sábado, 21 de março de 2020

Conheça as melhores faculdades particulares de Campinas

Está em Campinas e quer entrar em uma boa faculdade? Então vem com a gente que te mostraremos ótimas opções nesta região!

Realizar uma graduação em uma boa faculdade evita muitos transtornos para o estudante durante todo o curso. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) avalia todas as instituições de ensino superior do país e divulga as suas notas, para que o aluno possa escolher a que mais o agrada.

Se você está em Campinas conheça agora as melhores faculdades particulares desta região!

Melhores faculdades particulares de Campinas 

Para uma faculdade ser considerada boa são levados em consideração os aspectos pedagógicos e físicos da instituição.

Em Campinas existem diversas instituições de ensino particular, avaliadas todos os anos pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja uma lista de faculdades particulares consideradas boas em Campinas: 

Como escolher uma boa faculdade 

O MEC utiliza o IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) para avaliar cada uma das universidades do país. 

O IGC usa uma escala de nota que vai de 1 a 5 em suas avaliações. Desta forma, quanto maior a pontuação, melhor é a faculdade. 

Notas 1 e 2 são consideradas insuficientes, já a nota 3 é dada a faculdades que atendem plenamente às exigências do MEC. Notas 4 e 5 significam que a faculdade atende e supera as expectativas, sendo geralmente atribuídas a faculdades com nível de excelência.

Essa avaliação ocorre todos os anos, e a divulgação é realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), ligado diretamente ao MEC.

Ao atribuir nota a uma instituição são considerados os seguintes pontos: 

  • A avaliação do desempenho dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).
  • A distribuição dos estudantes em graduação e pós-graduação.
  • A análise da qualidade de todos os cursos que a faculdade oferece nos últimos 3 anos.

As faculdades “reprovadas” podem sofrer algumas punições, como não poder construir novos campi, abrir novos cursos, aumentar o número de vagas ou até mesmo ter uma redução e vestibulares suspensos. 

Como saber a nota do Mec

Para ver o IGC de uma faculdade, basta acessar o site emec.mec.gov.br, selecionar “Instituição de Ensino Superior” e “IGC” no campo índice, completando com os dados da faculdade escolhida. 

Formas de ingressar em uma boa faculdade particular em Campinas 

Existem diversas formas de ingressar em uma boa faculdade particular em Campinas. Confira:

Vestibular tradicional ou agendado

Essa é a forma mais comum de ingressar em uma faculdade. O estudante se inscreve para realizar uma prova diretamente na instituição e aguarda cerca de 5 dias para saber se foi contemplado a uma vaga no curso desejado. 

ProUni 

Outra forma de ingressar em uma faculdade é pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Para você participar é preciso ter realizado o último Enem, obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação, acompanhar o período de inscrição no site e, caso seja contemplado, será necessário comprovar renda, de acordo com o tipo de bolsa escolhida. 

No ProUni o processo seletivo é mais concorrido, por isso o estudante precisa ter tido um bom desempenho no Enem para conseguir ser beneficiado com uma vaga. 

Fies 

Com o Fies você também ingressa em uma faculdade particular, mas precisa ter realizado o último Enem, obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

O Fies financia toda a sua graduação e você só paga após se formar, porém também é necessário comprovar renda de acordo com o tipo de financiamento escolhido.

Ingresso direto pelo Enem 

Uma forma mais rápida e facilitada de ingressar em uma faculdade particular é por meio do ingresso direto pelo Enem. Com ele o estudante não precisa realizar nenhum vestibular nem outro processo seletivo, pois sua nota do Enem servirá para ingressar na instituição.

No ingresso direto é aceita a nota de qualquer uma das edições do Enem, desde 2010. Não é preciso ter obtido nota mínima, e o estudante pode se inscrever em qualquer época do ano. 

A maioria das instituições que oferecem essa forma de ingresso dispõe também de bolsas de estudo, descontos e financiamentos próprios para os novos alunos.

Onde estudar em Campinas pagando menos 

Existem diversas faculdades em Campinas e algumas podem ter mensalidades mais em conta, mas antes de se matricular verifique se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois só assim poderá emitir diplomas válidos.

Fizemos uma lista com algumas faculdades que possuem mensalidades baixíssimas,  bolsas de estudo próprias, descontos e financiamentos sem burocracia, diretamente com a instituição: 

Veja mais:

Saiba tudo sobre a licenciatura em Letras 

Descubra como entrar no ProUni com a nota do Enem  

Já sabe em qual faculdade vai estudar em Campinas? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar

Conheça as melhores faculdades particulares de Campinas Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário