segunda-feira, 9 de março de 2020

Nakata orienta como detectar problemas no sistema de suspensão

Nakata suspensão

Empresa explica como fazer a inspeção dos diferentes componentes que formam o sistema de suspensão

 

O sistema de suspensão é essencial para o conforto e a segurança do veículo. Ele influencia, por exemplo, na estabilidade e dirigibilidade, sendo composto por diversos componentes como amortecedores, kit de amortecedor, molas, bandejas, pivôs e bieletas. A empresa alerta que é importante inspecionar todos os itens e ficar atento a falhas como redução da estabilidade do carro em curvas, aumento da distância de frenagem e oscilação excessiva das rodas, que podem apontar desgaste dos amortecedores.

“Um dos principais componentes é o amortecedor, embora não seja uma peça de funcionamento isolado, atua em conjunto com as outras que também são importantes para o bom desempenho de todo o sistema”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. “É preciso ficar atento, pois o desgaste de uma peça acaba se estendendo às outras, que são afetadas pela sobrecarga de um conjunto trabalhando em desequilíbrio.”

Composto por batente, coifa e coxim, o kit de amortecedor deve ser revisado periodicamente. Silva explica que, se a coifa estiver rasgada, haverá contaminação dos componentes internos com resíduos, o que resulta em atrito no conjunto, reduzindo a sua durabilidade.

Já as molas devem passar por uma inspeção visual bem detalhada e, apresentando trincas, devem ser substituídas. No caso das bandejas ou braços oscilantes, que asseguram alinhamento das rodas e deslocamento do veículo, a inspeção deve buscar folgas, rasgos e demais danos às buchas, que são ligadas a esse componente.

Articulações importantes para a conexão da carroceria do veículo com as peças móveis do sistema da suspensão, os pivôs também merecem atenção na hora do diagnóstico. “É preciso analisar as coifas protetoras, que cobrem as pistas de trabalho da peça, responsáveis pelos deslocamentos de rotação e pêndulo na articulação. Não devem ter rasgos, pois com os pinos expostos, a articulação passa a ser preenchida de impurezas, que contaminam a graxa, provocam o atrito e desgastam a peça”, completa o especialista da Nakata.

Outra peça que garante também estabilidade é a bieleta. “Quando está gasta, apresenta ruídos no teste de rodagem, que poderão ser confirmados ao examinar as coifas desses componentes, que demonstrarão rasgos, furos ou folgas”, conclui.

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