segunda-feira, 23 de março de 2020

7 Dicas incríveis para alavancar a sua carreira

Descubra como potencializar seu currículo com 7 dicas incríveis para se tornar mais preparado, produtivo e capacitado para o mercado.

Você se sente plenamente preparado(a) para lutar por uma vaga no mercado de trabalho? Acredita que sua formação, superior ou não, te deu a base necessária para conquistar aquela vaga dos sonhos, ou, no caso de já estar contratado, para escalar e evoluir na sua carreira?

Se a sua resposta foi não, saiba que é natural sentir esse despreparo diante a um mercado de trabalho tão competitivo e em constante atualização como o de hoje em dia. Além disso, sabemos que preparar um cidadão para o mercado de trabalho está longe de ser uma grande preocupação do modelo de ensino atual.

Mas calma aí, meu amigo leitor! Ainda existem muitos meios de se tornar mais competitivo e conquistar diferenciais que garantirão a você um futuro muito mais próspero e promissor.

Para entender quais são os meios pelos quais você pode e deve fazer isso, papel e caneta em mãos e se prepare para as 7 dicas mais incríveis para alavancar a sua carreira.

1. Descubra o seu propósito!

Se você deseja atingir qualquer grande objetivo, uma coisa é certa, levará tempo. A menos que você ganhe na loteria, nenhuma grande conquista virá da noite para o dia. Tendo isso em vista, deve-se pensar, como funciona o processo de motivação do ser humano?

Em geral, temos uma ideia e ficamos tão empolgados com o possível resultado dela, que começamos a executá-la com motivação total! Em alguns dias, vendo a distância ainda existente entre o ponto atual e o objetivo final, a motivação se esvai e o processo só continua se a disciplina permanecer.

Para despertar essa disciplina, existem algumas ferramentas que irão te ajudar muito!

Entre elas, podemos citar a prática de anotar seus objetivos no papel e dividi-los em metas menores, tornando suas conquistas mais recorrentes e sempre se recompensando por elas.

Para definir a sua meta, é usual utilizar o Método SMART. Esse método é uma sigla constituída pelas iniciais do que uma meta deve ser: Specific (específica); Measurable (mensurável); Achievable (atingível); Relevant (relevante); e Time based (ter prazo definido).

2. Capacite-se!

Como dito na introdução, uma grande deficiência do ensino atual é a falta de preparação dada ao aluno para enfrentar a vida real, o mercado de trabalho e até mesmo o relacionamento com o dinheiro e investimentos.

Para suprir tal deficiência, é seu dever e depende exclusivamente de você, buscar capacitação e preencher essas lacunas.

Para qualquer área de atuação, é muito importante contar com soft skills, e dentre elas, podemos citar como uma das mais importantes, a habilidade de se expressar corretamente da maneira desejada. Isso envolve comunicação verbal, não verbal, intermitente e assertiva.

O curso Oratória e Técnicas de Apresentação tem muito a contribuir para desenvolver a sua comunicação. Nele você descobrirá como passar sua mensagem de maneira clara e assertiva para diferentes tipos de público.

Porém, é necessário também desenvolver as suas habilidades técnicas. Nesse quesito, o domínio de softwares tão poderosos e utilizados como o Microsoft Excel e o Power BI se faz essencial.

Para alcançar o domínio completo das duas ferramentas, você pode contar com o Clube do Excel: o acesso completo aos cursos de Excel do básico ao avançado, VBA Aplicado a Negócios, Power BI e Especialista em Dashboards de Gestão.

A última recomendação de capacitação, consiste em buscar para o seu currículo o que as empresas mais buscam para elas: a habilidade de gerar lucro! E para obter tal habilidade a metodologia Lean Seis Sigma é, sem dúvidas, a mais indicada e valorizada no mercado.

O curso completo e gratuito Formação White Belt em Lean Seis Sigma é o ideal para iniciar a sua jornada na metodologia e nele você vai aprender como funciona a aplicação prática de um processo de melhoria contínua.

Todos esses cursos você encontra na plataforma do Grupo Voitto.

3. Tenha Atitude!

De nada adianta definir bem o seu propósito, criar a sua Sprint, separando seu objetivo em metas menores mas, no momento de atacar o seu plano de ação, começar a planejar outro objetivo.

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas colocam um foco tão grande no momento do aprendizado e planejamento que acabam se esquecendo, ou não priorizando, o que realmente vai trazer sucesso aos seus objetivos: a execução.

Para esse efeito é utilizado o termo “obesidade mental”. O conceito consiste na busca e retenção de grande quantidade de informação e na falta de aplicação da mesma.

Evite essa prática e tenha sempre em mente que somente a execução transforma o sonho em realidade!

Outra prática aconselhável é realizar um tipo de estratégia ágil nas suas sprints pessoais. Assim você terá um bom planejamento para cada meta (Sprint Backlog), fará o acompanhamento da sua execução (Daily Scrum), detectando possíveis atrasos ou falhas, e ainda, revisando uma sprint para melhorar a seguinte.

4. Use bem o seu tempo livre

É de conhecimento geral que as pessoas que conquistam sucesso nas mais diferentes áreas, o fazem utilizando o seu tempo livre de maneira altamente produtiva.

Mas como fazer isso? Será mesmo que para subir na vida e alçar voos altos na carreira, é necessário usar todo o seu tempo acordado em estudos e trabalhos cansativos?

A resposta obviamente é não!

As pessoas ditas anteriormente, utilizam o seu tempo dessa forma porque, para elas isso não é cansativo. “E por que não?” você deve estar se perguntando. Isso ocorre porque elas realizaram com excelência a dica número um.

Definindo um propósito condizente com a sua aptidão, realizá-lo e estudar para a sua execução não será tão cansativo e sim prazeroso. Principalmente levando em conta a facilidade de aprender todo tipo de conteúdo atualmente.

No próprio Youtube é possível encontrar muito material gratuito, devendo se atentar apenas para a qualidade e confiabilidade dos conteúdos.

E se você deseja ter essa garantia de qualidade e confiabilidade no momento do seu aprendizado, em uma plataforma didática e interativa com consultores renomados, você encontra tudo isso com um conteúdo muito engrandecedor nas plataformas do Grupo Voitto.

5. Estude outros idiomas!

Na atualidade, as novas tecnologias e a globalização vêm conectando pessoas, disseminando e misturando culturas ao redor de todo mundo.

Nesse contexto, o contato com outras línguas é cada vez mais recorrente e um ponto em comum surge dessas interações: o inglês.

Existem mais de 60 países onde o inglês é o idioma oficial e o fato de ser a língua materna dos EUA, a grande potência mundial, ajudou muito a torná-lo o idioma comum, utilizado em grande parte das interações entre pessoas dos mais diversos lugares.

Existem muitas empresas que realizam, inclusive, processos seletivos em inglês, e para prepará-lo para este momento tão decisivo da sua carreira, recomendamos o artigo “Entrevista de emprego em inglês: como se preparar”.

6. Fomente o seu Network

O Network é uma rede de contatos que pode de alguma maneira trazer benefícios para sua carreira ou, se for o caso, para o seu negócio.

Trata-se de grupos de pessoas com que você mantém contato com devida regularidade e fomenta um relacionamento de onde se pode obter valor de maneira mútua.

Dentre as possíveis vantagens trazidas por um bom Network, podemos citar:

  • Boas indicações para contratações;
  • Boas indicações de negócios;
  • Maior número de clientes;
  • Marketing gratuito da sua marca;
  • Aumento da sua credibilidade e confiabilidade; e
  • Aumento da sua influência e autoridade na sua área.

7. Aceite todo tipo de feedback

O feedback é uma avaliação crítica, boa ou ruim, dada a você grande parte das vezes por seus superiores, porém podendo vir também de colegas de trabalho, colaboradores e clientes.

O fato é que, independente da fonte dessa resposta aos seus serviços, você deve saber encará-la de maneira positiva.

Um feedback positivo é sempre motivo de alegria, é a confirmação de ter realizado um trabalho bem feito.

Porém um feedback negativo, geralmente mais duro de se ouvir, deve ser tão considerado quanto o primeiro. A maneira correta de recebê-lo é aceitá-lo e refletir sobre como melhorar o erro apontado.

Caso haja ainda muita dificuldade de melhorar nesse aspecto, deve-se conversar com a pessoa que forneceu o feedback para buscar um acordo que atenda as necessidades de ambos os lados.

Você está no caminho certo!

O fato de estar lendo este artigo já demonstra o seu interesse pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional. Esse interesse é o primeiro passo para conquistar sucesso em qualquer objetivo e ele te guiará para os passos seguintes.

Tenha em mente que cabe exclusivamente a você, pensar diferente, buscar bons resultados e correr atrás de seus sonhos, mas também que, existem pessoas que já percorreram caminhos semelhantes e podem te ajudar a tomar decisões mais assertivas ditando o “caminho das pedras”.

Busque por mentores que possam acelerar o seu conhecimento. Como escreveu Isaac Newton em 1675: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”. Cabe a você, buscar os gigantes da sua área de interesse e ainda, usar um binóculo se preciso for para enxergar mais longe que os demais.

O Grupo Voitto, é um gigante quando o assunto é gestão empresarial e desenvolvimento humano. Conte com cursos ministrados pelos melhores consultores do mercado e faça das nossas plataformas o seu binóculo para enxergar o quão longe desejar!

O post 7 Dicas incríveis para alavancar a sua carreira apareceu primeiro em Indústria Hoje.


7 Dicas incríveis para alavancar a sua carreira Publicado primeiro em https://www.industriahoje.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário