dos diversos componentes da moto.

“A recomendação é ficar atento às revisões periódicas e analisar todos os sistemas da motocicleta desde motor e câmbio até os pneus”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Motor e câmbio

A limpeza é fundamental nesses sistemas, pois facilita observar vazamentos de óleo ou combustível. “Cuidado para não danificar componentes. É possível fazer a higienização sem água, utilizando produtos específicos em spray ou, se preferir, utilizando apenas água e sabão neutro”, orienta Silva. Devem ser verificados as condições do cabo, cachimbo, vela e filtros, bem como nível e prazo do óleo lubrificante.

Suspensão

Nesse caso, é importante procurar indícios de desgaste nos amortecedores traseiros, como vazamentos ou buchas danificadas, além de avaliar se há ruídos ou folgas. O nível de fluido hidráulico das bengalas e os retentores também devem ser verificados.

Nas motocicletas com conjunto de pinhão, coroa e corrente, é necessário ter atenção com limpeza e lubrificação além de conferir e ajustar a tensão da corrente. Já nas motocicletas com eixo cardan, além de observar o nível do lubrificante, deve-se verificar se há vazamentos.

Não se deve esquecer de checar cabos de acelerador, embreagem, freios e velocímetro para identificar se há algum desgaste. Na dúvida, troque preventivamente.

Freios

Em motos que possuem frenagem a disco, a recomendação é avaliar as pastilhas e discos quanto à espessura mínima. Já em motos com tambor, é aconselhável fazer revisões periódicas para verificar a alavanca de acionamento quanto à regulagem.

Além disso, a cada 15 mil quilômetros ou anualmente, é aconselhável realizar uma inspeção interna dos componentes e o desgaste de lonas. Caso o acionamento seja hidráulico, veja também o nível do fluído e se há vazamentos.

A parte de iluminação e bateria não devem ser esquecidas na hora da revisão, bem como o desgaste das bandas de rodagem dos pneus e outros defeitos.

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